04 setembro 2010

Manifestações de 1 de Setembro de 2010 – Que Sejamos Objectivos: “O que é que o Governo de Guebuza fez por este país, desde o seu 1° mandato”?? – ( 4)


Despesismo de Estado


Assistimos à depauperação, sem nunca antes visto, dos parcos recursos do Estado. A façanha começou com a “inutilização” de toda uma frota luxuosa de carros protocolares da Presidência da República, que vinham sendo usados por Chissano.


Seguiu-se às romarias da primeira dama, com pompas de raínha, pelo país inteiro (distrito por distrito), à custa dos meus e teus impostos, mas sem nenhuma nossa autorização .


Quando por causa da crise (e mesmo antes dela) todo o mundo fala em “contenção financeira, austeridade e cortes nas despesas”, Guebuza e seus sequazes nadam em piscinas de altos salários, regalias e mordomias sem fim. Nenhuma palavra é mencionada nesse sentido, sabendo-se que 80% do nosso orçamento é despendido à nível do Governo Central.


Outro aspecto de que nada se tem falado, são os milhões que se alega estar a despender com os Serviços de Segurança do Estado, quando o recrudescimento do crime violento e organizado vem refutar qualquer hipótetico investimento nesta área! Nem meras “manifestações populares” conseguem ser detectadas…….


Evocando “segredo de Estado”, esses valores não são auditados e não há dúvidas que têm estado a ser drenados para actividades inconfessáveis de fórum partidário e outros fins alheios ao interesse colectivo da Nação. Não é pedir muito à Assembleia da República que audite e fiscalize esta despesa específica do Orçamento. Mesmo a própria Rússia acabou de revelar os salários que paga aos seus agentes secretos…..


Como cereja no topo do bolo, 6 helicópteros para viagens tão ridículas, como Maputo-Boane ou Maputo-Marracuene, que não distam mais de 20 Kms. Quando se pergunta “o porquê de tanto esbanjamento”, o arrogante tem a coragem de dizer que “precisa de gastar, para trabalhar”!!


"Qual trabalho", perguntamos nós???

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando penso na audácia com que este governo da Frelimo trata os cidadãos que votaram neles e permitiram que gozem de todas as mordomias e regalias a que têm e não têm direito, fico revoltada, tenho vontade de vomitar, dá-se-me a volta ao estômago. A tudo isto apelido de ABUSO de poder e de autoridade.
Governos considerados de países desenvolvidos não ostentam ou esbanjam como o nosso.
Sabe, estou farta de ver o sofrimento do meu povo, sem nada poder fazer para mudar as coisas.
Resta-me a esperança de que nada é eterno e o pensamento cristão de que "quem semeia, colhe".
Que Deus abençoe Moçambique e o seu Povo.
Este governo é de sangue-sugas, de exploradores e de violadores dos direitos básicos do ser humano.
Maria Helena

Jonathan McCharty disse...

Urge que seja tomada uma medida pelo Povo mocambicano.
Este Governo, esta' provado, nao tem capacidade para fazer desenvolver esta terra.
O distanciamento para com o povo, nao e' de admirar, se tomarmos em conta que o Conselho de Ministros nao faz outra coisa, senao distribuir "negocios do Estado" para a sua cupula predadora!
O povo nao tem outra hipotese, senao "rebentar" e "explodir", com consequencias que temos estado a observar.

Agora, este mesmo povo, tem que acordar para a "manipulacao" que tem sofrido em todos os periodos eleitorais, muitas vezes ate' evocando ao TRIBALISMO, para dar uma sensacao que existe um "NOS" ou um "NOSSO".

Nessa altura, o discurso tende a ser: "Eles querem levar o que e' NOSSO"! "Querem levar o que NOS construimos".

O povo precisa de perceber que, para esta Frelimo, nunca existiu um "NOS" ou um "NOSSO". Essas palavras descrevem a sua cupula retrograda e analfabeta, seus sequazes e familias! Ponto final!

Que ninguem se esqueca disso........