10 maio 2008

"Quero construir....Arranja-me lá um Projecto" - Prelúdio

Hoje me vieram à memória, espectaculares momentos da minha infância!! Era hábito entre nós, viajarmos durante as férias escolares dos primeiros anos da "primária", para a terra que viu meus ancestrais nascerem! Hoje as sociedades estão a tornar-se cada vez mais "city-oriented" e esses hábitos vão esmorrecendo, se é que não morreram mesmo! Mas muitos de nós não imaginamos o impacto que o contacto com a "natureza" (vegetação, animais, etc) cria numa criança (Não perca uma oportunidade de levar os "seus" a esses locais, sempre que puder, e depois avalie os resultados)! Apesar de passados longos anos, me recordo ainda hoje com fascinio dessas experiências! Uma coisa excitante (e amedrontadora ao mesmo tempo) era "passearmo-nos" por entre a extensa manada de bovinos, cuja criação fora iniciada pelo meu bisavó (homem que faleceu antes do meu nascimento). E o ritual matinal era, sentarmo-nos nos degraus das imponentes escadas (dificeis de escalar) da sua casa (que ainda existe) e à luz dos primeiros raios solares observarmos a manada sair do curral.
E é exactamente sobre este facto de, um bem que criamos hoje, poder servir as gerações vindouras (filhos, netos, bisnetos...), que motivou este meu "post"! E não é de manadas que estou a falar, estou a referir-me a "habitação", "casa", "moradia"! Será que alguém pensa nisso, quando decide "construir"?? A evidência não é muito abonatória nesse sentido e, vou na série que se segue, abordar um dos aspectos cruciais à sua materialização e que tem sistematicamente sido negligenciado: "A Elaboração do Projecto"!

2 comentários:

Ximbitane disse...

Ola Jonathan, muito interessante o artigo que posta. Pensaremos efectivamente nos no futuro habitacional dos nossos filhos?

Pessoalmente, direi que sim, mas inumeras vezes questiono-me sobre essa ambiçao. Terei que abandonar a flat a favor dos meus filhos? Construirei uma casinha para eles? E complicado decidir e fazer tendo em conta a vida que levamos.

Nao estou em condiçoes de entrar nessa empreitada (construçao ou compra de um imovel) e analisadas bem as coisas, nem eu tenho moradia propria!

Penso que a soluçao passaria por um emprestimo bancario, mas caramba, passar 25 anos presa a um banco é uma ideia que nao me agrada muito com o agravante de que a divida pode passar para os meus filhos, nao va o Diabo tece-las.

Nao deveria ser o Estado a construir casas para nos e ter uma entidade como a Apie a gerir o negocio? Essas contruçoes "selvagens" que aparecem aqui e ali (feitas por pedreiros experientes) tem garantias?

Bom, lamento se me engano na interpretaçao do artigo pois sou leiga no assunto e aproveite acender uma luz no meu horizonte habitacional!

Jonathan McCharty disse...

Ola Ximbitane!
Thanks pela tua visita!
Esse assunto de habitacao e extremamente preocupante, e provavelmente tera sido uma das motivacoes que levaram a criacao deste espaco que pretendo, interactivo! Procurarei sempre apontar solucoes para os problemas abordados!
Em relacao aos pontos que referes, muitos serao respondidos nos "posts" que se seguem, mas deixa-me adiantar o seguinte:
1)E possivel construirmos uma habitacao para os nossos filhos! Ao construirmos a "nossa" casa e se o fizermos convenientemente ela durara para as suas proximas geracoes.
2)Emprestimo bancario,e algo a que se deve acorrer, em ultima instancia (minha opiniao)! Os bancos querem e, apenas "profit". Fiz recentemente uma "simulacao" com amigo do BIM e, se tu emprestas 1 milhao Mtn, para pagar em 15anos, a taxa anual de 17% (ainda extremamente exagerada), ao fim do periodo pagaras 2,5 a 3 vezes mais, sem contar com a tua "factura" mensal, que te poe "entre cordas".
E possivel, pela autoconstrucao, pacientemente fazer a tua casa! Comprar "flat"....talves juntar dinheiro,hehe!
3)O Estado a construir casas? E' pouco provavel que isso aconteca! O Fundo de fomento de habitacao podera a curto/medio prazos ter uma politica clara de habitacao de modo a prover ao cidadao servicos e fundos que o permitam, de forma acessivel (barata) construir ou comprar a sua moradia! Podera ser uma instituicao que sirva de elo com os bancos comerciais!
4)"Essas contruçoes "selvagens" que aparecem aqui e ali (feitas por pedreiros experientes) tem garantias?"....os proximos "posts" irao responder!