24 junho 2009

Frelimo rejeita a Lei contra o Abuso de cidadãos pelo Poder Público!!

Está aqui uma potente arma de "arremesso político"! Se a Frelimo, ela própria que faz do Estado (recursos humanos, recursos financeiros, património, etc) sua propriedade, aprovasse esta Lei, não tenho dúvidas que teria sido o "acontecimento do ano"!!


Como é que a Frelimo iria corroborrar este projecto-lei, se o seu chefe da bancada parlamentar, em plenas câmaras da televisão que funciona com os dinheiros dos meus e vossos impostos, disse de boca cheia que "só um membro da Frelimo é que pode ser director de escola"! Se falamos de director da escola, falamos de director do mercado, hospital, “you name it”. Se “estas matérias estão legisladas”, como se justifica que ninguém tenha interpelado, intimado e sancionado Manuel Tomé pelo seu claro atropelo à Constituição da República??? Estão lembrados do anúncio do "Concurso Público" para o fornecimento de bandeirolas e camisetes para este partido, lançado pela "Direcção Provincial de Finanças de Inhambane"? Alguém mexeu palha a este respeito? Onde estiveram os “guardiãos” das referidas “matérias legisladas”?? Ou não existem??


Se a “Constituição da República” é letra-morta, que ninguém cuida, podemos ainda nos gabar de estarmos num “Estado de Direito”??


A Oposição tem aqui, elementos suficientes e comprovativos para apresentar ao eleitorado que o partido no poder, não está interessado no respeito pela Lei, transparência governativa, providência de iguais direitos e oportunidades aos cidadãos desta Pátria e fundamentamente, o direito destes mesmos cidadãos reclamarem pelas injustiças que sofrem no seu dia a dia (laboral)!!


Devem ser mesmo um “saco” aquelas romarias aos aeroportos, comicios, etc, para ir ouvir o mesmo blá blá de sempre, contra a sua vontade (refira-se), quando as pessoas estariam a produzir algo para esta economia (de transferências e serviços), para o desenvolvimento deste país!!! “Marcar faltas de serviço no Aeroporto???” E, aqui, os carrascos do povo, vos negam o direito da Lei vos assistir para reivindicar a usurpação das vossas liberdades!!! Se nada devem, de que temem??


E não pensem que o que está aqui em jogo é matéria ou apenas preocupação de indivíduos que não sejam membros da Frelimo: Quantos membros competentes dessa formação já foram destituídos ou exonerados dos seus cargos "solely" por terem sido vistos a conversar “num à vontade” com indivíduos da Oposição ou por terem feito coisas como aceitar levar encomendas destes no Aeroporto durante uma viagem?? Eu conheço vários indivíduos que sofreram sequelas do "Estado Policial e Excludente" em que se transformou esta Nação!!! Até quando você vai continuar a ter medo de cumprimentar seu familiar, seu amigo de infância, seu vizinho, adicionar aos seus elos o blogue de um “oposicionista”, etc, apenas porque ele tem opções políticas diferentes das suas ou não se move ao ritmo da “corrente oficial”?? Independentemente das suas opções político-partidárias, é esse o tipo de país que quer deixar para seus filhos e netos herdarem???


Explicar bem ao eleitorado o que está aqui em jogo, não tenho dúvidas que vai ser um enorme tiro pela culatra a esta formação que não está a precisar de mais outra coisa, senao ser substituida da governação!!!


O que é que os meus compatriotas acham deste “revés” (ou terá sido êxito??) às liberdades, justiça e transparência governativa, nesta nossa pátria onde apregoamos ser “cidadãos militantes”???


Ou "política é mesmo um jogo sujo" e é nisso que os meus compatriotas acreditam e tranquilamente querem ver continuar nesta pátria???

2 comentários:

Reflectindo disse...

Há dias escrevi um comentário para o Diário de um sociólogo reagindo à postura daqueles deputados da Frelimo na Assembleia da República que insultaram não apenas aos que votaram pela Renamo-UE e abstencionistas, mas também a uma boa parte dos que em 2004 votaram na Frelimo. Essa parte de que me refiro, na qual há gente que conheço, não votou à Frelimo para assistir uma arrogância e falta de respeito à coisa pública como esses deputados manifestaram ao reprovarem uma lei que lha protegeria não só a si, mas ao bem comum. Que há abuso excessivo do poder político em Moçambique todo o moçambicano atento sabe. Repetidas vezes tenho apresentado alguns nomes de moçambicanos que foram vítimas do governo frelimizado de Armando Guebuza. A declaração de MANUEL TOMÉ é sim o cúmulo de tudo isto. Aqui está a razão de a bancada que ele dirige ter chumbado um importantíssimo projecto de lei.

E sem falar de pessoas, sabemos das células da Frelimo nas instuições públicas onde pela lei eleitoral é proibido fazer propagandas políticas. Se a lei eleitoral não suficiente para acabar com as células, porquê não aprovar a lei que deixaria claro que não queremos células de algum partido nos locais de trabalho? Na segunda volta em Nacala-Porto registou-se e denunciou-se o uso ilegal de meios públicos como o caso de viaturas das direccões provinciais e do Conselho Municipal, então, porquê não aprovar um instrumento que combateria esta falcatrua?

Apesar de tantos problemas e que são da responsabilidade do seu líder, o Sr. Afonso Dhlakama e um grupinho à sua volta, a Renamo é ainda um dos principais parceiros do processo democrático em Moçambique e é quem representa legalmente (representante legítima da oposição) a uma boa parte dos moçambicanos. Na Renamo, para além dos que põem o barco a afundar, há ainda quem está acreditando-na/usando-na em/como meio ou espaço para contribuir no processo do desenvovimento da democracia pluralista/multipartidária em Moçambique. Tem havido prova disso em muitos espaços: na Assembleia da República, nas autarquias, etc. Confundir a desorganização da Renamo com aquela proposta do projecto de lei é mostrar que apesar de a Frelimo clamar maturidade ela está longe de fazer um Moçambique para todos. Esta tem sido a razão de eu insistir que a Frelimo não deve usar abusivamente o slogan Moçambique para todos, pois só e só confundirá o eleitorado.

Sendo assim, julgo ARREPIANTE (desculpem-me pela expressão) a maneira como a Frelimo (quero crer que sejam apenas alguns indivíduos, mas dos mais influentes) DESPREZA tudo aquilo que é proposta vinda da Renamo. É preciso ser da laia desses indívíduos que precisam de ser estudados e denunciados pelo seu comportamento anti-democrático, para engolir sapos quando rejeitam na sua totalidade a proposta do projecto da lei contra o abuso da coisa pública.

Espero que a atitude daqueles deputados da bancada da Frelimo tenha também arrepiado aos membros da Frelimo mais sensatos.

Jonathan McCharty disse...

Isto tudo e' de facto, lamentavel!!

"Membros da Frelimo mais sensatos" e' um conceito que ainda quero perceber!! E' que parece que as pessoas estao ali para levantar o braco, em "vivas para aqui" e "vivas para ali"!!

Nao se pode falar em "sensatez" se perante todo o tipo de "agressoes", as pessoas pautam pelo mutismo!! Se, em momento algum sentirem a liberdade de exporem as suas ideias!! Ou talvez, tais "ideias" nao existam, mesmo....."Alguem tem que pensar por nos e cabe a nos levantar o braco".......