23 fevereiro 2009

Desorganização e Irresponsabilidade do MCT é uma Vergonha Nacional!!

Há pouco mais de um ano, fiquei surpreso e considerei ter havido “injustiça” numa avaliação efectuada por um orgão de comunicação (penso ter sido o “Savana”) ao desempenho dos nossos ministros! A surpresa deveu-se à “cotação mediana” (com tendência a “baixa”) dada ao Ministro da Ciência e Tecnologia, quando somos “bombardeados”, com uma frequência quase que estonteante, com “iniciativas” de vária ordem, referentes tanto à transferência de tecnologias, implantação de indústrias inovadoras, promoção de investigação e pesquisa através de parcerias com outros governos e organismos internacionais, sem descurar a “oferta” de bolsas de estudo, mormente para o ensino superior, em universidades de várias partes do mundo, coisa que até um passado recente, circulava apenas debaixo de tapetes, em círculos restritos de uma elite previlegiada (não nos vamos aqui debruçar sobre “casos específicos”)!

Por essa e outras razões, achei na altura que a avaliação feita àquele Ministério e seu Ministro tivesse sido “enviesada”!

No entanto, elementos “novos” continuam a fazer-se à superfície e nos permitem refinar e actualizar a nossa percepção das coisas!

Conforme uma citação de Forest Whitaker (James Leonard Farmer, Jr.) no filme “The Great Debaters”: “Education is our only way out of darkness”, ou seja, “A Educacao é a nossa única alternativa para sairmos da escuridão” (leia-se pobreza, subdesenvolvimento, falta de alimentos, iliteração, cidadania adormecida, etc)!

Numa altura em que o nosso “Sistema de Educação”, está a atravessar um período difícil, desde as chamadas “passagens automáticas” no ensino primário, sem aquilo que se chama de “oversight” e sem garantia mínima que os conteúdos programáticos sejam alcançados, a correria para a “integração regional” sem olhar para a nossa realidade que culminou primeiro, com o desastre das “escolhas múltiplas e respectivas correcções automáticas” no ensino secundário e agora com a correria para se pôr os burros à frente da carroça e se avançar com a bastante infamosa “reforma curricular” do ensino superior, não haja dúvidas que estamos em presença de acções concertadas (conscientes ou não) conducentes à infalível implosão do nosso “sistema de educação”!

Conforme é sabido, o presidente José Inácio Lula da Silva, numa das suas “tournees” por África, prometeu investir e apoiar com seriedade os esforços educacionais e de pesquisa neste continente, através da concessão de bolsas de Mestrado e Doutoramento a serem realizados em Universidades Brasileiras! O primeiro lote de aproximadamente meia centena, das agora cognominadas “Bolsas Pró-Africa” e, apurado por “concurso público”, se deslocou àquele país no ano passado e está actualmente a realizar a sua Pós-Graduação!

Dando seguimento a esse processo, os resultados para os cursos a iniciar este ano deveriam ter sido publicados em meados de Dezembro do ano passado! Para mostrar que eu (e não o “Jornal Savana”) estava completamente equivocado em relação àquela avaliação anteriormente referida, o MCT publicou a lista dos seleccionados apenas nos finais da semana passada (mais de 2 meses depois da data inicialmente prevista), quando já passa uma semana do inicio das aulas na maioria das Universidades Brasileiras e atendendo que existe obrigatoriedade desses estudantes se apresentarem nas suas Faculdades não mais tarde que na primeira semana de Março, sob risco de lhes serem canceladas as vagas!! Estamos a falar de indivíduos que, independentemente do que estejam a fazer, têem que tomar decisões, em tempo recorde, que vão alterar as suas vidas nos próximos anos! Se alguém está empregado, tem uma semana para se entender com o seu empregador! Se alguém é “mukhuerista” com encomenda já feita, tem que se apressar a fazer a mercadoria transpôr a fronteira! Quem acabou de alugar um apartamento, tem que encontrar consenso com o seu locador e arranjar espaço para armazenar as suas bugigangas!! E a lista continua………..”You name it”!

Como “cereja no topo do bolo”, o indivíduo responsável no Ministério por esse dossier, que deveria neste momento auxiliar esses candidatos no extenso “desembaraço burocrático” que se segue, se encontra de férias e praticamente ninguém à altura fora indicado para o substituir!! Como neste país, nada nos aflige, nada nos alarma (e actualmente, o “Estado da Nação é bom”) e, para coroar todas essas “mazelas” com um sofisticado carimbo “Made in Mozambique”, os candidatos apurados são obrigados, e só agora informados, a pagar as suas respectivas passagens para aquele país da América Latina!! Estamos a falar da época mais concorrida do ano, “high season” das viagens àquele país, por causa do Carnaval e o nosso Governo, personificado na pessoa (passe a tautologia) do sr. Ministro da Ciência e Tecnologia, acha que de hoje para hoje, aqueles candidatos devem desembolsar sei lá, 1500 a 2000 USD, para custear as suas passagens, ir estudar, para mais tarde voltar e constituir o exército que vai ajudar a tirar esta nação do estado em que se encontra!! Como era de esperar (e parece ser essa a vontade do MCT), o prospecto de desistência da maior parte dos candidatos seleccionados começa a agudizar-se!

Desculpem-me lá, caros compatriotas!! Isto extravasa todos os limites do que se pode imaginar tolerável! Esta desorganização e irresponsabilidade do MCT é uma tragédia e uma vergonha nacional!!

É certo que na “indústria de filantropia”, um conceito comum é aquele descrito como “Matching Funds”, ou seja, a contribuição do beneficiário, não só para a valorização do investimento feito, mas essencialmente para que este se sinta como “parte contribuinte” do processo! Nesse contexto, urge que o MCT venha a público esclarecer qual é a sua cota parte nesta iniciativa de “boa vontade” dos Brasileiros!! Se essa “contribuição” se restringe apenas a “procedimentos administrativos” (no processo de selecção) ou se não estamos aqui em presença de um exemplo clássico de “delegação de responsabilidades”, da forma mais inapropriada e cruel que pode haver memória?

Quando nós pagamos quase 50% dos nossos rendimentos em impostos (20% IRPS, 17% IVA, 7% INSS), esse dinheiro é nossa contribuição para as nossas “causas comuns”, sendo a “Educação” uma das suas principais componentes!! Esse dinheiro não é para comprar Mercedes-Benz para o Ministro (principalmente quando este nada trabalha), bonés, bandeiras e camisetes para o partido, etc. Não há justificação possível que sustente a ideia que o Governo da República de Moçambique não tenha 50.000 USD para pagar as passagens desses estudantes, cujo retorno (de investimento) ao país será sem sombra de dúvidas, na ordem dos “milhares” (senão mais), em termos de grandeza!

Sr. Ministro, não é “marketing” e uma “estratégia aguerrida de comunicação” que lhe vão garantir um bom desempenho governativo! Mostre serviço resolvendo os problemas do dia-a-dia, que vão ter impacto na vida prática dos moçambicanos e contribuir para o desenvolvimento deste país!! Faça-o de preferência “calado” e em “silêncio”!! As suas boas acções serão sempre reconhecidas e valorizadas!! Esta, de certeza, não é uma delas............

E, numa semana em que acaba de ser lançada a “Academia de Ciências de Moçambique”, cujo patrono é Sua Excia. o Presidente da República, uma pergunta que apoquenta esta nação é, se o nosso dignatário dirigente está ao corrente destes desmandos e ataques desenfreados aos nossos interesses nacionais!?!


"Se os teus projectos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, instrui o povo."

Provérbio chinês

Nenhum comentário: