21 abril 2009

Conselho de Estado reunido Durante 15 Minutos???????????????

Os níveis de eficiência e eficácia na nossa terra estão a atingir patamares surpreendentes!! É que, para um Organismo formado à luz da Constituição que, num intervalo de 5 anos, se reune apenas pela terceira vez (esta inclui a "tomada de posse"), é realmente surpreendente que os “cabeças” desta terra tenham tomado desta forma, a decisão do dia em que, sem dúvidas, vai ser posta à prova a capacidade das nossas Instituições Administrativas Eleitorais, pelo facto da imprecedente realização de três eleições num só dia!

“Decisão”, pressupunha a prévia auscultação das “premissas” apontadas para a escolha dessa data e julgo que, a partir daí, os membros do Conselho iriam pedir esclarecimentos e dar o seu próprio “input” ou propostas sobre o assunto.
Quando eu olho para estes “15 minutos” fico “ressentido” que tenha havido, de facto, alguma discussão entre os nossos mais velhos!!

Se os nossos “Conselheiros de Estado” se reunem para se sentar e dizer “eu concordo”, sem qualquer avaliação crítica, eles devem estar preparados para assumir a responsabilidade se algo, de muito grave, acontecer e estiver directamente ligado à esta tomada de decisão!

Quando é matéria actual de discussão, a nossa “cultura (acrítica) de consenso e unanimidade”, esta ocorrência ao mais alto nível, torna-se num imediato “caso sério de estudo”!!

Esperamos e rogamos que o dia 28 de Outubro, seja um dia de festa e de reencontro da família Moçambicana, para que Todos Juntos tomemos a “decisão” (chega sempre a vez de cada um) do nosso futuro, de um Moçambique que Seja realmente para Todos!

Que Deus e os ancestrais desta terra nos protejam de todo o mal e de quaisquer constrangimentos nesse dia e durante o processo a ele conducente!!!

P.S – O que aconteceu com o Dhlakama? Estará ele a manifestar a sua “reivindicação” por Guebuza não o ter atendido noutras ocasiões em que propôs que o Conselho fosse convocado? Estará ele manifestando alguma “revolta” por Guebuza não ter acedido à “negociação” proposta, por altura das eleições autárquicas passadas?
Seja qual for o caso, Dhlakama devia saber que as eleições não são uma questão “partidária”! Atitudes como esta é que a fazem parecer! Esta é uma questão (eleições) que tem implicações directas para os destinos desta terra! Esta é uma questão de interesse nacional, em que os partidos aparecem apenas como meros “actores” ou “mandatários” do povo!! Dhlakama perdeu mais uma ocasião de ser um desses “mandatários” e de mostrar à sua “constituency” a sua visão e propostas sobre estes pleitos eleitorais que se avizinham! (Quem sabe, esta “crápula” postagem dos “15 minutos”, nem sequer estivesse aqui!!)
Alguém já devia ter informado a Dhlakama que, “a Democracia não deve ser considerada funcional, apenas quando esta tem implicações directas para a sua barriga”!!

8 comentários:

Júlio Mutisse disse...

Não vi os Noticiários ontem nem esta manhã... hehehe 15 minutos?

De certeza que houve uma carta convocatória na qual se propôs uma agenda... será que foi tão desenvolvida que permitiu a formação prévia de uma opinião? Quem sabe...

A falta de sentido de Estado do tio Afonso é problemática e vem de há muito. Pena que assim seja num individuo que se diz democrata.

Espero que as eleições sejam mesmo um momento de festa... e que ganhe o melhor e que o melhor seja o MEU partido e o MEU candidato.

Reflectindo disse...

Tive que vasculhar para entender isto. Penso que mesmo o Jornal Notícias aqui escreveu a duracão do encontro para tirarmos a nossa ilacão.

Eu vou especulando a razão desta curta duracão recorde!!!

Condenei a atitude de Afonso Dhlakama e claro que continuarei a condenar. Porém, com esta curta duracão do encontro não sei se ele não vai encontrar algum refúgio e com razão. Imaginemos, ele a sair de Moma para Nampula e Nampula para Maputo para só ser informado em 15 minutos o que na verdade foi decidido há dias!!!

Jonathan McCharty disse...

Mutisse!
Eu queria ter a tua certeza de que "houve uma carta convocatoria, explicando tudo sobre a data", a ponto que os nossos conselheiros de Estado ja entrassem para a sala com disticos e stickers colados a testa com a inscricao "CONCORDO"!
Quem sabe......Se os nossos conselheiros lessem blogs viriam ca' falar-nos dessa odisseia!

Bom Mutisse! Ja' estas a comecar a fazer campanha aqui no blog! Vou te mandar a factura, hehe! Estas coisas nunca sao gratuitas!

Abraco!

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo!
Acabei me esquecendo de postar o link, porque vi a informacao tambem no Noticias! Sorry indeed for the trouble I'va caused you!
Inseri ja' o link no artigo tambem!

Em relacao aos "15 minutos", nao tenho duvidas que o nosso Conselho de Estado agiu como um adolescente que convida uma donzela para um passeio, mas nao sabe o que falar ou como lidar com ela! So' o simples facto deles nao se reunirem faz tempo, era pelo menos, motivo para matar as saudades e bater um papo!

Quer dizer, ao cabo de 5 anos, o nosso "Conselho de Estado" ainda esta' em processo inicial de interaccao!
Talvez, se Dhlakama estivesse la, nem que fosse so' pela "tensao" e "carga pesada do ar", o encontro possivelmente tivesse outra duracao, hehe!

Mas fica aqui, para nos, patente o aspecto "acritico" do processo decisorio nas nossas instancias politicas!

Júlio Mutisse disse...

JM, epa sorry meu irmão, mas só uma carta convocatória bem desenvolvida ou concertação prévia pode justificar um encontro tão curto...

Quanto a campanha hehehe, o meu Partido e Candidato podem ser os mesmos que os seus e de quem nos lê... ñada o impede e ai teriamos que rachar a factura.

Jonathan McCharty disse...

Ha' povos que teem a cultura de se reunirem apenas para formalizar as decisoes, ou seja, os encontros sao marcados com a concertacao previa. Vai ver que a coisa nao se restringe apenas a isso! Eles tao sao invariavelmente caracterizados por um rigor tremendo a "pontualidade"
Seria muito bom que nos comecassemos a ter essa cultura de "antecipacao"!

Mas, vais ver que o Conselho de Estado e' um Organismo que engloba varias sensibilidades politicas! Neste caso, em tua opiniao, teria tambem sido feita uma concertacao previa com os membros vindos da oposicao (o Dhlakama incluso)?

Reflectindo disse...

A razão de tão curto encontro não o facto de estarem lá membros vindos da oposicão (notem não construtiva)?!?!

Tenho dificuldades de acreditar que o encontro foi mesmo de apenas 15 minutos. Não tomaram sequer café juntos? O que é que evitaram? Um sorriso juntos?

Será que realmente está-se a atingir o objectivo pelo qual este órgão foi criado? Duvido bastante.

Vejam que nem as habituais fotos da família se tiraram (aquelas que se tiram em muitos encontros)!!!?!?!?!?

Quanto à presenca de Afonso Dhlakama, acredito que nada mudaria, mas condeno-lhe porque ele teria feito a sua parte. A luta tem que ser de cada um fazer a sua parte porque se houverem muitos a fazerem isso muita coisa melhorará em Mocambique.

Matsinhe disse...

Foram mesmo 15 minutos? Epa algo não está bem aqui... com os nossos políticos se bem que a CRM não diga a duração mínima nem máxima dos encontros, há que haver alguma seriedade.