08 junho 2009

Pela primeira Vez na Nossa História de Democracia: “Debates Presidenciais 2009”!!

Foi conduzida e publicada pelo Jornal @Verdade, após a constituição do MDM, há menos de 3 meses, a primeira grande entrevista com o seu presidente, Eng. Deviz Simango!!! De facto, é refrescante termos em “primeira mão” e, em “primeira pessoa”, as ideias, raciocínio, planos e visão de país que os altos governantes ou aspirantes a ele, desta nação têm!!

Tenho a impressão que há uma exagerada “inacessibilidade” dos altos dirigentes e politicos desta nação, quando se trata de prestar informação!! E, não me venham com a conversa de “Presidencia Aberta”, um claro “monólogo”, a manifestação do “jogo do pedestal” (eu aqui no pódio e tu aí no chão) e que, citando as palavras do “Savana”: “Não nos devemos orgulhar de um sistema em que o Chefe de Estado é obrigado a intervir até à unidade mais ínfima da divisão territorial de Moçambique para resolver problemas operacionais do dia-a-dia. Porque quando isso acontece, significa que toda a máquina da administração do Estado está numa situação de quase paralisia total”!! O que está aqui, portanto, em questão é outra coisa e, apesar de termos manchetes, serviços noticiosos, publicações, etc, retratando as nossas figuras políticas, não são necessariamente elas (figuras políticas) que falam pela sua própria boca!!

Quando é que foi a última vez em que, um jornal ou um canal televisivo conduziu uma “entrevista exaustiva” ao Presidente da República? Quando é que ele participou de um “talk show” ou de uma “conferência de imprensa”?? Se falo de Armando Guebuza, entanto que também presidente da Frelimo, falo de Deviz Simango (presidente do MDM), Afonso Dhlakama (presidente da Renamo), Raúl Domingos (presidente do PDD) ou de qualquer outro lider politico meretório de tal atenção!! Parecendo que não, estas são verdadeiras ocasiões em que os nossos políticos têm oportunidade de relançar a sua imagem, ao mesmo tempo que o eleitorado forma a sua “percepção” dos dirigentes que tem.

Vemos a actividade das nossas “lideranças políticas” se traduzir apenas em “discursos elaborados” e “intervenção em ambientes devidamente controlados”!! Os “dísticos”, “cartazes” e “panfletos” estão lá, mas a pessoa não está lá!! O que são suas ideias? Que visão de país estas pessoas têm? Como estruturam e planificam o desenvolvimento desta nação?? Quais são suas prioridades? E, porque não, qual é a capacidade de reacção destas pessoas em ambiente de pressão? Como raciocinam quando o Assessor nada pode “assobiar” do lado? Como constroem o seu argumento? Como articulam as suas respostas? Qual o seu temperamento??

Alguém pode responder a estas inocentes perguntas?

É que, num regime presidencialista como o nosso (alguns prefeririam chamar de “República Monárquica”), em que praticamente todo o poder efectivo se encontra reunido nas mãos do Presidente da República, não é pedir muito que o eleitorado tenha a chance de conhecer e avaliar por si só, e, em "igualdade de circunstâncias", aqueles filhos da sua terra que aspiram a ter o “dedo perto do botão vermelho”!!

A pergunta que urge colocar é: “Quando é que os nossos Media que, de facto, são (deveriam ser) os responsáveis em trazer a verdade dos factos à sociedade, vão começar a “put to task” os detentores e aspirantes ao “highest office on this land”??

É que, esta coisa de querer governar um país, este país, deve deixar de ser “almofadinhas” e “paninhos quentes”!!!

Já que estamos em ano de eleições e praticamente em “total campanha”, com expediente a “apodrecer” em prateleiras das várias instituições públicas, por desdobramento dos seus dirigentes pelo país a fora, para vender o seu peixe, julgamos ser altura de elevar o “Standard” do que tem sido as nossas campanhas eleitorais!!

Que, neste ano de 2009, em que se celebram 80 anos de televisão comercial, 50 anos dos primeiros debates presidenciais televisionados (J.F. Kennedy e Richard Nixon nos E.U.A) e 30 anos de Televisão em Moçambique, este país celebre estas efemérides com o marco histórico do início da prática de “Debates Presidenciais Televisionados”!!

Três debates, envolvendo os candidatos mais cotados e seleccionados com base em critérios como “Evidência de Elegibilidade Constitucional”, “Evidência de Capacidade para Constar do Boletim de Voto” (agora com esse negócio de caução), “Indicadores de Deter Apoio do Eleitorado”, etc, seriam realizados em cada uma das regiões do país!! Pode-se descartar, desde já, a possibilidade desse número vir a exceder quatro a cinco candidatos, dentre os quais se incluiriam, Armando Guebuza, Deviz Simango, Afonso Dhlakama, Raul Domingos (e mais quem?).

Este evento marcaria a criação de uma “Comissão Nacional de Debates Presidenciais” (CNDP), totalmente APARTIDÁRIA, não lucrativa e maioritariamente constituida por membros idóneos, de reconhecida integridade, provenientes e representativos da “sociedade civil” e “média”!! Apoios proviriam essencialmente do sector privado e caberia a CNDP definir as “regras do jogo”!!

No interlúdio entre eleições, esta “Comissão” poderia introduzir e dedicar-se à realização de “Debates Nacionais” entre as escolas do país e “Concursos de Literação” (como o Spelling Bee) que tanto fazem falta à nossa juventude estudantil e que, sem sombra de dúvidas, as motivariam para a aprendizagem!! Quem sabe, estaríamos a lançar as sementes que irão produzir os “políticos do amanhã”, que saibam "dialogar e debater construtivamente", em prol do futuro desta nação que, faz tempo, precisa de começar a beber da diversidade que a caracteriza!!

Se nos dizem que vivemos numa “sociedade democrática”, com “direitos e garantias” políticas, de informação, etc, constitucionalmente salvaguardas, a escolha dos candidatos pelos eleitores, precisa de ser “assistida” e este (debates) é um meio eficaz, justo e balançado!! E, não estamos a pedir muito!!

O repto está aqui lançado e estaremos atentos àqueles que imediatamente se oporão à ideia!! Porquê o farão e de que exactamente temerão, serão parte dos nossos “?question mark?”


“Ignorância e arrogância são duas irmãs inseparáveis, com um só corpo e alma”
Giordano Bruno

5 comentários:

Anônimo disse...

Na televisao estatal espanhola ha un programa cujo nome 'e "Tengo una pregunta para usted", Tem como principal convidado o presindente da republica ou um lider de algum partido da oposicao, e de plateia membros da sociedade que queiram fazer alguma pergunta ao convidado. O convidado dispoen de 1h para ir respondendo as perguntas da plateia. Sempre que vejo me pergunto, quando teremos debates destes em Moc?

Lucia

Jonathan McCharty disse...

Oi Lucia e obrigada pelo seu comentario e pela informacao em relacao ao programa da "televisao estatal" espanhola! Sao destas coisas que estamos aqui a sugerir! Os nossos politicos e dirigentes julgam, a avaliar pelo seu comportamento, que nos fazem "um favor" em programas dos generos, em que lhes e' "exigida" acountabilidade!!

O desafio esta' aqui lancado, mas la' ver se a "sociedade civil" se mexe, porque de facto, ela e' que deve "forcar a mudancas"!!

Abraco e volte sempre!

Jonathan McCharty disse...

..que nos fazem "um favor", "ao participar" em programas dos generos, em que lhes e' "exigida" acountabilidade!!

Reflectindo disse...

Debates frente-a-frente, dando oportunidade aos que não são forçáveis é o que está se fazendo em democracias. Mas temos que ter em conta que mesmo nas democracias maturas, se alguns candidatos, e, não menos os dos partidos no poder, pudessem evitar, o faria. Lá eles não evitam porque os jornalistas e a classe académica não os deixam. Portanto, temos que insistir e exigir que para as eleicões vindouras, haja um debate deste tipo.

A experiência relatada pela Lúcia, é como a democracia moderna deve funcionar. Daviz Simango já abriu o caminho no hi5 aqui 0187519701 onde interage com todos os mocambicanos que estejam interessados.

Jonathan McCharty disse...

Concordo plenamente contigo, Reflectindo!! O apelo que eu faco aos "media" e resto da "sociedade civil" e' exactamente no sentido de "forcar" a institucionalizacao dessa plataforma de "debate, acauntabilidade e prestacao de contas" na nossa esfera publica!! Os governantes, por si sos, nunca se oferecerao voluntariamente para esse "exercicio" que no fundo serve para lhes "por a prova"!!
O repto esta' lancado e as nossas instituicoes devem comecar a se mexer!!