17 junho 2009

Acção Jurídico-Legal contra a Renamo Deve Ser Vigorosa, Enérgica e Exemplar!!

Antes de me debruçar sobre os últimos atropelos à nossa jovem democracia, pelos cognominados “Pais da Democracia”, gostaria de vos trazer aqui à mesa, alguns excertos de um texto publicado aqui em Janeiro de 2009, referente as trapalhadas do líder da Renamo e muito antes de se vislumbrar a existência do MDM como um partido politico:

Aqui neste blog costumamos fazer “Previsões Meteorológicas” e não raras vezes, acertamos: Se o Führer pensa que uma hipotética vitória da oposição só será vitória se o sr. tiver a cara como “cabeça de cartaz”, então escreva o que estou a dizer: “Esse dia nunca vai chegar”!! Falta-lhe a “essência de um político”, aquilo que em gíria desportiva alguns chamam de “canhenhe” (pujança)!

Mas se o sr. quiser, pode ainda ser parte fulcral para a catalização desses eventos! O esforço exigido não seria de mais ninguém senão de si mesmo e obrigaria a uma “reviravolta tsunámica” nas suas hostes partidárias! Aqui, mais do que a acção em si, o “timing” revela-se um elemento crucial:

1) Já que o Führer não se cansa de imitar aos seus oponentes, especialmente em coisas erradas, acerte pelo menos uma vez: fale com os seus amigos “Republicanos” ou seus parceiros “Alemães” e arranje “bolsas de estudo” para a sua “cúpula de generais” (inclua o Mazanga no lote, pelo nível de desacreditação a que chegou) que nada mais fazem senão ser “pedras aguçadas no sapato”! Que não vão lá para estudar “Ciências Politicas” ou ingressar em “Academias Militares”, porque isso não põe comida no prato de ninguém: que estudem Agronomia, Economia, Administração de negócios, Arquitectura, Engenharia, etc e que voltem ao país, com uma ferramenta intelectual para a sua sobrevivência.

2) Convoque um “congresso” e reuna toda a sua família partidária, particularmente aqueles que o Führer sabe que “afastou” apenas porque a sua brilhante performance estava a fazer emergir a sua “mediocridade política”. (Aqui não se pode falar em “ofuscar” porque estamos a tratar de algo que actualmente não há memória de alguma vez ter “reluzido”). O sr. conhece esses indíviduos decor e salteado!

3) Se não quer ainda ser lembrado como alguém que “forçou” à mudanças democráticas nesta “Pérola” e terminou os seus dias num “senta-baixo” a lamentar da sua sina, assuma um papel “honorário” no partido que ajudou a fundar e nomeie um “secretário-geral” que será o indivíduo a concorrer nos pleitos eleitorais para a Presidência da República. A unanimidade neste momento é clara em relação à figura de “Daviz Simango”, não só pelo que já foi capaz de alcançar politicamente, mas pela “essência nacionalista” dos seus progenitores, cujas causas outrora advogadas e que levaram à sua morte, hoje são tomadas como “verdades absolutas”, como bem postulou Arthur Schopenhauer! Esses elementos todos são “armas políticas” de potencial inimaginável!

4) A sua habilidade em proceder a estas reformas que, de facto, são também a sua única tábua de salvação, propiciará a este eleitorado que anda completamente “disenfranchised”, a ter as suas “fichas novamente e automaticamente ligadas” num “click”, especialmente aqueles que têm acesso fácil a informação. Àqueles que se encontram nas zonas recônditas e rurais, que alguns sectores aventam a hipótese de ainda votarem (ou que votavam) em si “porque têm medo da guerra” ou “porque não notam a efectividade da actual governação, na realidade prática das suas vidas e pretendem ver uma coisa diferente”, dê-lhes a conhecer o seu “novo eleito”, fale do sangue nacionalista que lhe corre nas veias, tome a dianteira e mostre a capacidade de regeneração e revitalização do seu partido. Assegure que lhe dá todo o seu apoio e que vocês são um partido que percebe que o futuro desta nação, reside na sua juventude (verdade que neste país ainda está no segundo estágio de Schopenhauer) .

5) Führer, chegados a este ponto e dependendo da sua “velocidade de acção”, mesmo ainda neste ano 2009, pode ter a certeza que o país viverá um autêntico “tsunami eleitoral”! Mas se a sua recusa em abdicar da casmurrice for excessivamente dominante, então não se iluda: the untergang is just happening and will get worse to a point of no return, if not there already!! Não restará então, outra opção àqueles que pretendem discutir e contribuir com o seu intelecto e empenho para a resolução dos problemas desta “Pátria Amada”: a criação de uma “terceira força partidária”, que de facto, já será a “segunda” no dia da sua escritura! O seu partido e a sua “carruagem de inconsequentes” vai desaparecer!!

Não se pode aventar que “faltou aviso”!! Não foi apenas neste blog, mas muitas vozes, inclusive de dentro daquele partido, alertaram para a necessidade de uma urgente reforma!! A liderança da Renamo fez ouvidos de mercador e volvidos pouco mais de 5 meses, vemos que este partido está a viver, de facto, uma “queda-livre”, “downfall”, “untergang”...

Não vamos aqui repetir os detalhes do insólito episódio de Nacala. Não vamos também nos preocupar em relacionar aqueles eventos à Renamo!! Evidências há de sobra, incluindo o “best prize” em investigação forense: “a arma do crime”!!

Gostaria apenas de me debruçar acerca dos pronunciamentos das várias instâncias da “liderança” da Renamo que, só por si sós, são auto-incriminatórios, um exercício puro de “auto-flagelação”. O evidente “guilty-demeanor” no discurso de toda a gente “sénior” da Renamo que até aqui se pronunciou, dentre eles Arnaldo Chalaua e Fernando Mazanga, é matéria adicional para reforçar (e, de que maneira!!) a culpabilidade desta formação.

Porém, o caldo se entorna completamente após a entrevista concedida por Afonso Dhlakama. É de facto, confrangedor notar como este candidato ao mais alto cargo da nação, esgrime os seus argumentos, “arranja” a sua própria “lógica” para explicar esta autêntica boçalidade que mandou seus homens executar!! É realmente confrangedor!!!

E, não nos resta outra coisa senão apelar às autoridades competentes, a tomada de medidas vigorosas, enérgicas e exemplares contra esta formação que após 15 anos ainda não percebeu que este país não é uma “base alargada” com recrutas e comandantes maníacos!!!

13 comentários:

Reflectindo disse...

O Estado a agir energicamente nesta questão será o sinal para campanhas eleitorais pacíficas. Caso não poderemos assistir campanhas eleitorais mais violentas.

Jonathan McCharty disse...

Concordo contigo Reflectindo!!
Mas como o Estado, de facto, e' remoto controlado pelo "Bureau Politico" e este apresenta as suas decisoes e pontos de vista no Jornal oficioso, e, a avaliar pelo tipo de artigos que teem la' sido reportados ultimamente (e que bem tens dado conta no teu blog) e' bem possivel que tudo fique em "aguas de bacalhau"!!
Ha' muito medo que esta accao de justica, seja ela propria uma catapulta para Deviz e MDM!! E, como tudo e' politica mesmo, vamos la' esperar para vermos ate' onde vai o pudor dos nossos "orgaos de soberania"!!

Julio Mutisse disse...

A responsabilidade criminal é individual. Há que descobrir as pessoas (físicas) que praticaram os actos para que possam ser responsabilizadas. Acho que é de crime que se fala aqui.

A definição de crime acentua o facto humano, na dependência da vontade como suporte e ponto de partida da actuação da máquina regulada pelo direito criminal. Isto é, só a pessoa física individualmente considerada pode ser sujeito activo de uma infracção criminal. Só excepcionalmente se admite a punição de pessoas colectivas, como o é a Renamo, com a pena de multa.

Portanto, devemos nos bater por encontrar os autores dos tumultos de Nacala, encontrar os que arrancaram a arma a polícia e a usaram para dar tiros ao ar provocando o caos e inviabilizando o comício etc. Lembremo-nos que os pronunciamentos de qualquer um desprovidos de provas (tal como no caso da confissão) não têm relevância.

A arma encontrada em casa do Tio Afonso é um bom ponto de partida para investigar: quem a deixou lá? Porque lá? Porque a arrancou ao polícia? Para que fins? etc etc.

O resto é palha.

Jonathan McCharty disse...

Esta' bom, chefe!! De facto, precisa-se investigar muito e afincadamente!! Nao se conhece ninguem, nao se sabe quem perpretrou o atentado...Ha' que investigar...!!
Neste momento, nao ha' quaisquer elementos contra a Renamo!! Como bem dizes, so' existe palha!! Ha' que investigar...

Martin de Sousa disse...

Jonathan, é impressão minha ou o seu comentário acima é, demasiadamente irónico? Para além do que tem vindo na imprensa, o que mais se sabe meu caro?
Mutisse, a sua explicação acima, apesar de descontentar muita gente é útil. Parece que muitos investem(iram) tudo no sumiço da Renamo que até ironizam com a possibilidade, digo, impossibilidade de, neste caso, a Renamo enquanto organização e pelo menos em termos criminais, ser punida.
Outras coisas que muita gente se recusa a reflectir nelas é se basta ostentar uma bandeira de seja lá o que for para que os meus actos sejam atribuídos a entidade que detém tal bandeira. Concluimos pela necessidade de PUNIR a Renamo porque, única e exclusivamente, quem sabotou o comício trazia a bandeira da Renamo ou porque temos algo palpável que indicia a participação dos tais? Neste caso tem que se investigar e investigar muito, até para desactivar as falsas certezas que muitos tem.

Jonathan McCharty disse...

Algo que acho curioso e que julgo mostrar este esforco de "produzir uma outra realidade" e' que num dos comentarios anteriores do Martin, em que se refere aos "problemas que ve" e passo a citar:"Eu vejo ali crimes de injúria contra a autoridade pública, desacato a autoridade, ofensas corporais contra agentes da autoridade, porte e uso ilegal de arma de fogo, perturbação da ordem e tranquilidade públicas"...Caro Martin, qual e' a dificuldade de citar o MDM, entanto que "primeiro prejudicado" desta situacao?? Se se tratava de um comicio desta formacao politica, completamente sabotado (inclusive com tiroteio, destruicao de equipamentos, viatura, etc) por individuos conhecidos e devidamente identificados, perante e na presenca da "autoridade policial" (solicitada previamente para proteger o local), cuja arma de fogo entretanto arrancada pelos invasores, foi posteriormente recuperada na casa do lider da Renamo!?!

E' que, se perante toda esta "evidencia material" (note-se que a propria Policia e' que prestou praticamente toda a informacao) voces correm aqui a gritar "investigacao, investigacao.." (como se existissem elementos nenhuns a suportar este ocorrencia insolita...alias, temos 'juristas' aqui que nao veem qualquer evidencia neste caso..), nao admira que tenhamos neste pais comissoes com mais de 2 decadas a "investigar" a morte de Samora, ou assassinatos como o de Siba-Siba (8 anos), ocorrido num edificio completamente guarnecido, inclusive com meios audio-visionais, etc, e ate' aqui nao ha' resultados a vista!!

Eu, de facto, fico pasmado com o que voces todos "teoricistas conspirativos" estao por aqui e la' naquele jornal a dizer!!

Porque e' que os ilustres nao dizem de uma vez, "o que realmente vos faz correr??" Porque e' que voces nao dizem de uma vez que o avanco do MDM vos preocupa?? Que voces gostariam de "suprimir" o tempo de antena que este partido "involuriamente" (refira-se) esta' a ter?? Porque, no fundo, os senhores sabem que e' isso....e nao pensem que a gente nao nota o vosso esforco em adulterar a realidade!! (E' preciso muita coragem, num caso como este, para aparecer a defender a penalizacao de alguem que nao e' outra coisa, senao o principal prejudicado).

P.S-Amigo Martin, aquele tua fantastica "descoberta", 7 meses depois, das razoes que levaram a derrota massiva da Frelimo e Renamo juntas, na Beira, da' para uma publicacao num dos mais prestigiados jornais de ciencia politica no mundo. Esta tua descoberta do "coitadinho card", nao tenho duvidas que e' a "solucao magica" que os tantos politicos do mundo estavam esperando.

Martin de Sousa disse...

Tanto paleio e NICLES de resposta às minhas questões e ao que digo no comment anterior. Hei de te perseguir até obter as respostas que acho que me deves. Fuga para frente, escassez de argumentos. Beba um copo de água e volte mais calmo e me encontrará aqui, em sua casa, não tenho pressa de ir.

Jonathan McCharty disse...

Amigo Martin,

Que tipo de discussao gostarias de ter, quando viajas completamente na "especulacao" e "imaginacao", ignorando toda e qualquer "evidencia factual" existente!!

Nao vou aqui repetir o relato dos eventos, todos eles confirmados por diversas fontes, incluindo a propria Policia. O que fazemos com todos esses elementos?? Consegues ver possibilidade de comparacao entre a tua "teoria" e os "factos" ocorridos e devidamente registados?? Julgas estar a ser intelectualmente honesto na tua analise??

Ou da mesma maneira que defendes com animo e viva voz que "a politica e' feita de forma suja", acreditas que um "debate" se vence tambem com "sujidade" e "cambalhotas"?! Em nenhum momento "desafias" os factos conhecidos/registados (alguns referidos no meu anterior comentario) e mostrar por A+B que o MDM e' que os "orquestrou". Deputado da Renamo identificado, homens da guarda da Renamo identificados, arma da Policia arrancada por eles, mesma arma recolhida na casa de Dhlakama pela propria Policia, declaracoes de Afonso Dhlakama a esse respeito, declaracoes de Arnaldo Chalaua, Fernando Mazanga..........tudo isso e' "obra" de Daviz e do MDM??

E' isto, Martin, que achas que tens como "argumento" e que trazes aqui para esta discussao?? Julgas mesmo que tens alguma coisa?? Queres conspirar?? Tens "free space to ride", mas tens que articular o que defendes!! Nao e' dizeres que "Daviz orquestrou seu proprio atentado" e a coisa termina por ai!! Se queres ter "crentes" com um minimo de miolo aceitavel, tens que relacionar as tuas "teorias" aos "factos" ocorridos/registados no terreno...

Foquei algo no meu anterior comentario, o que literalmente, esta' patente no teu ultimo comentario (no Reflectindo):
"Porque e' que os ilustres nao dizem de uma vez, "o que realmente vos faz correr??" Porque e' que voces nao dizem de uma vez que o avanco do MDM vos preocupa?? Que voces gostariam de "suprimir" o tempo de antena que este partido "involuntariamente" (refira-se) esta' a ter?? Porque, no fundo, os senhores e nos tambem sabemos que e' isso....e nao pensem que a gente nao nota com clareza o vosso esforco "esforcado" em adulterar a realidade!! (E' preciso muita coragem, num caso como este, para aparecer a defender a penalizacao de alguem que nao e' outra coisa, senao o principal prejudicado).

Para ti Martin, Daviz teve tiroteio num evento do seu partido e este cidadao deveria ficar calado, porque senao "o pais e o mundo ficam a conhecer mais o MDM e seu candidato"??

Como e' que "reclamar justica" pode ser, ela propria, uma forma de "incentivar a violencia"?? (tuas palavras).

O amigo Martin, parece, de facto, nao acreditar num "Estado de Direito"!! Acreditas num Estado em que "tudo vale", "onde politica e' feita de forma suja", onde "a lei e' manipulavel conforme os nossos interesses politicos"!! Eu acredito noutro tipo de pais, talvez seja por isso que ainda nao comecamos este debate!! De facto, este debate ainda nao comecou...

A forma elogiosa como te referes a esta "situacao" (sujidade politica) revela que o que te faz correr aqui "nao e' justica". "Poder pelo poder" podia ser uma boa opcao nos testes de multipla escolha do Aires Ali!!

P.S-Acho infeliz a tua alusao ao debate sobre mortes na cadeia de Mongicual, facto que devias ter comentado nessa altura em que ocorreu!! A "justica" nao tem cor partidaria!! E' justica ou nao e'..
Tal como em Mongicual, os autores "materiais" e "morais" sao devidamente conhecidos e identificados e continuamos com o mesmo problema:

"Uma coisa essencial à justiça que se deve aos outros é fazê-la, prontamente e sem adiamentos; demorá-la é injustiça"
Jean de La Bruyère

Jonathan McCharty disse...

Amigo Martin, e' de facto muito simples dizer, e passo a citar-te: "Tanto paleio e NICLES de resposta às minhas questões e ao que digo no comment anterior"...

Eu queria ter a certeza que tu tens a certeza que eu e' que te devo respostas!!
Coisa boa e' que o povo deste pais nao e' constituido por zarolhos e daltonicos!! Quando em Agosto do ano passado, comecamos a dizer que Daviz iria ganhar, pela forma como liamos os factos, aquele povo cuja maioria nao sabe que internet e blogues existem, foi la' votar massivamente naquele candidato!!

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Caro Martin de Sousa, ainda não sabía que havia colocado aqui um comentário que te contradizes em todos os teus comentários.

Se bem que concordas aqui com que o Mutisse disse, será que é concordares que é só dos factos e não fantasias ou especulacões que tens feito em torno do caso?

Para mim, apesar de eu concordar muito com o Mutisse e talvez na totalidade se o compreendo bem, acho haver necessidade de uma medida vigorosa (talvez corajosa) a ser tomada contra a Renamo e essa medida passa por desarmar os chamados guardas do Presidente deste partido, o sr. Afonso Dhlakama. Os últimos episódios em Nacala-Porto e Nacala-a-Velha provam a necessidade urgente de desarmar os homens. Esse é um ponto, do resto, o atentado não é da responsabilidade da Renamo entanto que partido. As pistas de investigacão são as que Mutisse descreveu.

Martin de Sousa disse...

Oh Reflectindo, onde está a contradição? Volto a colocar as questões que coloquei no meu primeiro comentário aqui para que vejas que, de todo, corroboram com tudo o que tenho dito.
1. basta trazer ou ostentar uma bandeira de seja lá o que for para que os actos cometidos na posse de tal objecto sejam atribuídos à entidade oficialmente proprietária/dona dessa bandeira? 2. Neste caso concluímos pela necessidade de PUNIR a Renamo porque, única e exclusivamente, quem sabotou o comício trazia a bandeira da Renamo ou porque temos algo palpável que indicia a participação dos tais?
3. Numa fase em que a Renamo está desacreditada a todos os níveis não estariam aqueles "agentes" do acto macabro tão interessados em lixar mais ainda a Renamo e seu líder a ponto de se apresentarem daquele jeito?
Onde está a contradição aqui? Se as fizer ao contrário não reencontra a possibilidade que coloco de o próprio MDM ter feito arder a própria tenda para LIXAR a Renamo?

Reflectindo disse...

Caro Martin de Sousa, a tua contradicão foi de dizeres o seguinte: Mutisse, a sua explicação acima, apesar de descontentar muita gente é útil.

O Mutisse disse o seguinte: A arma encontrada em casa do Tio Afonso é um bom ponto de partida para investigar: quem a deixou lá? Porque lá? Porque a arrancou ao polícia? Para que fins? etc etc.

O resto é palha.

Isto que o Mutisse disse aqui, revela negar especulacões como as tuas. Se o Mutisse dissesse ao contrário, ele mesmo tem a certeza que levantariamos uma grande discussão.

Que pensam é aproveitar aquele acontecimento para fins políticos são: Edson Macuácua, Martin de Sousa, Matsinhe, Mubaze Jumari, Júnior Langa. Acompanhei-os e sempre os referi lá Reflectindo. Vcs estão tentando fazer um golpe baixo ao MDM. Viraram as armas ao MDM e é o que é essencial com as fantasias que fabricam - jogo sujo da política como disséis. Foi logo sem jeito e espanta-me que tenhas sido TU e ou Matsinhe que o fazem. Com a postura de Macuácua, Jumari e Langa pode não me espantar. Edson Macuácua não espanta a nínguém em Mocambique, é um papagaio; de Jumari e Langa nunca li e até pode ser o Xana ou qualquer miúdo mandado por Edson Macuácua.

Não seria nada mau se tivessemos vossas respostas das perguntas que vos fizemos nos diferentes posts.

A resposta da tua primeira pergunta é SIM. Os que atacaram ao Daviz e sabotaram o comício em Nacala-Porto foram elementos da Renamo bem identificados. Os que vocês identificaram ainda não apresentaram a ninguém senão uma especulacão e acusacão que até pode ser mais um atentado. As outras duas são uma fantasia e como não estamos num circo, não podemos ficar a rir.