19 fevereiro 2009

O que "apoquenta" o amigo Jafar Buana?!?



Após a publicação do Vamos ter um “quinto poder”?” nas edições do Jornal Notícias da semana passada, me pus aqui a “contar carneiros” a ver se “extraía o caldo” da série do nosso reputado jornalista Jafar Buana!

Não faço ideia até quantos carneiros contei, mas de facto, porque muitos, perdi a conta!


A referida série surgiu poucos dias após um debate havido no cantinho do Bayano aquando dos “15 anos do Savana”, em que foi abordada a “relutância” dos nossos média formais em abraçarem as potencialidades tecnológicas disponíveis e começarem a transitar para esta outra forma e outro nível de comunicação interactiva que, haja certeza, é irreversível e veio mesmo para ficar!!


O artigo do Jafar Buana surge talvez como um “alerta” aos nossos meios de comunicação e não só, pela desatenção em que se têem deixado levar, talvez por constatação do autor, do que tem estado a decorrer pela “Blogsfera Moçambicana” a fora e do potencial enorme que esta máquina dispõe para comunicar, informar, partilhar e debater ideias!


Mas entender o artigo do amigo Jafar Buana não é tarefa fácil!! À primeira vista, a palavra “todo o terreno” é, sem sombra de dúvidas, “plágio”! Plágio na “blogosfera moçambicana” parece ser um assunto que não deixa o nosso amigo Buana dormir descansado! Este “elemento” particular da série, devo reconhecer, colheu-me de surpresa! Não quero de forma alguma pôr a “mão no fogo” pelos bloguistas moçambicanos no que concerne a esta temática! Há “plágio”?? Certamente que há! É problema grave?? Não é!! Acho que não, porque quem acompanha a maior parte dos “blogues moçambicanos”, deve com certeza, ficar surpreso com o rigor académico que as “gentes” têem tido ao citar as suas fontes!! As pessoas vão ao detalhe de indicar inclusive onde obtiveram fotos ou imagens quaisquer!! Esse exercício é extremamente simples porque a ferramenta dos “links” nos dá facilidades que os “média da escrita” (papel) ainda não tem disponível! Quando um bloguista encontra um texto interessante e sente a necessidade de partilha-lo com os indivíduos do seu “círculo”, publica-o no seu “blog” e fá-lo muitas vezes sem solicitar a prévia autorização do seu autor!! Não estou a ver alguém, ao contrário de alguns escribas da praça que vem fazer cábulas aqui na blogsfera, a copiar um texto de “sicrano” e indicar no seu blog que ele é que é o seu autor, quando sabe que não tem “sentinelas” a guarnecer e controlar quem a ele acede!! Como referi, indicar um “link” não é actividade de outra galáxia e quando o autor vê o seu texto publicado noutro local, sente mais nada, senão “satisfação”!! Satisfação por ver a sua mensagem “apreciada” e difundida “gratuitamente”!! Por isso, ao citar insistentemente “plágio” na sua série, o Jafar Buana pareceu-me estar a querer ser “mais Papista que o próprio Papa”!


Outro “elemento” que ressalta do referido artigo e que tende a parecer um dos seus “epicentros” é uma espécie da “revisão bibliográfica” das novas tecnologias de comunicação existentes e que estão a ganhar um rápido espaço no contexto da indústria de informação! Na sua lista, o Jafar Buana não se esqueceu de mencionar o “Yo-tube” (com a azáfama do dia de São Valentim, o “U” deve ter estado numa batalha campal para conseguir um presente para a namorada “You”)!


Mas, se pudessemos medir a energia absorvida pelas teclas do computador do nosso amigo Buana, como medida de avaliação do seu grau de importância, iríamos notar que elas levaram “boa porrada” quando a matéria em questão era a “censura, controlo e responsabilização” no seio da blogsfera!! A minha percepção de “pacato cidadão” me faz crer que este é que é o assunto que faz correr o Jafar Buana!! O Jafar Buana mostra-se bastante “lixado” com a liberdade que aqui temos em escolher temas e debaté-los ao nosso bel prazer!! De certo modo, isso é perceptível!! “Deve de ser” realmente frustrante para um profissional que desde que abraçou a sua carreira e em cada artigo que escreve, deve passar antes da sua publicação por um “sector” em que alguém avalia “se o galo vai gostar ou não” dele!! Hoje em dia, a interface entre as várias plataformas de comunicação (internet, telefonia móvel, televisão, etc) estão a tornar-se cada vez mais íntimas, mas os “nervos” do Jafar Buana levaram-no ao ponto de fazer uma autêntica salada russa entre “sms’s e blogues” e imputar a responsabilidade a estes meios de comunicação como os principais “veículos” por detrás do “5 de Fevereiro de 2008”!! Aqui eu deixei de ter dúvidas que a visão do Jafar Buana em relação a blogsfera seja “muito pouco abonatória”! A blogosfera passou, no entender do Buana, a fazer parte dos meios “perigosos” e que deve, com a urgência “de ontem”, ser controlada! Deve ser controlada porque, quando os “Departamentos de Censura” dos nossos meios de comunicação escrita, radiofónica e de televisão estavam a funcionar a “todo o gás”, libertando apenas telenovelas, música “pandza e dzukuta” e crónicas que não lembram o diabo, enquanto a capital do país estava a viver um evento de que a nossa história não tem registo, alguns blogues, com especial realce para o “Diário de um Sociólogo”, assumiram a tarefa de garantir um dos nossos direitos constitucionais (Artigo 48 – Liberdades de Expressão e de Informação), não só ao país, mas também aos moçambicanos que com o seu saber e destreza, elevam o nome desta pátria pelo mundo a fora!!


Essa é de facto, uma questão muito preocupante, amigo Buana!!


Nesse contexto, o que poderemos fazer para agradá-lo, amigo Jafar Buana?? Criamos uma “Polícia de Internet”?? O amigo Buana aceitaria gerir o “Departamento de Plágios”?? Ficaríamos quites??

6 comentários:

Jorge Saiete disse...

Alo Jonathan,como vai?

Olha, o Buana é simplesmente um dos tantos que nos consideram perigosos. Somos tidos como perigosos por recusamos a lógica do "yes man" e passamos a questionar.

Infelismente o nosso passado como nação era de "ideia unica" e "Pensada por um grupinho daqueles que se consideravam mais autorizados que outros" é por isso que quando começam a existir tantos pensadores e cada um com suas ideias e ainda com a ousadia de questionar o oficial, o mano Buana teme.

Nelson disse...

Tive dificuldades de entender Buana. Me parece um poukinho estuto.

Jonathan McCharty disse...

Alo Saiete!
Nos vamos indo e espero que o mesmo esteja a ocorrer contigo!
Ha' de facto uma ideia crscente de "normalizar" ideias e pensamentos! Pretende-se, como bem focas, que alguns individuos pensem por nos e o nosso papel se reduza a bater palmas! "Quem nao bate palmas entao, nao tem auto-estima"!
Bush quando queria invadir ilegalmente o Iraque passou a chamar os seus criticos de "un-american", "un-patriotic", "who is not with us, is against us"!
Este discurso de "alienacao politica" para nada mais serve, senao a "fuga desinibida ao debate"!

Jonathan McCharty disse...

Caro Nelson! Conforme dizes, eu tambem tive dificuldades em perceber Buana! A palavra correcta deve ser mesmo essa de "astuto"! A verdadeira mensagem aparece camuflada, mas ele e' bastante clara!
Um abraco e bom weekend!

Reflectindo disse...

A mensagem de Buana foi camuflada e ele foi tão esperto que dividiu o texto em duas partes. Na Primeira, fez-se de quem estava a defender a propriedade científica do Prof. Carlos Serra. Contudo, na última parte atacou-lhe quase, pois é aqui onde ele fala do debate sobre da Super Terca-feira, 5 de Fevereiro feito nos blogs. Em que blogs?

A propósito, vistes que o O País online retirou a possibilidade de comentários nas pecas noticiárias?

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo,
A confirmar-se que nao se trata de "questoes tecnicas", entao essa passara' a ser uma prova irrefutavel que ha' muito pouco interesse em debater ideias neste pais! Os nossos media nao estao preparados para isso! Eu por acaso, ainda nao tinha notado isso!

O "noticias" online tambem acabou desactivando a coluna de comentarios (ha' cerca de 2 anos), sem justificacao, e ela nunca mais foi vista!

Assim fica mais claro e deixaremos de ter dificuldades em perceber estes ataques a blogsfera!