Despesismo de Estado
Assistimos à depauperação, sem nunca antes visto, dos parcos recursos do Estado. A façanha começou com a “inutilização” de toda uma frota luxuosa de carros protocolares da Presidência da República, que vinham sendo usados por Chissano.
Seguiu-se às romarias da primeira dama, com pompas de raínha, pelo país inteiro (distrito por distrito), à custa dos meus e teus impostos, mas sem nenhuma nossa autorização .
Quando por causa da crise (e mesmo antes dela) todo o mundo fala em “contenção financeira, austeridade e cortes nas despesas”, Guebuza e seus sequazes nadam em piscinas de altos salários, regalias e mordomias sem fim. Nenhuma palavra é mencionada nesse sentido, sabendo-se que 80% do nosso orçamento é despendido à nível do Governo Central.
Outro aspecto de que nada se tem falado, são os milhões que se alega estar a despender com os Serviços de Segurança do Estado, quando o recrudescimento do crime violento e organizado vem refutar qualquer hipótetico investimento nesta área! Nem meras “manifestações populares” conseguem ser detectadas…….
Evocando “segredo de Estado”, esses valores não são auditados e não há dúvidas que têm estado a ser drenados para actividades inconfessáveis de fórum partidário e outros fins alheios ao interesse colectivo da Nação. Não é pedir muito à Assembleia da República que audite e fiscalize esta despesa específica do Orçamento. Mesmo a própria Rússia acabou de revelar os salários que paga aos seus agentes secretos…..
Como cereja no topo do bolo, 6 helicópteros para viagens tão ridículas, como Maputo-Boane ou Maputo-Marracuene, que não distam mais de 20 Kms. Quando se pergunta “o porquê de tanto esbanjamento”, o arrogante tem a coragem de dizer que “precisa de gastar, para trabalhar”!!
"Qual trabalho", perguntamos nós???
2 comentários:
Quando penso na audácia com que este governo da Frelimo trata os cidadãos que votaram neles e permitiram que gozem de todas as mordomias e regalias a que têm e não têm direito, fico revoltada, tenho vontade de vomitar, dá-se-me a volta ao estômago. A tudo isto apelido de ABUSO de poder e de autoridade.
Governos considerados de países desenvolvidos não ostentam ou esbanjam como o nosso.
Sabe, estou farta de ver o sofrimento do meu povo, sem nada poder fazer para mudar as coisas.
Resta-me a esperança de que nada é eterno e o pensamento cristão de que "quem semeia, colhe".
Que Deus abençoe Moçambique e o seu Povo.
Este governo é de sangue-sugas, de exploradores e de violadores dos direitos básicos do ser humano.
Maria Helena
Urge que seja tomada uma medida pelo Povo mocambicano.
Este Governo, esta' provado, nao tem capacidade para fazer desenvolver esta terra.
O distanciamento para com o povo, nao e' de admirar, se tomarmos em conta que o Conselho de Ministros nao faz outra coisa, senao distribuir "negocios do Estado" para a sua cupula predadora!
O povo nao tem outra hipotese, senao "rebentar" e "explodir", com consequencias que temos estado a observar.
Agora, este mesmo povo, tem que acordar para a "manipulacao" que tem sofrido em todos os periodos eleitorais, muitas vezes ate' evocando ao TRIBALISMO, para dar uma sensacao que existe um "NOS" ou um "NOSSO".
Nessa altura, o discurso tende a ser: "Eles querem levar o que e' NOSSO"! "Querem levar o que NOS construimos".
O povo precisa de perceber que, para esta Frelimo, nunca existiu um "NOS" ou um "NOSSO". Essas palavras descrevem a sua cupula retrograda e analfabeta, seus sequazes e familias! Ponto final!
Que ninguem se esqueca disso........
Postar um comentário