06 setembro 2009

Google Acusada de Racismo!!


Depois de receber a imagem acima por email e, após perceber o que, de facto se tratava, recordo-me apenas de ter ficado cerca de 3 (três) minutos em prolongada gargalhada!!

Passada essa fase “involuntária”, achei prudente procurar mais informações a respeito desse “insólito” episódio! Numa breve pesquisa pela mesma “Google”, deparei-me com uma série de debates em fórums da internet e da blogsfera, caracterizados pela natureza “pacifica” e “apaixonada” que questoes sensitivas como o “racismo” despoletam!!

Uma explicação que encontrei plausível é que:
1) Alguém terá eventualmente escrito erradamente na janela do “search” algo que podia ser, por exemplo: “Balck people stole my car”
2) O “motor de busca” (search engine) prontamente terá sugerido: Did you mean: “Black people stole my car?”
3) Na secção onde os carácteres são inseridos, a pessoa terá alterado “Balck” para “White”.
4) Finalmente, tirou uma foto do “screen” (screenshot) e temos este “buzz” na internet!!

No entanto, este procedimento já não funciona para tudo o que se assemelhe a “black people stole my car” ou “white people stole my car”! O amigo internauta pode tentar e dar-nos o seu palpite!!

Experimente também, por exemplo, inserir a palavra “cursivr” e o motor de busca lhe sugerirá imediatamente: Did you mean: “cursive?”, estando o “display/screen” com a mesma aparência daquele em que a imagem acima foi capturada!!

A questão que se coloca é a seguinte:
- Porquê a Google imobilizou/desactivou/congelou as configurações (settings) referentes à busca das expressões: “black people stole my car” ou “white people stole my car”??

a) Estaria com receio que mais “screenshots” fossem obtidos da mesma maneira, de seguida espalhados de forma virulenta pela internet e propagando a ideia que esta empresa é de facto racista? ou
b) Haveria de facto problemas nas configurações em que, as buscas que pretendessem associar o roubo de um carro a um “white” eram automaticamente convertidas em “black”??

Na breve pesquisa que realizei, não encontrei um pronunciamento/esclarecimento da “Google”! O facto é que, do jeito que as coisas estão, desactivando aquilo que eventualmente poderia explicar este insólito de forma simples e não prestando qualquer esclarecimento a este “rumor”, o que por sí só, abre campo à especulação, esta empresa não tomou uma decisão sábia e está a passar a ideia de haver aqui algum “guilty demeanor”!!

Um comentário:

Reflectindo disse...

Interessante artigo sobretudo para quem quer´entender discursos.

Nota-se o que o google interpela à Frente de libetacao nacional: Veja que mesmo uma expressão mais ou menos "negro ou branco" é o ladrão, interessaria aos pesquisadores. Então, o googles está a fazer uma boa contribuicão ao mundo, à academia....

Um abraco