20 outubro 2008

Leave Daviz Simango Alone! (Deixem o Daviz Simango em Paz)

"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros"
Demóstenes

Depois do massivo apoio popular a Daviz Simango que culminou com a sua candidatura independente e subsequente aprovação do processo pelas autoridades competentes, os políticos incompetentes deste país perceberam que este carismático líder é um desafio superior às suas medíocres capacidades!

Como diz Charles Tocqueville, “Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades” e a cidade da Beira está a viver uma versão moderna de algumas passagens do “Antigo Testamento”, como aquela em que o “leão viveria com o bezerro”, tal é o obstáculo que estas duas espécies estão a enfrentar para a sobrevivência das suas aspirações políticas! Isso mesmo: “sobrevivência de aspirações”!

Daviz é tão grande para eles que tiveram que esquecer as suas rivalidades históricas e se associar para ver se o derrotam! Porém o cenário está tão complicado que a única forma que estes senhores encontraram foi fazer “jogo sujo”!

Nem a “Renamo Mbararama” com o seu candidato Manuel Peneira ou o “Batuque e Maçaroca” com o seu Lourenço Pulha, nesta fase de pré-campanha, tiveram a coragem suficiente de se apresentar ao eleitorado, tal é o cenário de desaprovação que os espera! Os Beirenses claramente já lhes lançaram esse sinal e estes comparsas já perceberam!

O que sobrou então, é procurar ganhar a Beira com “jogadas de secretaria”!

Senhores! Campeões fazem-se no campo! De nada vai adiantar inventar cartas de proveniência duvidosa para a CNE/STAE, tentando impugnar a candidatura de Daviz! Se os senhores acham que têm mesmo capacidade e competência para administrar a Beira, apresentem o vosso “caso” ao eleitorado e provem que serão melhor alternativa ao “Melhor Autarca do País”!

Mais grave do que o acima exposto é o facto da PGR estar a envolver-se ou deixar-se envolver com o intuito de “fabricar” alguma acusação a este edil para impedir a sua candidatura. Sabemos que o Ministério Público anda a reboque do Executivo, coisa provada com a fantochada do julgamento “contra a segurança do Estado”! Já que este é um orgão sem iniciativa própria e numa altura em que os “PCA’s da Corrupção” estão a fazer “piquiniques” com o erário público, prefere mover-se para onde puxam a coleira, sem pensar nas consequências e implicações das suas descabidas decisões, alertamos para que não brinquem com “fogo”!

A esta altura do campeonato (em que faltam apenas três jornadas), com os ânimos levantados que estão e olhando para o apoio massivo de que goza Daviz Simango, uma “decisão de secretaria” para amputar a candidatura deste carismático Autarca, vai pôr a Beira em autêntica polvorosa! Se quiserem ter ideia do que irão provocar, é só imaginarmos uma função potencial com expoente “5 de Fevereiro”! A única diferença com o triste evento que vivemos recentemente é que essa desordem social ocorrerá em Outubro ou Novembro, conforme o “timing” que quiserem dar e se quiserem mesmo enveredar por essa decisão desastrosa!

A CNE/STAE já aprovou a candidatura deste Autarca e a partir desse momento, a bola foi lançada para o campo! Esse é que passou a ser o “centro da batalha” decisória! Se os senhores se sentem à altura e capazes, é aí que devem mostrar as vossas habilidades!

Uma coisa que gostaria de perguntar à “Renamo Mbararama” é: “Se os senhores são assim tão íntegros como pretendem apregoar, como é que tiveram a coragem de conviver com um 'corrupto' por 5 anos consecutivos, sem lançar um pio sequer”?

A bancada do “Batuque e Maçaroca” que “desde o início do mandato faz acusações de desvios de fundos no Município”, porque iriam esperar ver o tapete do poder lhes ser retirado, para apresentar as tais provas??

Para nós pacatos cidadãos, uma coisa está clara: Se estes senhores continuarem a fazer o seu “jogo sujo”, nos comprovarão que não têm capacidade alguma ou projecto alternativo de governação. Porque o assunto aqui não é Daviz Simango, entanto que indivíduo! O que está aqui em jogo é a Beira e os seus munícipes! É a eles que os senhores se devem dirigir e mostrar o que propõem para a melhoria das suas vidas! É a batalha de ideias e planos que este eleitorado exige e espera e não de ataques baixos e descabidos a pessoas!

O país inteiro está atento e não esperamos outro cenário senão a decisão da governação da Beira saída de um pleito eleitoral, livre e pacífico! Se nalgum momento a integridade física de Daviz estiver ameaçada, sabemos desde já quem serão os seus responsáveis directos! O país inteiro está atento!

Como diz Vergílio Ferreira: “Em política, a «honestidade» não conta nem como estratégia nem como índice para avaliação dos outros. Ser «honesto» em política actuante é ser parvo”. Por isso, a Daviz Simango, o “Desenvolver Moçambique” aconselha a estar atento e ter a sua equipa em alerta permanente, porque os adversários já mostraram que não estão para “jogar limpo”!


Para a política o homem é um meio; para a moral é um fim. A revolução do futuro será o triunfo da moral sobre a política.
Ernest Renan

5 comentários:

Reflectindo disse...

Assino esta carta.

Se de facto a PGR está empenhada à caca do candidato dos Beirenses, o Engo Daviz Simango, isso só nos deixar estupefactos. Na verdade, a PGR tem ainda o caso de suspeita de corrupcão de Chivavisse Muchangaze. Já lá vão mais de 6 anos e nada a PGR diz. Que diga a Dra Isabel Rupia. Outro caso, foi o da pilhagem do parque imobiliário do Estado na Beira. Portanto, quero crer que é mentira que a procuraria vá para Beira para ir fazer o trabalho do Tribunal Administrativo, aliás psicólogo, pois deve-se pretender ocupar a Daviz em questões sem interesse como autrora se fez com José Manteiga, para não fazer a sua campanha eleitoral.

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo,
A evidencia esta' a mostrar que esta' em curso uma grande batalha de bastidores para "cortar" a candidatura de Daviz pela raiz! Eles estao mesmo aflitos e estao a notar que tem hipoteses remotas de vitoria se optarem por disputar taco a taco com o Autarca. Eu nao me admiraria se surgisse mais um absurdo da PGR.

Jonathan McCharty disse...

Uma sondagem publicada no Canal de Mocambique de hoje 21/10/2008 e' bastante elucidativa sobre a tendencia de voto, neste momento na Beira, ha' poucas semanas das eleicoes. Daviz esta' em posicao de uma vitoria esmagadora! Nao ha' vitorias antecipadas, mas esse e' um sinal encorajador a candidatura independente deste carismatico Autarca! Ve-se porque os outros andam mesmo aflitos!

Unknown disse...

MacCharty, interessou-me mto o artigo em aprec,o. Associo-me a ideia. Alia's a mensagem nele e' fiel representac,ao da verticalidade e astusia politica que fazem Simango uma gde esparanc,a nao so' pr'a Beira, mas pr'a o pai's inteiro. Por isso, vou cita-lo nas minhas postagens, se me permitires.
Um abraco.

Jonathan McCharty disse...

Hello Dede!
Sabes que nao precisas de autorizacao alguma para citar ou re-publicar os arigos deste blog.
Um abraco e bom weekend!