03 setembro 2010

Manifestações de 1 de Setembro de 2010 – Que Sejamos Objectivos: “O que é que o Governo de Guebuza já fez por este país, desde o seu primeiro mandato?


Não passa um mês que, na contra-corrente da abrupta depreciação do Metical e consequente agravamento do custo de vida, o ministro da “Planificação e Combate à Pobreza Absoluta” veio a terreiro pintar um quadro falacioso, de “altos progressos económicos” verificados no primeiro semestre. O ministro e alguns dos seus papagaios partidários correram logo a afirmar que “não havia riscos de instabilidade social”!!

Ora, “instabilidade social” é uma palavra pouco vulgar, no reduzido portfólio linguístico das nossas elites políticas, porque, como se gosta de propalar, “o Moçambicano é pacífico”. O que me veio à cabeça na altura foi que, a saliente preocupação para com aquela “expressão”, era um prenúncio que os “termómetros da instabilidade” já tinham o mercúrio todo disparado cá para fora dos tubos capilares.

Quando me entrou a sms da convocação para a greve no celular, eu não tive dúvidas que haveria mesmo manifestações!! Só quem não tem pulso para a situação miserável em que vive este povo é que poderia pensar no contrário!!

Agora, enquanto os “analistas de opereta” continuam a fazer o seu acéfalo “exercício de avestruz”, há que sermos objectivos:

“O que é que o Governo de Guebuza já fez por este país, desde o seu primeiro mandato”???

Segue-se uma análise que se irá debruçar dos seguintes aspectos:
- Infraestruturas e Projectos de Extracção Mineira
- Negócios do Estado
- Despesismo de Estado
- Políticas de Desenvolvimento
- "7 Milhones"
-Retrocesso das Conquistas Democráticas e Liberdades Fundamentais
- A Natureza não quer Guebuza! O Povo não quer Guebuza!
- Governo por um fio de linha!

Nenhum comentário: