26 setembro 2010

Manifestações de 1 de Setembro de 2010 – Que Sejamos Objectivos: “O que é que o Governo de Guebuza fez por este país, desde o seu 1° mandato”?? – ( 8)


A Natureza não quer Guebuza! O Povo não quer Guebuza!


À conversa outro dia com um amigo Argentino, este me asseverou que, naquele país latino Americano, o nome de Carlos Ménem deixou de ser pronunciado porque criou-se uma crença popular aventando que tal acção “pode trazer azar”!! Para os que não estão familiariazados, Carlos Ménem foi o presidente, fora as várias acusações de corrupção que pesam sobre sí, suas políticas desastrosas levaram a Argentina ao descalabro económico de 2000.


Fica por se saber se, pelo excesso de “bad karma” aqui a nivel doméstico, não teremos que tomar a mesma atitude em relação a “Foguinho”, nos próximos tempos e, pelas mesmas razões……!!


A Administração Guebuza entrou em campo com uma postura arrogante que tem sido correctamente agregada, nos meios de comunicação vertical, pela expressão “posso, quero e mando”!! Quando o diálogo e debate abertos, que deviam continuar a lubrificar a nossa esfera pública foram completamente amputados e substituidos por um “lambebotismo desenfreado”, o país viu-se subitamente regado por eventos insólitos, abarcando não só erro humano e pura negligência à mistura, mas também fenómenos naturais!


- Tivemos as explosões do paiol de Malhazine, que ceifaram vidas e destruiram bens económicos e propriedade estatal e privada. O cunhado do presidente, então ministro da defesa, teve que ser forçosamente demitido, pela incapacidade de prevenir e subsequentemente lidar com a catástrofe, mas sobretudo pelas afirmações irresponsáveis que foi proferindo no “midst” da tragédia!


- Sem nunca ter ocorrido algo similar depois da independência, o país foi sacudido por dois sismos, com fortes tremores inclusive na cidade capital. Vidas e bens foram destruídos.


- Numa sequência abrupta, dois importantes edifícios ministeriais foram assolados por incêndios, que até hoje, não se sabe como começaram ou quem os provocou. Recursos e documentos importantes do Estado foram danificados.


- Mortes por asfixia de porção consideravel de reclusos em cadeias do pais, com especial destaque para Mongicual. Alguém foi julgado? As famílias já foram ressarcidas??


Vamos dizer que a Natureza não quer Guebuza?? Quem somos nós para responder? Mas parece haver uma persistente aura de “bad karma” pairando por esta terra……


Por outro lado, com alguma certeza, podemos afirmar que o Povo já não quer Guebuza! Não me lembro, se alguma vez quis!! Na sua “curta governação” (a avaliar pelos argumentos que irreflectidamente apelam à extensão de mandatos), duas manifestações violentas na capital e um pouco pelo resto do país, deram clara evidência que o Povo não está nada de amores com esta governação de “vamos lá encher os nossos bolsos”!


Porquê?? Porque ela se deixou dormir à sombra da bananeira das políticas macroeconómicas importadas, que alegam que “o mercado se regula por sí próprio”! O governo não precisa de fazer nada! Basta autorizar mega-projectos às multinacionais e por algumas quinhentas na algibeira! Não há necessidade de aplicar dinheiro e investir em causas sociais! “O povo é bom a se desenrascar”!!


É preciso que esse povo se ire, a ponto dos governantes terem que ir escondidos e camuflados ao gabinete do primeiro-ministro, evitando serem tomados como troféus, para que adoptem medidas condizentes com a realidade em que vive esse povo???


Falamos aqui neste blog, da “Depreciação do Metical” e que o Governo, para alem de não se pronunciar sobre o assunto, nada estava a fazer para estancar a derrapagem da moeda! Agora, começam a transbordar do pote, informações reveladoras da imposição do FMI ao Banco Central, para aumentar as reservas internacionais e que isso, associado à reduzida injecção de divisas no mercado é que estava a incorrer na acentuada desvalorização da moeda nacional! O gato, ou seja, “o esforço coordenado de depreciar a moeda”, pelos vistos, vai amostrando a sua cauda aos bocados……!!!


O mesmo FMI que destruiu a economia de um país próspero como o era a Argentina!!!!


Quanto é que o nosso país recebe de juros por estas políticas desastrosas que é forçado a seguir???

Nenhum comentário: