21 maio 2009

“Auto-Estima” da Frelimo!! - Preâmbulo

Num processo recorrente de uso abusivo de “termos” e “expressões”, que ninguém explica, ninguém pede esclarecimentos do que se trata e, o que considero grave, ninguém se preocupa em procurar perceber pelos seus próprios meios, vêmos esta “expressão” inundar todos os cantos, meios de comunicação e discursos políticos, neste país!!

Devemos ter Auto-Estima”, é a palavra de ordem!!

Mas será que a minha avó lá em Changalane, o meu tio em Vandúzi ou o meu irmão em Mandimba sabem o que é esse “bicho” intitulado “Auto-estima?? E, citando Leonel Magaia, não estarão, todos eles, a perguntar (nestas presidências-abertas): “Come-se”??
Os que não se cansam de difundí-lo aos “quatro ventos” e nós, supostamente mais informados, sabemos o que, de facto, é “Auto-estima”? Como é que ela se constrói?? Quais são os factores que a afectam??

Este é um tema que, vos adianto, controverso!! Desde a sua introdução no léxico inglês, no longíncuo ano de 1657, presumivelmente por John Milton e, o seu subsequente uso e exploração por estudiosos e autores do campo da Psicologia e Filosofia, muitas interpretações e abordagens têm surgido!!

Mais do que “certezas” ou “polémica”, esta, tanto quanto outras postagens patentes neste blog, pretende “aprender” e “procurar perceber”, “o que realmente significa” ou “o que entendem significar” os proponentes da tão propalada e inflacionada “Auto-estima”!?!

4 comentários:

Júlio Mutisse disse...

JM, já estou a fazer a minha pesquisa mas já pergunto: whay Auto estima DA FRELIMO? Porque não SÓ AUTO-ESTIMA?

Jonathan McCharty disse...

JM, aguardo pelos teus subsidios!
Hehe, porque "auto-estima da Frelimo?? Acho, porque para alem desta formacao partidaria, nao vejo qualquer outra se pronunciar sobre este "conceito"!! Talvez, dela possamos ter subsidios importantes para esta nossa aprendizagem!!

Nelson disse...

Esse “negócio” de auto estima deve ser mais um desses conceitos bonitos que são usados nos discursos igualmente bonitos. De tão usados, ninguém procura entendê-los. Numa altura em que está a porta a campanha eleitorar urge “exigir” que esse e muitos outros “motos” seja desmistificados. Vamo exigir que sejam traduzidos na líguagem “entendível” para todos. Como é que eu explico a uma vovô lá no recondido Pavua, oque o PR quer dizer quando fala de “auto estima”

Jonathan McCharty disse...

Nelson,
De facto, esta e' uma questao de "accountability"!! Quem vier, com seja o conceito que for, deve "explica-lo" e "traduzi-lo" em quinhentas!!
E' que, pode se dar o caso dos proponentes acerrimos destas coisas, serem os que mais delas carecem!!
Vamos ver, onde esta postagem vai-nos dar!!
Vou lembrar tambem que esta e' uma preocupacao que deveria ser de todos e todos somos convidados a dar o nosso contributo!
"Discutir o pais", exige isso da nossa parte!