Infraestruturas e Projectos de Extracção Mineira
No período entre este e o anterior mandato, várias são as obras e projectos com impacto acrescido para a economia, que vão sendo terminadas e/ou entram em actividade. Mas é preciso percebermos a natureza em que estes foram concebidos e os seus planos de gestão e utilização adoptados, mantendo sempre em foco, o retorno do investimento para o Estado e os benefícios imediatos ao cidadão, como critério de avaliação do desempenho do Governo e dos interesses que o movem.
Dentre vários, importa mencionar alguns destes empreendimentos e seus autores/planificadores:
- Reconversão de Cahora-Bassa: processo iniciado por Chissano.
- Construção da Ponte da Unidade (sobre o rio Zambeze): contratos de financiamento assinados por Chissano.
- Ponte da Unidade (sobre o rio
- Ponte de Guijá: Chissano
- Ponte de Lugela: Chissano
- Estrada Namacurra-Rio Ligonha: Chissano
- Estrada Montepuez-Ruaça (ligação entre Cabo Delgado e Niassa): projecto iniciado por Chissano, com a construção do troço Pemba-Montepuez
- Reabilitação da Linha de Sena: Chissano
- Areias pesadas de Moma: Chissano
- Carvão de Moatize: Chissano
Portanto, temos um elenco sentado à sombra da bananeira, pendurando-se de pára-quedas em obras alheias e a correr engravatado para a inauguração de empreendimentos que não concebeu, não envisionou, nem construiu. Por si sós, nada conseguem planificar, para impulsionar o desenvolvimento deste país! “Impulsionar”, só mesmo os seus próprios bolsos!
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