13 abril 2009

“Garbage Reporting” - Como Assuntos referentes à Construção Civil são Maltratados pelos Nossos Media em Moçambique!!

O grito da necessidade premente e pertinente de profissionalização dos nossos Orgãos de Comunicação certamente que não se restringe apenas a esta área de “Construção Civil”! Todos os dias somos bombardeados com “informação” diversa que, ao fim e ao cabo, em nada nos informa! Uma autêntica perda de tempo!! Não existe melhor expressão para descrever este “serviço” como “Garbage Reporting”!!

Mas há limites para tudo e os nossos Média não podem continuar assim impunes!!! Esta mediocridade tem que terminar!! Nós, o público Moçambicano exigimos melhor serviço!!

Tanta a mediocridade junta no mesmo artigo, acabei quebrando a minha predilecta chávena de café, quando ia terminando a leitura do último parágrafo do texto referente a “Reabilitação do Hospital de Namapa”, publicado hoje pelo “Jornal Noticias”.

Fala-se de “Reabilitação” dessa obra que, por acaso conheço, mas do que vem relatado, nem com “lupa” se vislumbra:
- Se a obra já começou e quais são os prazos de execução?
- Quem é o financiador e qual o valor total da obra?
- Quem é o projectista, a Fiscalização e o Empreiteiro?
- Qual é o “objecto de obra” ou seja, serão erguidos novos edificios(?), qual a concepção arquitectónica(?), que tipo de materiais serão utilizados(?), a integração ambiental da obra foi salvaguardada(?), a componente de equipamentos será contemplada(?), que novas especialidades e serviços ficarão disponíveis à população?
- Só para citar alguns……………………………

Quando tudo o que se nos dá a conhecer é que “o número de camas vai aumentar de 68 para 120”, não se está, de forma alguma a informar sobre uma “reabilitação”, mas possivelmente, a “fazer politica”!!

Os nossos Órgãos de Informação precisam de aprender como se fazem as coisas! Quando vêmos os “Média” de outras paradas com “comentadores” ou “assessores” para áreas específicas, estes não o fazem porque têm muito dinheiro ou isso seja “fashionable”, mas porque querem prestar um serviço adequado à sua audiência!!

Os nossos Órgãos de Informação devem deixar de se sustentar no velho arqumento de “exiguidade de fundos” e começarem a se preocupar com a qualidade do seu trabalho!! Nós exigimos melhor serviço!!

Já chega de “jornalistas sabe-tudo” que ao fim e ao cabo, “nada sabem”!! É preciso que os jornalistas se especializem!! Se isso for bastante oneroso ou precisar de muito tempo, contratem “Assessores” para “áreas especificas” e não precisam de os ter à “tempo inteiro”!! Com as tecnologias de informação e comunicação existentes, esses indivíduos poderiam fazer a sua “assessoria” a partir de um ponto remoto, sem precisar de uma “secretária e computador” num dos cantos da “Redacção”! Antes do “jornalista” sair para a sua habitual “recolha de comunicados de imprensa”, ele poderia muito bem mandar um email ou sms ao Assessor, seja de Construção Civil, Saúde, Legalidade, etc, perguntando o que questionar ou que informação obter do seu interlocutor!!

Dessa maneira, penso que poderíamos ir nos livrando gradualmente deste autêntico “Garbage Reporting” que assola a maioria das “Redacções” dos nossos “Órgaos de Comunicação”!

4 comentários:

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Caro Jonathan,

Sao tantas as vezes que leio um artigo "informativo", e fico ca a perguntar-me qual era o cerne da mesma!

Incrivel e inaceitável. Oque eu sempre fico a matutar, é: como pressionar para que haja uma melhoria de qualidade? Oque se pode fazer?

abracos

M

Jonathan McCharty disse...

Melita,
E' realmente um problema grave, este. Penso que nos e' que devemos mostrar a nossa insatisfacao e exigir um servico a altura. Anda em voga uma especie de jornalismo de "preencher papel", os nossos jornais andam numa precariedade de bradar os seus. Julgo que esta e' uma forma de os alertar, mas naturalmente que deve haver outras...

Bayano Valy disse...

hehehe, a carapuça deve ter servido. tens razão que a nossa comunicação social é pobre. tenho cá as minhas teorias sobre isso, mas também é verdade que temos que começar a olhar para a comunicação social no contexto da sociedade onde está inserida. acho que quanto mais exigirmos dela, mais ela vai melhorar de qualidade. eu também não gosto de jornalistas sabe tudo.
abraços

Jonathan McCharty disse...

Bom, Bayano!
E' bom ver-te aqui depois do teu aparente "hiatus"! Alias, todo o mundo anda aqui as correrias!
Com a sua ausencia, tive que pegar no martelo e bater na tecla que te e' peculiar, hehe!!
Dizes verdade, que a sociedade e' que deve forcar os media a prestar um servico adequado! E' preciso que eles saibam o descredito que julgamos se ter apossado pela sua actividade! E e' fundamental indicarmos, onde queremos ver melhorias!

Boa semana laboral!