31 março 2009

Andry Rajoelina é uma Ameaça às Lideranças Africanas!!!

Devo dizer que fiquei estupefacto ao ver, pela primeira vez, a imagem do “actual” Presidente Malgaxe, publicada no site da CNN, no dia da sua investidura. Não tenho dúvidas que, se Dhlakama tivesse oportunidade de o encontrar, diria, antes de mais: “Epa, voce é um muúdo (leia-se, miúdo)” e, se o General Hama Thai estivesse por perto, iria menear a cabeça em concordância!!

É realmente refrescante ver o percurso deste jovem que, de simples D.J., criou a sua própria rádio e uma altamente lucrativa, Agência Publicitária, antes de concorrer e ganhar as eleições para a Autarquia da capital Antananarivo, para agora ser Presidente (interino) daquele país ilhéu!! Isso realmente assusta, hehe!! O nome do seu Movimento, “Juventude Malgaxe Determinada” é altamente sugestivo e ilustrativo do sangue jovem, ávido de mudanças, que fervilha por esta África inteira!!

A juventude desta África, cansada das suas “Lideranças Independistas” agora ociosas, barrigudas, sem qualquer perspectiva de governação e desprovidas de uma visão conducente ao progresso das suas nações, começa a despoletar a “terceira guerra de libertação”!! Esta “guerra”, que procede às lutas de libertação do jugo colonial e subsequentes guerras civis, não envolve sangue, nem armas!! Esta guerra é a revolução deste povo sofredor que nada mais pede senão “Lideranças” que funcionem para os interesses da maioria!! Isso passa necessariamente por erradicar estes “Regimes Senhoriais e Nepotistas” que infestam este continente todo!!

Como Rajoelina disse na sua investidura, “chegou a altura de terminar com a ditadura”!! E, uma maneira efectiva de começar essa batalha, passa necessariamente por avançar vigorosas mudanças constitucionais, atinentes a instauração de um Estado que seja verdadeiramente de Direito!! Não é possivel que as nações africanas progridam, quando 100% do poder se encontra nas mãos de uma "única" pessoa, na maior parte dos casos, de competência duvidosa!! A mesma pessoa nomeia os membros do seu elenco governativo (ministros e governadores), nomeia o Presidente do Tribunal Supremo, nomeia o Procurador-Geral da República, o Comandante-Geral da Polícia, os Reitores das Universidades, os Directores de Mercados e Feiras e ainda tem o poder de dissolver o Parlamento! Desta forma, continuaremos a “andar aos círculos”, passe o tempo que passar!! Porque que é que a SADC não se reune e aprova uma resolução a definir padrões adequados de “separação de poderes” nos seus países membros??

Que o Governo de Rajoelina é um “perigo” para as lideranças Africanas, mormente estas da SADC, acho que ninguém tem dúvidas!! Basta ver a rapidez com que se convocou a conferência extraordinária e o tipo de resoluções, dela saídas!

O problema destes Senhores não é a forma como Rajoelina chegou ao poder!! Aliás, seria realmente caricato que alguém pensasse que as nossas lideranças se tenham ido reunir à Swazilândia para reivindicar a “reposição da ordem constitucional” naquele país, quando a pessoa a quem pretendem proteger chegou ao poder nas mesmas circunstâncias daquele a quem hoje pretendem crucificar!!

Estas nossas ditas “Organizações Regionais” e “Continentais” não são efectivas porque elas não se regem por outros princípios que não sejam “o poder pelo poder” e a manutenção dos seus comparsas no “trono”!! Digo “trono” porque estas nossas ditas “Repúblicas” no fundo, não passam de “Monarquias” disfarçadas!! Não há “democracia” coisíssima nenhuma, nem “principios” do que quer que seja! Vemos estas Organizações a proceder apenas “conforme as conveniências”!! Vimos recentemente o Mugabe ser destronado pelo voto popular e estes mesmos Senhores correram a trazer antídotos que seriam para mais nada, senão a manutenção o seu “brada” no poder, mesmo que ele já tenha provado que não tem mais capacidade para fazer algo que seja de jeito, mesmo que o seu próprio povo já tenha decidido abdicar dos seus serviços!!

Estes Senhores precisam perceber que a nossa preocupação é apenas a instauração de regimes que “funcionem” para o povo!! Alguém precisa de lhes dizer que, a juventude deste continente já está cansada da sua (líderes) ociosidade, barrigas enormes e total falta de ideias!!

Rajoelina representa exactamente esse “perigo” de reavivar as mentes deste continente e fazê-las acreditar que sim, “é possível a juventude tomar as rédeas do poder, instaurar um governo funcional, relançar a economia e mobilizar toda uma nação para os desafios do progresso e desenvolvimento”!!

Rajoelina representa exactamente esse “perigo” de reavivar as nossas mentes e fazer-nos perceber que, quando as nossas actuais lideranças realizaram a sua luta, eles eram tão jovens quanto nós somos hoje!!!

Rajoelina representa exactamente esse “perigo” de reavivar as nossas mentes e fazer-nos perceber que, os grandes feitos da humanidade foram sempre mobilizados pela juventude, com o seu dinamismo, força e capacidades empreendedora e inovadora! Que na velhice, as ideias desaparecem e a tendência do ser humano já cansado e debilitado, física e mentalmente, é pensar que “o mundo está muito bom, assim como está!!” Mas está mesmo?? O Estado das nossas nações é mesmo bom??

Por isso, estes Senhores vão procurar combater vigorosamente o Governo de Rajoelina e impedí-lo que seja bem sucedido!! Já estão a fazer isso porque, se for bem sucedido, será uma chapada enorme a esta inépcia que assola este continente faz mais de 5 décadas!!

Já chega, meus Senhores!! Deixem a juventude pegar na tocha que vocês já não conseguem levantar!! Deixem a juventude prosseguir com esta luta que vocês um dia iniciaram e hoje, a olhos vistos, já “perderam o norte”!! Deixem esta juventude começar a dar passos decisivos para que este continente deixe de ser mero “exportador de matérias-primas”, coisa que vocês nunca pensaram e nunca mexeram palha alguma, para mudar!!

Deixem Rajoelina governar!!!

30 março 2009

Orgãos de Informação Devem Aprender a Informar!!!


Antes de mais, gostaria de congratular os “Mambas” pela excelente exibição de ontem!! Ao contrário do “discurso oficial”, devo discordar completamente da postura de “low expectations” que se insiste em apresentar! As pessoas comemoram este empate, e o discurso aponta para isso, como se Moçambique tivesse entrado para o encontro, com a certeza de sair derrotado!!

Nos jogos em casa devemos sim e sempre assumir o protagonismo e o objectivo deve ser a “vitória”, independentemente de quem sejam os nossos oponentes!!

Por causa desta nossa postura de “low expectations” podemos dar a impressão de sermos um povo que fica satisfeito com tudo o que se lhe põe no prato! Digo isto a propósito da actuação claramente tendenciosa da equipa de arbitragem que, salvo erro, ainda não sofreu qualquer contestação dos nossos organismos nacionais do futebol junto dos fóruns apropriados da CAF e quiça da FIFA! É preciso repudiar este tipo de arbitragens sob risco de passarmos a impressão de aceitarmos tudo, aina mais, na nossa “própria” casa!

- O árbitro influenciou o resultado quando ainda no decorrer da primeira parte, abdicou de admoestar o segundo amarelo ao jogador nigeriano Obbina Nawery que travou um atacante moçambicano em clara falta t
écnica!
- O árbitro influenciou o resultado quando anulou dois golos moçambicanos, um dos quais há evidência suficiente de ter sido limpo!
- O árbitro influenciou o resultado ao não assinalar penálti em três ocasiões consecutivas em que a bola bate na mão (ou vice-versa) do defesa nigeriano no interior da área!!

Perante estes factos, não devemos apenas nos limitar a comemorar este “mal menor”, mas a FMF deve repudiar veementemente a roubalheira destas arbitragens que entram em campo já instrumentalizadas e prontas a industriar um vencedor!! “Quem não chora não mama” e a FMF tem que pôr a boca no trombone!!! Já o devia ter feito ontem!!

Mas, o motivo desta postagem prende-se com a informação veiculada pela RM no fim do jogo referindo que, “por imperativos de agenda, o Presidente da República, não pôde se fazer ao Estádio da Machava!! No entanto, como forma de apreço e apoio aos Mambas, sobrevoou o estádio por duas vezes”!!!

Bom, a informação foi passada nestes moldes e esta forma de informar, é muito problemática!! Muito problemática porque, não refere sequer, em que circunstâncias é que o PR sobrevoou o recinto e isto abre sempre um campo fértil à especulação!!

O ouvinte vê-se confrontado com perguntas do tipo:
“Terá o PR, na impossibilidade de se fazer presente, optado por entrar numa aeronave e sobrevoar o estádio para mostrar o seu apoio à equipa do país que dirige”??

“Para além da pouca efectividade dessa forma de apoio, não terá sido isso, um bocado (ou muito) elitista?? Não será isso atitude própria das estrelas de Hollywood que, todos sabemos, fazem-no porque “cagam” milhões de verdinhas”?

“Numa altura em que se fala de crise e necessidade de austeridade, porquê o PR tinha que sobrevoar o estádio, em vez de assistir o jogo em casa pela TV, ou mesmo dirigir-se ao estádio de carro”??

“Não será isto, um claro e extravagante desperdício dos parcos recursos do país”??

Estas perguntas todas ganham estatuto de “legítimas”, na medida em que os nossos serviços de informação pecaram por não dar uma informação “completa”! Este momento “bonito” providenciado (mesmo que espiritualmente) pelo PR à massa presente no estádio, quando de facto estava a caminho da Swazilândia, onde está a participar desde hoje, na cimeira que vai decidir o “previsível boicote” ao governo de Rajoelina (esse é outro assunto), acabou correndo o risco de ser muito mal interpretado, pela forma deficiente que os nossos orgãos de informação desempenharam as suas tarefas!!

É altura destes senhores, que se alimentam pelo dinheiro dos nossos impostos e taxas, começarem a realizar o seu trabalho como deve ser!!!

25 março 2009

Média Moçambicanos "Under Cross Fire" – Será isto Prenúncio das Fundações de Argila em Que se Assenta a Plataforma de Debate na Nossa Esfera Pública??


Esta semana está a ser particularmente rica em eventos insólitos envolvendo os “média” em várias partes do país!

Por várias ocasiões e, de forma cada vez mais sonora, se ouvia com insistência a reivindicação da Renamo concernente a “devolução de símbolos” por aqueles que haviam abandonado o partido! A verdadeira imagem do que efectivamente se tratava, ficou a saber-se a partir das “escaramuças” ocorridas na sede daquela formação partidária, algures no bairro da Munhava, na cidade da Beira!

Aquilo que poderia ser considerado como uma forma ordeira e organizada, dos agora membros do MDM, de satisfazer e resolver definitivamente as demandas do seu anterior partido, acabou sendo interpretado por este, como uma “provocação”! Não vamos, de forma alguma referir que os membros da Renamo em Sofala sejam loucos ou irracionais! É recomendável entender este insólito evento antes como um problema de “mindset”! Se se diz que “em política a única lógica é a própria ausência de lógica”, então este episódio é um retrato fidedigno desta asserção! E na lógica do Mbararano & Companhia, uma “provocação” que não envolva violência física ou verbal deve ser respondida com a combinação integral desses elementos!! São estes indivíduos que almejam governar este país??

Os Média de vários Órgaos de Informação que estavam alí para testemunhar o acto da entrega dos símbolos, tornaram-se em alvo predilecto do vandalismo dos homens da Renamo e sofreram sevícias de vária ordem, descritas em carta de repúdio dirigida àquela organização política pelo MISA-Moçambique (Sofala). Nesta carta foi ainda referido outro episódio em que um membro da Renamo proferira ameaças ao Director local daquela organização de jornalistas, em pleno escritório de trabalho, por causa de um artigo por este elaborado e publicado no “Magazine Independente”!

O que não se percebe ainda é o protagonismo que Edson Macuácua está a querer tirar desses eventos, oferecendo de forma voluntariosa a sua própria versão dos factos!! Sabemos que na “indústria de propaganda” e, conforme uma vez descreveu o seu patrono-mor, Joseph Goebels, “se tu disseres uma mentira grossa e a fores repetindo insistentemente, as pessoas poderão eventualmente nela acreditar”, mas aqui está claro e conforme atesta o retrato do MISA, o MDM não foi protagonista e nada teve haver com as escaramuças perpretradas pela Renamo.

O favor que Macuácua deveria fazer é nos explicar o que significam as afirmações e ameaças do Governador de Tete à integridade física do jornalista e correspondente local do “Notícias”, Bernardo Carlos!! Idelfonso Muananthatha, um reputado médico que, por conta da sua longa amizade “pessoal” com o Presidente da República, ascendeu ao posto de Governador da província do “carvão mineral e carne de cabrito”, acabou sendo bastante infeliz nas suas afirmações! É inconcebível que tão alto dirigente tenha proferido tais palavras e cometido tamanha asneira! Em países onde os detentores de cargos públicos sentem o peso e a responsabilidade das suas acções, um pedido de desculpas ao visado e à sociedade, seguida da consequente demissão voluntária e expontânea, é o mínimo que se poderia esperar!!

Este caso fez-me lembrar o “imbróglio” do então jornalista-revelação da TVM Francisco Júnior que, ao insistir com uma pergunta (da qual não estava a obter resposta satisfatória) sobre a polémica em volta de Manuel António, no longínquo ano de 1996, deixou visivelmente irritado o então Presidente da República, Joaquim Chissano, a ponto deste chamá-lo de “malcriado”!!

Estes insólitos todos podem ser um prenúncio inequívoco e sintomático das fragilidades que caracterizam a plataforma de diálogo na nossa esfera pública!! Diálogo e debate propriamente ditos, ainda não existem, em parte alguma!!
Porquê, numa situação em que "informação pouco agradável" é veiculada pelos "Média", a atitude imediata das nossas personalidades públicas é avançar para a sua intimidação?? Porquê não confrontar os factos e refutá-los com argumentos contraditórios?? Quando estes não existam, porquê não aceitar o erro e avançar com medidas vigorosas para a sua correcção?? Porquê não começarmos a "discutir Moçambique" de forma aberta, com honestidade e franqueza??

Os detentores de cargos públicos e principais actores políticos nesta Nação acham que estão num “patamar elevado e inacessível”, do qual não têm obrigação alguma de justificar as suas acções ou prestar esclarecimentos sobre as suas decisões!! Aliás, a tentativa de “os obrigar” a fazê-lo, se enquadra naquilo que se pode considerar “desrespeito para com as autoridades”! Da mesma maneira que os políticos e governantes andam equivocados, nós a sociedade civil, temos culpa no cartório, para que estas coisas continuem a acontecer!! A nossa própria percepção de Governo precisa de mudar radicalmente!! Governo não é aquela entidade “paternalista” que deve decidir a seu belo prazer tudo sobre as nossas vidas! Governo é, antes de mais, uma entidade por nós contratada e financiada para gerir e administrar a nossa coisa pública!! O Governo deve e tem a obrigação de nos prestar contas e não nos faz favor algum com isso!! É preciso mudarmos urgentemente a nossa percepção sobre Governo e a interpretação que fazemos da nossa relação de interdependência com ele!!

Para completar o “fogo cruzado” e a semana sofrível nos Média, temos a carta dirigida pelo MISA-Moçambique ao semanário “Zambeze/Canal de Moçambique” por aquilo que descreve como, acusações não fundamentadas à ingerência do partido no poder nos meios da Magistratura Judicial. O respeito pelos Órgaos da Soberania Nacional e uma postura deontológica apropriada dos Média são fortemente recomendados, mas esta “advertência” do MISA é um bocado difícil de digerir! Depois dos zigue-zagues que está a sofrer o “Caso Siba-Siba”, a quase total despronúncia dos arguidos do “Caso Manhenje”, as afirmações bombásticas que indicam que no “Caso Aves de Rapina dos Aeroportos” somas avultadas daquela empresa pública foram transferidas para as contas de um certo partido, os infindaveis casos reportados pelo Tribunal Administrativo envolvendo gente conhecida que não devolve fundos do Tesouro e não é incriminada e, sem menosprezar, o “Caso da Segurança do Estado” em que, a uma velocidade estonteante, esse jornal foi chamado a Tribunal, quando um simples “contraditório” seria suficiente para que a Primeira-Ministra refutasse o artigo bem documentado que punha em causa a sua nacionalidade, baseando-se na legislação em vigorar na altura da ocorrência desses eventos!! Por estas e outras razões, é mesmo muito difícil, a nós pacatos cidadãos, não acreditar que o Ministério Público ande à “rédea-curta” do Executivo!!

Vamos lá fazer de Moçambique, uma nação que aspira aos ideais de Liberdade e Democracia, em que princípios de “transparência” e “accountability” façam parte da nossa esfera pública!! Que o assumir de cargos públicos seja antes de mais, um cometimento de actuação, de acordo com esses padrões e princípios!!

Que Vivam a Liberdade de Imprensa e o Direito à Informação!!

21 março 2009

O que se Passa com os Advogados Moçambicanos???


Artigo 58 da Constituição da República de Moçambique: Direito à indemnização e responsabilidade do Estado
1. A todos é reconhecido o direito de exigir, nos termos da lei, indemnização pelos prejuízos que forem causados pela violação dos seus direitos fundamentais.
2. O Estado é responsável pelos danos causados por actos ilegais dos seus agentes, no exercício das suas funções, sem prejuízo do direito de regresso nos termos da lei.

“Missão Cumprida! Mais alguns (supostos) apoiantes da oposição foram mortos!!!” Esse é o título que queria adoptar para esta postagem!

Penso que terá sido o camarada Jacinto Veloso que numa das suas raras recentes aparições referiu que era “prática de então” que todos aqueles que se opusessem ou discordassem da política adoptada pela elite marxista-leninista, fossem terminantemente eliminados!!

Esta prática de ver um “inimigo” (a abater) naqueles que discordam da política que defendemos é hoje bastante visível no discurso e atitude de total intolerância de alguma gente que tem a coragem suficiente (é preciso muita coragem mesmo) de se auto-intitular “nacionalista” e defensora dos “interesses nacionais”!

A nossa reacção como sociedade civil a eventos trágicos em que vidas de irmãos moçambicanos são ceifadas da forma mais cruel é ainda muito “condicionada” por esta suposta orientação política das vítimas! Se um apoiante da Frelimo é morto, é possível que no minuto a seguir caia chuva ácida!! Se o finado era supostamente um “oposicionista”, então, não passa de uma galinha a menos!!

É altura de nos olharmos como irmãos da mesma pátria!! Não existe vida humana que seja mais ou menos valiosa que outra! Esse passo inicial é fundamental para que comecemos a discutir os nossos problemas com franqueza!! É altura de percebermos que todo o mundo está aqui a remar para o mesmo lado!!

Como sociedade civil, é nossa responsabilidade velar por toda e qualquer vida humana, especialmente a de nossos compatriotas!! É nosso dever exigir responsabilidade a todos aqueles que negligenciam a vida humana, sejam eles pessoas individuais, colectivas, organismos governamentais ou o Estado no geral!

O que aconteceu em Mongicual é um crime hediondo e é difícil nos convencerem que não se tratou de algo premeditado!! Quando o pessoal da polícia local, desde o “cabo” ao “comandante distrital” avançaram com o seu plano de encarcerar 48 pessoas numa minúscula cela de 4x2m2 e apenas com um pequeno orifício para ventilação, eles não podem agora aparecer a dizer que não sabiam ou previam quais seriam os resultados das suas acções macabras!! Com o nosso sistema de ensino na desgraça em que está e atendendo que aos polícias é exigido um nível mínimo de 10a classe, não seria muito prudente considerar que eles tenham muita sensibilidade matemática! Mas vejamos alguns números:

1) Nessa cela de 8m2 estava disponível para cada recluso, uma área de 0,41x0,41 m2. Se o pé de um adulto anda à volta de 30cm, quer dizer que a "folga" existente "no chão" devia ser de aproximadamente 5cm para cada lado do recluso. Nessas condições está definitivamente excluída a possibilidade dos reclusos se sentarem durante o período de encarceramento. Portanto, havia das autoridades prisionais, consciência que os reclusos teriam que ficar de pé, durante toda a noite! (um mínimo de 12 horas consecutivas).
2) Se a largura ombro-a-ombro de um adulto é de 50~55cm, então esses indivíduos estariam "comprimidos" em pelo menos 5cm de cada lado, devido à indisponibilidade de espaço! A consequência directa seria a inevitável compressão das suas caixas toráxicas e exacerbação das dificuldades respiratórias, aliadas à já mencionada, "falta de ventilação" da cela! Agora, canta-se aos quatro ventos a prisão preventiva dos agentes policiais que estavam no terreno!! Mais dia, menos dia, teremos algum peixe miúdo sendo encarcerado e arrumaremos as botas até ao próximo episódio de mortes massivas por asfixia em estabelecimentos prisionais!!

Mais hey!! Nós estamos aqui em presença de um crime que não pode mais ser confinado a meros “capangas”! Isto é crime de Estado! A responsabilidade do Estado se vê agravada pelo facto de cenas similares terem ocorrido há um par de anos e notamos que nenhuma medida vigorosa foi tomada para evitar a repetição destas tragédias! Será que as nossas prisões não têm ainda regulamentos a definir como devem ser as celas prisionais (dimensões, ventilação, higiene e salubridade) e qual o máximo ratio homem/m2??

Governos irresponsáveis nunca aprendem, se não sentirem a pressão da sociedade e as consequências dos seus actos (ou falta deles)! Suportar as cerimónias fúnebres não pode ser tomada como “o assumir de responsabilidades” pelos perpetradores!! Já chega de mortes e essas famílias devem ser devidamente ressarcidas (se é que existe medida para compensar uma vida humana) pela perda dos seus membros!!!

O que acho interessante é que, casos como este, que noutros países teriam já um exército de advogados “oferecendo” os seus serviços para apoiar juridicamente as famílias das vítimas, encontram dessa classe profissional, um silêncio bastante ensurdecedor, cá entre nós!!
Com a porrada de faculdades de Direito em quase todas as esquinas do país, será que podemos tomar estes factos para avaliar o estado do nosso ensino "superior" nesta área particular de saber e questionar os seus reais propósitos??

Se não é para beneficiar esta sociedade, afinal, estuda-se para quê?????

19 março 2009

A Queda dos “Impérios Romanos Modernos”, em África!!


Charles-Louis de Secondat, o conhecido Barão de Montesquieu, sempre defendeu que uma admirável política social seria aquela em que os Nóbeis (classe que moderava o poder monárquico), deveria refrear de intentos mercantis, visto que esta postura preveniria a acumulação de riqueza nas mãos dos já, em si, poderosos! Esta separação entre “poder” e “riqueza” permitiria a sua distribuição (riqueza) de forma mais equitativa pelas classes subsequentes, em vez de concentrá-la apenas, num punhado de indivíduos da "alta classe"!.

Na sua obra agora centenária, Roman Society in the Last Century of the Western Empire, o Prof. Samuel Dill traz-nos à memória que um dos factores que levou à decadência do Império Romano foi a "permissão" dada à Nobreza em se engajar no comércio e outras actividades económicas. O consequente monopólio de riqueza e poder pela minoria das famílias senadoras, devido a políticas egoistas, favoritismo, corrupção, evasão fiscal, defesa de seus interesses particulares, etc, lançou as classes menos previlegiadas à desgraça, pobreza e total dependência. Apesar do tratamento brutal aos “criminosos”, o descontentamento das populações e consequente aumento da desordem e desobediência civis, era um sinal inequívoco de impotência das autoridades governamentais!

Quem disse que a história se repetia, com certeza não mentiu! O relato destes eventos dos séculos III a V, nos lembram muitos dos actuais regimes senhoriais e nepotistas que infestam vários cantos da África do séc. XXI! O seu sentido de "propriedade" da terra, dos recursos e das pessoas é algo que a condição humana, de qualquer época, não está disposta a suportar!

Acabamos de assistir recentemente à queda de um “Império Romano Moderno” lá para as bandas da costa Oeste e outro aqui na ilha vizinha, banhada pelo Indico! Visto que a super-abundância destes “Impérios”, a operarem neste continente “sofrido”, nos mesmos moldes da fase derradeira do de Júlio César é uma realidade irrefutável, qual deles será o próximo a cair??

15 março 2009

Ria ao Domingo IX

A Lógica das Freiras!!
Irmã Maria - Está ficando escuro e nós ainda estamos longe do convento !!!
Irmã Léia - Você reparou que um homem está nos seguindo há uma meia hora?
Irmã Maria - Sim, o que será que ele quer?
Irmã Léia - É lógico! Ele quer nos estuprar.
Irmã Maria - Oh, não! Se continuarmos neste ritmo ele vai nos alcançar, no máximo em 15 minutos. O que vamos fazer?
Irmã Léia - A única coisa Lógica a fazer é andarmos mais rápido!!!
Irmã Maria - Não está funcionando.
Irmã Léia - Claro que não! Ele fez a única coisa lógica a fazer, ele também começou andar mais rápido.
Irmã Maria - E agora, o que devemos fazer? Ele nos alcançará em 1 minuto!
Irmã Léia - A única coisa lógica que nos resta fazer, é nos separar! Você vai para aquele lado e eu vou pelo outro. Ele não poderá seguir as duas ao mesmo tempo.

Então, o homem decidiu seguir a Irmã Léia.
A Irmã Maria chegou ao convento, preocupada com o que poderia ter acontecido à Irmã Léia. Passado um bom tempo, eis que chega a Irmã Léia.

Irmã Maria - Irmã Léia !!! Graças a Deus você chegou! Me conte o que aconteceu!!!
Irmã Léia - Aconteceu o lógico. O homem não podia seguir-nos as duas, então ele optou por me seguir.
Irmã Maria - Então, o que aconteceu?
Irmã Léia - O lógico, eu comecei a correr o mais rápido que podia e ele correu o mais rápido que ele podia, também...
Irmã Maria - E então?...
Irmã Léia - Novamente aconteceu o lógico: ele me alcançou.
Irmã Maria - Oh, meu Deus! O que você fez?
Irmã Léia - Eu fiz o lógico: levantei meu hábito.
Irmã Maria - Oh, Irmã Léia!!!! E o que o homem fez?
Irmã Léia - Ele, também, fez o lógico: abaixou as calças.
Irmã Maria - Oh, não!!!!! O que aconteceu depois?
Irmã Léia - Não é óbvio, Irmã Maria? Uma freira com o hábito levantado consegue correr muito mais rápido do que um homem com as calças abaixadas!!!!

SE VOCÊ PENSOU EM OUTRO FIM PARA A HISTÓRIA, ORE:
Não só limpará a sua mente, mas também entrará em comunhão com Deus, sem esforços!!
POR ISSO, 365 PAI-NOSSO’s, SEU PERVERTIDO OU PERVERTIDA!!! E PEÇA A DEUS PARA LIMPAR SUA MENTE POLUÍDA.
PODE COMEÇAR A ORAR!!!

12 março 2009

Para que Seja Cúmplice!!


Este artigo surge como “reflexo” do “Para que Não Seja Cúmplice” do ilustre bloguista Egídio Vaz, cuja acutilância, verticalidade e rigor crítico são sobejamente conhecidos nestas bandas!

Não tenho dúvidas que o referido artigo pôs muitos “progressistas” (leia-se amantes da democracia pluripartidária; pró-MDM) de cabelos levantados (hehe)!! “Cabelos levantados” porque o artigo pode e nalgumas das suas asserções deixa mesmo transparecer a ideia que Egídio Vaz esteja contra a formação deste partido! Porém, na minha humilde percepção, não é esse o móbil do nosso bloguista (se estiver enganado, que me elucide)! Vaz, que é um reconhecido debatedor, não se coibiu de ser sí próprio, de fazer questionamentos e partilhar as suas inquietações! Não vejo aqui mais do que um exercício legítimo em que questões pertinentes, no entender de Vaz, são levantadas para que o partido ora concebido, seja uma realidade bem sucedida! Se este país quiser evoluir, deve expurgar-se da legião de “yes-men” que pululam por todas as esquinas!! Não deve haver medo de debater e criticar mesmo as coisas em que ferventemente acreditamos!! Debate franco e honesto é uma necessidade permanente e como diz o Bayano, “a palavra de nenhum outro homem é final"! Que ninguém se alarme, porque Vaz é do tipo de homens que este país precisa!!

Vamos lá então, por partes, ver que imagem este espelho tem aqui reflectida do artigo de Egídio Vaz!

Lí recentemente um texto que falava dos aspectos “assustadores” que, mesmo volvidos todos estes séculos, a “Teoria de Evolução das Espécies”, de Charles Darwin ainda representa!
No princípio, era a Frelimo, formada da aglutinação de outros três movimentos UNAMI, MANU e UDENAMO. Uma vez alcançada a independência, a “elite” que tratou de assegurar o poder político-ideológico na última fase dessa guerra, por um processo que os nossos manuais de história ainda não descrevem, achou que a sua acção prioritária era assegurar uma coleira para cada um dos seus cidadãos, pronta a ser apertada (e “naturalmente” sufocá-lo) sempre que este ousasse ter ideias próprias ou pensar de forma diferente como havia sido instruído a fazer! Porque não era possível viver sob um totalitarismo de tamanha natureza, desse movimento outrora “unificado”, verificou-se uma cisão que culminou com a tragédia da guerra civil, da qual, todos nós, directa ou indirectamente, sofremos as suas sequelas!! Da boca do “general de 5 estrelas” desse movimento agora constituído partido Renamo, mais de 60% dos seus membros (ele incluso) provieram (desertaram, se quiserem) das fileiras da Frelimo!

Como parte das cláusulas do “Acordo de Roma” veio a nova Constituição da República, o país se abriu ao pluripartidarismo e, verdade ou não, que a Renamo lutou pela democracia, Dhlakama se acomodou nos colchões de dinheiro que o seu partido recebe dos nossos impostos, como resultado da sua representatividade à nivel parlamentar! Para além da sua gestão partidária em moldes “domésticos” e postura assumidamente “ditatorial”, o “general de 5 estrelas” se esqueceu que essas atitudes não constavam dos termos de referência daqueles que rejeitaram o totalitarismo em primeira instância e aspiravam por uma sociedade em que as liberdades individuais e colectivas são respeitadas, o ideal de progresso e desenvolvimento da nação é permanentemente debatido e o Estado de Direito é vigorosamente defendido.

Nova cisão (deserção) inevitavelmente acabou ocorrendo (está a ocorrer) na Renamo! E não foi por falta de aviso: inclusive neste blog, alertamos ao Fuhrer que, a sua inabilidade em fazer reformas profundas em tempo útil, iria causar danos irreparàveis a sua máquina partidária! Se a nossa “profecia do diabo” que, se se chegasse ao ponto em que um novo partido tivesse que ser formado, a Renamo desapareceria do panorama político Moçambicano, estava certa ou não, a realidade mostra que este partido está a sofrer “golpes de morte” a cada dia que passa!

Aqui devo discordar do amigo Egidio Vaz que, um partido formado por “desertores” ou a deserção em si, seja um empecilho à sua própria génese! Esta “mutação” faz parte do processo natural de evolução das “espécies políticas” nesta Pérola do Indico! Este não é um processo infalível, mas tentativo e continuo, em que os ideiais de democracia, justiça, tolerância, debate franco e aberto, o Estado de Direito e o progresso desta nação são persistentemente perseguidos! Em cada uma destas “fases” (cisões), a fasquia e os “standards” destes valores que a nossa sociedade aspira são elevados para patamares mais exigentes! No entanto, devo concordar com Vaz, quando refere que o MDM deve priorizar a “excelência” e a “competência” dos seus quadros!! Espero que não se esteja a passar a ideia que os quadros visíveis tenham que ser todos Phd’s, mestrados ou licenciados! Há muitos “analfabetos-formados” por aí, que não se fartam de ostentar os seus graus académicos, mas cujas atitudes nos deixam completamente boquiabertos! Os extractos da sociedade têem que se rever nessa formação e é fundamental que todos eles estejam cometidos em assegurar e trabalhar arduamente em prol desses ideiais que esta nação aspira, faz muito tempo! Que não se cometam os erros de outros partidos que diziam ser dos “operários e camponeses”, quando na realidade, ninguém dessa classe conhecia a porta da sede do partido.

Que há muita gente “valiosa” que ainda não mostrou a cara, certamente que há! No fundo, todos nós conhecemos a realidade da sociedade em que vivemos, parte da qual se pretende aqui mudar. Depois da perseguição abertamente desencadeada a intelectuais como o Namburete, Mussá, Araújo e tantos outros, que “ousaram” ter ideias próprias, seria muita imprudência se todos aqueles que detém cargos públicos, homens de negócios e não só, de hoje para hoje, se apresentem publicamente a apoiar o MDM!! Isso irá ocorrer gradualmente e não é necessário que todos estejam na mesma frente! Mesmo na altura da luta pela independência nacional, muitos nacionalistas andavam aqui pelos corredores citadinos, nos gabinetes coloniais, mas o seu trabalho não foi de menosprezar! “O segredo é sempre uma forte alma do negócio”!

Da mesma maneira que Darwin notou por exemplo que os chimpanzés e gorilas adultos tinham um comportamento que se assemelhava ao de crianças (humanas) vemos ainda hoje, em pleno sec.XXI que os totalitaristas e sua vassalagem consideram um “princípio universal” que, um grupo restricto “pense” e o resto se limite a “cumprir”! Se os detentores da capacidade de pensar disserem que o “Estado da nação é bom”, a “vassalagem”, sem se questionar (porque isso pode ser crimethink), “se faz megafones” e se põe a difundir a mensagem aos quatro ventos! Não há dúvidas que esta espécie política ficou estagnada e não evoluiu. Aquilo que na Renamo vulgarmente se apelida de “falta de disciplina partidária” pode ser, na realidade, o prenúncio da fasquia de um diálogo franco e aberto que foi elevada, mas esse pressuposto deixou de ser observado por aquela liderança nepotista que achou que, a melhor forma de deter o poder incessantemente era se comportar como aqueles aos quais se distanciou em primeira instância! O que se viu é que esse “diálogo” que deveria ocorrer de forma trivial, mas cujos “canais” estavam a ser insistentemente estrangulados, encontrou formas de se desinvencilhar dessa situação, porque a essência para que isso aconteça, existe! Resultado: como prato de cada dia, a roupa suja passou a ser lavada em hasta pública!

Do MDM, não se espera qualquer forma de obliteração destes princípios, valores e ideais atrás referidos! O MDM não é Deviz Simango, mas a moção, subtil e determinada, das aspirações colectivas desta nação. A sua habilidade de granjear simpatias do povo moçambicano dependerá da sua capacidade de preencher o enorme vazio que se observa no nosso panorama politico nacional e que as outras formações políticas nunca se esforçaram em colmatar com acções concretas! Depende do seu cometimento em materializar os anseios desta maioria completamente alienada e excluida! O sentido de propósito aqui é claro e não se pode desvirtuar o foco de acção!

O amigo Vaz sugere também que seria salutar esperar que Dhlakama abandonasse a liderança do partido, em vez de se ter avançado para a criação do MDM. Eu pensei que estivesse mais do que claro que o “general de 5 estrelas” betonou os seus pés no "trono da oposição" e, mesmo que quisesse sair, a situação a que se submeteu, o impediria! A própria expulsão de Deviz foi o culminar dos “medos” que não deixavam o Fuhrer dormir, pela ameaça crescente que este Autarca, com a sua postura governativa exemplar, ia representando à liderança do partido! O custo que este país iria incorrer até que os membros das comissões políticas dos “partidos guerreiros” se reformassem (se é que eles sabem que isso de reforma realmente existe) ou que “mother-earth” os chamasse, é algo que nós e os nossos filhos não podem suportar! Está mais do que claro que, mesmo apesar do discurso tolerante e reconciliatório de Daviz, antes e depois das eleições, nada mudou no comportamento da liderança da Renamo e, continuar a bater com a cabeça na parede já não era opção! Estamos há anos-luz que coabitar com a “oposição retrógrada” deixou de ser possível! Todas estas ditas “lideranças históricas” não conseguem imaginar um mundo em que eles deixem de ser os actores principais! A formação do MDM surge como um “by-pass” a toda essa gente que, mesmo sem visão clara dos destinos a dar a este país, não quer arredar o pé! Surge como oportunidade para um outro tipo de liderança, jovem, inclusiva e sem as mãos manchadas de sangue! Se o povo quiser, fará isso acontecer! Se não quiser, teremos mais tempo disponível para lamentar da nossa sina!

Outro aspecto que me faz discordar do amigo Vaz, é o espectro geográfico que propõe para a actuação do MDM! Não é só a população do centro que aspira aos ideais da democracia e de desenvolvimento! Em nada diferem as dificuldades sentidas pelo cidadão em Massangena ou em Nametil! Já foi bom que todos os distritos estivessem representados na Assembleia Constituinte, mas agora é necessário que o partido adopte uma estratégia coerente de inserção em todas as regiões do país, sem a mínima excepção!! Sem trabalho árduo e sem correr riscos, também não se podem esperar frutos apetecíveis! Pela primeira vez na nossa jovem história de democracia, o MDM tem a possibilidade de pôr em prática o princípio de que o cidadão membro ou simpatizante é que financia o partido e não o contrário! Tudo é possível and “the sky is the limit”!

Enfim, estava aqui apenas a “ruminar” algumas ideias e, como “a palavra de nenhum outro homem é final", não se coíba de contribuir com os seus cêntimos para este debate!

Cocoricooo!!

09 março 2009

Isso é que é falar!! – O MDM vai concorrer às Eleições Legislativas e Presidenciais deste Ano!!

Quando do recente encontro do Conselho de Ministros alargado a “outros quadros” (definição ainda precisa-se), na vila da Namaacha, para supostamente avaliar o estágio da execução do plano quinquenal, ouviu-se nas suas recomendações finais apenas, o apelo à “criatividade” dos nossos governantes para materializar as promessas eleitorais do partido no poder, pairou no ar a sensação de que o evento não passara de uma sessão de “comeretes e beberetes”, com impacto diminuto para a realidade prática da maioria dos moçambicanos, que batalham num mar de dificuldades no seu dia-a-dia, nesta Pátria Amada!!

“Criatividade” não é palavra adequada para descrever ou orientar qualquer que seja o tipo de governação!! Este termo é apropriado e recomendável a “artistas” e “entertainers”!! Em “governação” fala-se de “políticas sectoriais”, “planos de desenvolvimento”, etc, cuja execução engloba uma cadeia de acções bem definidas, que devem ser implementadas com a disposição de determinados “meios” e cujos resultados, num “time-frame” previamente estabelecido, devem ser observados! Se alguma coisa não está de acordo com o “planificado”, as suas causas são encontradas, os planos reavalidados e factores correctivos correspondentes são aplicados!! É assim como costumamos “digerir” informação referente à “avaliação” do que quer que seja!!

Quando neste processo de “avaliação”, tudo o que se nos pede é “criatividade”, então, é bem provável que não exista plano algum, ou que não se saiba o que está mal e, consequentemente, o que fazer para corrigir a situação!

Em “governação”, e neste contexto particular, “criatividade” equipara-se a “improvisação”!! E, “improvisa-se” quando não se está preparado ou não se sabe o que fazer em determinado momento!! Alguém pode dizer, que medidas concretas foram apontadas nesse encontro para corrigir o estágio precário que assola a nossa agricultura, numa altura em que numerosas bolsas de fome se observam em quase todo o país e a maioria de produtos alimentares são importados com divisas que não temos? Ou, a cada vez crescente, problemática de transportes urbanos? Ou, para a reactivação do nosso parque industrial que andou a ser entregue de “bagatela” a indivíduos sem conhecimento empresarial ou capacidade financeira alguma, mas porque somente eram “camaradas”? Ou a problemática da criminalidade?? Ou algo coerente para a exploração dos nossos recursos minerais, principalmente pedras preciosas de elevado valor que andam a ser extraídas e vendidas ilegalmente sem benefício algum para o país (Em vez da nossa Ministra andar a correr para Bárue ou Mavago, cada vez que um garimpeiro ilegal é apanhado com minérios valiosos, terá ao menos sido considerada, ao sabor de cervejas e camarões tigre lá na Namaacha, a necessidade urgente de um estudo geológico e mapeamento do que existe e onde, no nosso subsolo e os modelos de sua exploração)?? Ou a “destruição elaborada” que o nosso Sistema de Educação está a sofrer?? Só para citar alguns.........

Com todos estes “câncros” em sectores chaves que já deveriam estar a dinamizar a nossa economia e, há menos de um ano do fim do mandato, tudo o que se pede aos nossos governantes é “criatividade”, “folclore” e “habilidade de entreter o eleitorado”??

Como prova de que, nada fora abordado nesse encontro para resolver estes “problemas concretos” e, ao invés de ouvirmos falar da formação de “comissões ministeriais” para dinamizar a implementação dos aludidos planos sectoriais (se é que existem, mesmo), esses “altos quadros”, que estiveram a comer e a beber do melhor com o dinheiro dos nossos impostos, e, dos quais deveríamos esperar acções enérgicas e vigorosas, são, uma semana depois, enviados à Beira de “pára-quedas” (a avaliar pela rapidez da sua mobilização) para ir resolver problemas partidários!!

Por causa disso, “nosotros” contribuintes somos livres de considerar que aquele encontro camuflado de “Conselho de Ministros Alargado a outros quadros”, e realizado às expensas do Erário Público, não passou de uma “sessão extraordinária” político-partidária!!

Se andávamos a fingir, agora já não é mais possível esconder!! O “MDM”, ainda no seu processo de gestação (e que parto, ladies and gentlemen!!), está a provocar “pulgas” a muita gente!!

O “timing” e as “demarches” ora em curso pelas até aqui consideradas duas maiores formações político-partidárias, nos dá uma amostra de quão abaladas estão as suas “elites” e o seu “status-quo”!!!

O povo Moçambicano não está cansado de ser “manipulado”!! No fundo, isso nunca aconteceu!! Esta “escumalha rêles” e “analfabeta”, mas tão sábia quanto a soma dos cérebros de todos aqueles que fingem trabalhar por ela, quando na realidade estão apenas empenhados em concentrar todos os recursos do país nos seus bolsos, nunca teve, até aqui, “alternativas credíveis”!
As abstenções superiores a 50% nos sucessivos pleitos eleitorais, são prova irrefutável que o grosso deste povo não se identifica com o modelo de governação ora em vigor e nem com a postura das aludidas duas maiores forças político-partidárias!! O povo não podia estar mais certo: na realidade, estas formações políticas são, na sua essência, similares! Basta olharmos para a sua postura governativa “doméstica” e “ditatorial”!! Basta olharmos para a sua aversão à juventude, que se teme, “poderá vender o país”!! Porque para eles, a governação é algo restrito a “políticos” (muitos deles, com muito baixa escolaridade e sem visão clara pra lá da detenção de poder), não admira a sua repulsa e afronta aos “académicos” que, neste momento, deveriam estar a adicionar valor, às várias estratégias de resolução dos problemas que enfrentamos!!

Por isso, Caros Compatriotas, é altura de nós, o povo Moçambicano, unido do Rovuma ao Maputo, mostrarmos a todos os hipócritas que usam o poder apenas para avançar as suas agendas individuais, que, antes de mais, é a nós que devem ouvir e à resolução e materialização dos nossos anseios em que se devem empenhar e concentrar dia e noite!!!

O “MDM”, que surge como nossa oportunidade soberana para a instauração de uma democracia real, que vem buscar a sua legitimidade no povo e se predispõe a trabalhar em prol deste, acaba de tomar a decisão “correcta e corajosa” de concorrer nos pleitos eleitorais que se avizinham!!

Mudar o “curso do rio” é algo que só depende de nós!! O “5 de Fevereiro” e a “Revolução de 28 de Agosto”, nos mostraram recentemente, a infalibilidade da capacidade de “resiliência” e “determinação” deste povo!

Chegou a altura de MUDAR!!

• Mudar para um regime que não governe este país com sentido de “propriedade” das pessoas e dos recursos desta terra!!
• Mudar para um regime que não obrigue os funcionários públicos a se filiarem ao seu partido, sob risco de perderem os seus postos!!
• Mudar para um regime que não aliene o grosso do empresariado nacional, apenas porque não tem um “testa de ferro” que esteja de gracinhas ou seja da “nomenklatura”!
• Mudar para um regime que promova e implemente mudanças constitucionais atinentes à instauração de um Estado verdadeiramente de Direito, com a separação clara (e não folclórica) de poderes, com o respeito pelas Leis e que os “Manhenjes” e todos aqueles que fazem manchete habitual nos relatórios do Tribunal Administrativo, devolvam o que devem ao Estado (que somos todos nós) e que paguem adequadamente pelos seus crimes!!
• Mudar para um regime em que a “declaração de bens” dos seus dirigentes e a sua evolução temporal (anual) seja conhecida pelo público e não apenas por uma minoria com as "mãos atadas" ou que está de conluio com a corrupção, assobiando sempre para o lado, enquanto falcatruas enormes são mantidas em "água de bacalhau" (quem não deve, não teme - diz a sabedoria popular)!!
• Mudar para um regime que promova a “excelência” e a "competência", ao contrário do “lambe-botismo”, “escovismo”, "fofoca" e "confiança política" para tudo o que seja ministeriável!!

Essa tarefa está ao nosso alcance e só depende de nós!!!
Esse país será melhor para todos nós, mesmo para aqueles jovens que hoje, movidos pela ganância e pela vida fácil, andam pelos círculos decisórios feitos de “meninos de recados”, “queimando” o seu zelo e saber apenas para assegurar a “barriga” do “status-quo”, mesmo que para isso não tenham voz alguma e recebam como compensação, migalhas!!!

Jovens!! Vamos lá pensar grande!!! Vamos lá fazer grande!! Let’s take our country back!!

Chegou a altura de mudar para um
“Moçambique que seja Para Todos”!!!

04 março 2009

A Crise!!!

Você é Director de uma indústria de geleiras. O mercado vai de vento em popa e a diretoria decidiu duplicar o tamanho da fábrica. No meio da construção, os economistas americanos prevêem uma recessão, com grande alarde na imprensa.

A diretoria da empresa, já com um fluxo de caixa apertado, decide, pelo sim, pelo não, economizar 20 milhões de dólares. Sua missão é determinar onde e como realizar esse corte nas despesas.

Esse é o resumo de um dos muitos estudos de caso que tive para resolver no mestrado de administração, que me marcou e merece ser relatado. O professor chamou um colega ao lado para começar a discussão. O primeiro tem sempre a obrigação de trazer à tona as questões mais relevantes, apontar as variáveis críticas, separar o joio do trigo e apresentar um início de solução.

"Antes de mais nada, mandaria embora 620 funcionários não essenciais, economizando 12,200,000 dólares. Postergaria, por seis meses os gastos com propaganda, porque nossa marca é muito forte. Cancelaria nossos programas de treinamento por um ano, já que estaremos em compasso de espera. Finalmente, cortaria 95% de nossos projetos sociais, afinal nossa sobrevivência vem em primeiro lugar".

É exactamente isso que as empresas brasileiras estão fazendo neste momento, muitas até premiadas por sua "responsabilidade social".

Terminada a exposição, o professor se dirigiu ao meu colega e disse:

-Levante-se e saia da sala.

-Desculpe, professor, eu não entendi - disse John, meio aflito.

-Eu disse para sair desta sala e nunca mais voltar. Eu disse: PARA FORA!
Nunca mais ponha os pés aqui em Harvard.

Ficamos todos boquiabertos e com os cabelos em pé. Nem um suspiro. Meu colega começou a soluçar e, cabisbaixo, se preparou para deixar a sala. O silêncio era sepulcral. Quando estava prestes a sair, o professor fez seu último comentário:

-Agora vocês sabem o que é ser despedido. Ser despedido sem mostrar nenhuma deficiência ou incompetência, mas simplesmente porque um bando de prima-donas em Washington meteu medo em todo mundo.

Nunca mais na vida despeçam funcionários como primeira opção. Despedir gente é sempre a última alternativa.

Aquela aula foi uma lição e tanto!!

É fácil despedir 620 funcionários como se fossem simples linhas de uma planilha eletrônica, sem ter de olhar cara a cara para as pessoas demitidas.

É fácil sair nos jornais prevendo o fim da economia ou aumentar as taxas de juros para 25% quando não é você quem tem de despedir milhares de funcionários nem pagar pelas conseqüências.

Economistas, pelo jeito, nunca chegam a estudar casos como esse nos cursos de política monetária.

Se você decidiu reduzir seus gastos familiares "só para se garantir", também estará despedindo pessoas e gerando uma recessão.

Se todas as empresas e famílias cortarem seus gastos a cada previsão de crise, criaremos crises de fato, com mais desemprego e mais recessão.

A solução para crises é reservas e poupança, poupança previamente acumulada.

O correcto é poupar e fazer reservas públicas e privadas, nos anos de vacas gordas para não ter de despedir pessoas nem reduzir gastos nos anos de vacas magras, conselho milenar. Poupar e fazer caixa no meio da crise é dar um tiro no pé..

Demitir funcionários contratados a dedo, talentos do presente e do futuro, é suicídio.

Se todos constituíssem reservas, inclusive o governo, ninguém precisaria ficar apavorado, e manteríamos o padrão de vida, sem cortar despesas.

Se a crise for maior que as reservas, aí não terá jeito, a não ser apertar o cinto, sem esquecer aquela memorável lição: na hora de reduzir custos, os seres humanos vêm em último lugar.

Artigo Publicado na Revista Veja, edição 1726, ano 34, nº45, em 14 de Novembro de 2001.

03 março 2009

Frase do Ano (Passado)!!!



"The west can go and hang a thousand times, they have no basis, they have no claim on Zimbabwean politics at all" and Raila Odinga should shut up, because “His hands drip with blood, raw African blood, and that blood is not going to be cleansed by any amount of abuse of Zimbabwe."
Cde George Charamba (Zimbabwean Secretary for Information and Publicity)


Note: Post election violence caused the death of 1,000 Kenyans at the hands of mobs, militia and state security agents including the Police and paramilitary units. By February 28th 2008, over 350,000 Kenyans were classified as internally displaced persons, living in refugee camps.
Zimbabwe's cholera death toll has reached 4,000 people, while other 90,000 are suffering from the disease. In 2005, an urban demolition’s campaign left an estimated 570,000 people homeless, by 2007 the internally displaced figure amounted over 1,000,000 people, unemployed rate is now almost 90%. Since all these people are not taken into account in the African political leadership decision-making process and their supposed academic cronies’ analysis, let’s wait to see what we gonna have to choose as the “2009’s quote of the year”!!