A blogsfera Moçambicana está neste momento absorvida por “aceso debate” ou “debate de surdos” relativo à postura que Moçambicanos devem ter quando tratam questões nacionais com entidades ou pessoas estrangeiras! É nessa esteira, que surge o “conceito” novo ou remendado de “Embaixadores da Desgraça”!!
Ora, o que aflige esses concidadãos proponentes desse “termo”??
Essa é matéria para mais adiante!! Mas esses concidadãos, doravante designados “Embaixadores da Pobreza Absoluta”, defendem que “por uma questão de orgulho nacional e auto-estima (conceito que definitivamente não conhecem), os Moçambicanos deveriam refrear de abordar com entidades ou individualidades estrangeiras, certos assuntos negativos de fórum nacional, mesmo sabendo que estes constituam a realidade”!!
No entanto, para fazer o seu “caso”, os nossos “Embaixadores da Pobreza Absoluta”, recorrem incessantemente a “argumentos falaciosos”!! Segundo a Wikipédia, “argumentos falaciosos” podem parecer argumentos válidos, mas não significa necessariamente que as suas conclusões sejam verdadeiras!! Podem ter validade emocional, íntima, psicológica ou emotiva, mas não validade lógica.
Evocam por exemplo que, os Europeus (pessoas ou instituições), apesar dos seus problemas internos, jamais iriam abordar essas questões com entidades ou pessoas Americanas, ou vice-versa!!
Têm muita razão quando se referem a este aspecto, mas não têm coragem de ir suficientemente a fundo, para articular as “razões” porquê isso não acontece entre Europeus e Americanos!! Evitam referir que nesses países, existe debate sério na esfera pública!! Evitam dizer que nesses países as instituições são fortes, respeitam as leis e estão constantemente sobre escrutínio da sociedade! Evitam dizer que os tribunais são organismos independentes e não aceitam estar à mando ou sob coleira de quem quer que seja!! Mas sobretudo, evitam referir que nem Europeus, nem Americanos, recebem dinheiro da sua contra-parte, para avançar com aspectos como democracia, reforma legal, justiça social, construção de infra-estruturas, melhoria dos serviços de saúde, educação, etc, em suas nações!! Sociedades com observância destes pressupostos, muitos deles dependentes de apenas "vontade política", são autónomas tanto no debate de seus problemas, como na sua solução!!
Portanto, é obrigação de qualquer cidadão responsável, à meio do mar de dificuldades que se põem para o estabelecimento de uma “Sociedade Civil Funcional”, que esses recursos que nos são disponibilizados para o melhoramento dos tais “aspectos negativos” que ocorrem, sejam devidamente aplicados!!
Porque, se melhorarmos todos esses “aspectos negativos” que ocorrem cá entre nós, quem se vai beneficiar somos todos nós Moçambicanos, “Embaixadores da Pobreza Absoluta” incluídos!! Portanto, estar atento e vigilante está no nosso próprio interesse!!
Os “Embaixadores da Pobreza Absoluta” evocam ainda que, problemas nacionais devem ser resolvidos cá entre nós, sem envolver cidadãos ou instituições estrangeiras!! Tudo muito bem!! Mas em vez de estarmos aqui à conversa, devemos aplicar o mesmo procedimento a aspectos concretos: “Comecemos por construir as nossas escolas, hospitais, estradas, etc, com o nosso dinheiro!! Comecemos por dialogar abertamente sobre aspectos prementes da nossa sociedade, como cidadãos responsáveis e não como membros de um partido”!! E, para isso, convido-vos a olhar para aspectos correntes e falarmos exactamente o que é isso de “primeiro resolvermos os nossos problemas cá entre nós e qual tem sido a nossa atitude”!!
- Bypass da Mozal: ainda não foi apresentado nenhum estudo sobre a poluição que está já a ocorrer. Algumas organizações da sociedade civil submeteram uma petição à Assembleia da República, o que por lei, obriga ao Governo a cancelar a sua irresponsável decisão e esperar pelo parecer do Tribunal Administrativo! Os partidos da oposição solicitaram um debate maduro naquele órgao legislativo, porque o que está aqui em jogo é a vida de concidadãos, que são os mesmos que na maioria elegeram (ou diz-se ter elegido) os deputados da Frelimo e o “Governo de dia”!! A Mozal já está a poluir e caros “Embaixadores da Pobreza Absoluta” digam-me-lá, o que é exactamente isso de “devemos discutir e resolver os nossos problemas entre nós”???????????
- Sedes de Bairro no Município da Beira: a lei é clara em relação ao limite de alienação de um apartamento numa cidade, seja por um indivíduo ou instituição!! Temos aqui um partido a querer alienar 14 apartamentos e edíficos que não lhe pertencem!! O Concelho Municipal da Beira apresentou o recurso ao Tribunal Supremo, e antes da deliberação deste Organismo, o Tribunal provincial mandou executar a sentença ilegal e prejudicial aos desígnios do Município e seus cidadãos!! Expliquem-me-lá, prezados “Embaixadores da Pobreza Absoluta” o que é exactamente isso de “devemos discutir e resolver os nossos problemas entre nós?? Onde, como e quando é que se faz isso”???????
Esta é uma Nação “sem problemas nenhuns”!! Porque, se houvesse problemas, esses seriam discutidos algures, coisa que não acontece, por conta da arrogância e incompetência que se instalou nos últimos tempos lá para as bandas da Pereira do Lago!! Daí termos estes “apparatchiks”, movidos por “disciplina partidária” e dizendo coisas que pouco entendem, achando que podem ditar regras de como cada um de nós se deve comportar!! Se no fórum partidário devem ficar com o bico calado, não pensem que podem transladar esse mutismo e acriticismo para esta sociedade!! Este país não é um “comité central alargado”!!!
Mas, regressando a pergunta que fiz no inicio desta postagem, esta investida dos “Embaixadores da Pobreza Absoluta” não passa da manifestação do seu “Ego Derrotado”!! “Ego Derrotado”, porque depois das ilegalidades e arrogância que caracterizou a “roubalheira eleitoral de 2009”, os “Embaixadores da Pobreza Absoluta” e seus patronos chegaram à humilhante conclusão que não poderiam ir à lado algum!! Porquê?? Porque nesta sociedade adversa ao debate lógico, honesto e com respeito pela legalidade, aqueles que dispendem dinheiro para que nos transformemos numa sociedade moderna, fecharam a “comporta” e os arrogantes se sentiram à nora!! Sim, porque o tal argumento de “interferência em aspectos de soberania nacional” deixa de funcionar quando o bolso está roto e não se tem ideia ou competência de como gerar riqueza nacional a partir dos recursos que super-abundam entre nós!! Contrariamente ao argumento que “essa decisão fez sofrer o povo”, o que o “fecho da comporta dos dinheiros” fez, foi pôr a sobrevivência do governo do dia, como um todo, em risco, pelos efeitos económicos e sociais perversos que despoletou!! Porque sofrer, em termos de grau, o povo anda hoje confuso se isso começou com a exploração colonialista ou com a independência nacional!!
“Ego Derrotado” porque os “Embaixadores da Pobreza Absoluta” e seus patronos tiveram que engolir sapos graúdos, como quando por exemplo, tiveram que alterar o Regimento da Assembleia da República para permitir ao MDM formar bancada, ou a proceder a alteração da Lei Eleitoral, coisas que diziam que não iriam fazer. Quem fez isso, acontecer, quem forçou isso foram os doadores, que os “Embaixadores da Pobreza Absoluta” sugerem que os Moçambicanos com cabeça no lugar não lhes devam dizer o que se passa por aqui!! Do jeito que as coisas estão por estes dias, a ser resolvido só por Moçambicanos, só por pancadaria!!!
Outro aspecto que pode ser elucidativo desta investida dos “Embaixadores da Pobreza Absoluta”, é a falta de diálogo e ausência de crítica nos seus círculos partidários!! É só ovelhas a gritar “Oyiêeh”!! O comportamento destes sequazes, como se fossem peças com o cérebro sob controlo-remoto de terceiras partes, é elucidativo disso!! A forma como, com inuendos raciais à mistura atacam Jorge Rebelo, um autêntico herói nacional que seguramente continuará imponente e será ovacionado quando os trapos forem à queima, é bastante reveladora!! Dizem que o bom do homem devia “falar isso num fórum próprio”?? Qual fórum próprio??? Se aquele imbondeiro, cuja postura vertical é-lhe conhecida, tomou a disposição de, pela primeira vez, em termos contundentes , apontar as mazelas que "nosotros" temos insistido faz tempo, em termos públicos, só pode ser por estar cansado de insistir e constatar que está este tempo todo a falar com múmias ou quadrados!! O quadrado, como se sabe, mesmo sabendo que está na posição errada, não se mexe!! Precisa ser chutado ou removido!! Por isso, “Bem haja, Dr. Jorge Rebelo”!! O país estará eternamente agradecido pela sua postura incorruptível!! E essa é que é a postura que se exige de todo o cidadão Moçambicano responsável!!
Que esse convite a “varrer a lixeira e colocá-la debaixo do tapete”, evocando hipotéticos “orgulho nacional e auto-estima” seja varrido para o lixo!! Porque, o país por que nos temos batido e queremos construir, não se coaduna com a mentira!! Para estes que sem saber propriamente o que isso significa, falam constantemente de “Auto-Estima”, deviam saber que “quando nós pusermos o melhor da nossa “consciência” em prática, ou enfrentarmos uma "verdade desconfortável" com coragem, ou tomarmos responsabilidade pelas nossas acções, ou não ficarmos calados quando sabemos que a situação a isso obriga, ou recusarmos a trair as nossas convicções, ou perseverarmos mesmo quando perseverar não é fácil – a nossa “Auto-estima” cresce e se fortifica!! Nós podemos notar que, se e quando, fizermos o contrário, a nossa “Auto-estima” se erode! Mas, é preciso realçar que, todas essas observações implicam que tenhamos escolhido “viver e sermos conscientes”!
Quando nós pretendemos “nos alinhar com a realidade”, da melhor forma que a compreendemos, não só desenvolvemos, como também fortificamos a nossa Auto-estima! Quando, ou por medo ou por desejo, pretendemos “escapar / fugir” da realidade, nós prejudicamos a nossa “Auto-estima”. Nenhum outro factor é tão importante ou básico que a nossa relação cognitiva com a realidade ou seja, para com aquilo que, de facto, existe!
Quando a “consciência” não pode confiar em sí própria, em face ou como consequência de “factos desconfortáveis”, ela tem a “política” de preferir “cegueira” em vez da “visão”! Uma pessoa não pode se respeitar a sí própria quando frequentemente, em acção, trai a sua consciência, o seu conhecimento da realidade e as próprias convicções. Esta pessoa há-de ser alguém que age “sem integridade”!!
O apelo a sermos falsos e inconscientes é a mantra de pessoas, elas próprias, sem auto-estima!! Mas elas pensam que são a “a a auto-estima em pessoa”................!!
E, neste aspecto, a série do Abdul Karim , que é um “must read” fala propriamente como a Imagem e Identidade de Moçambique" podem ser melhoradas!! É melhorando os aspectos negativos que ocorrem entre nós e não mentindo sobre eles a quem quer que seja!! É reconhecendo a existência desses problemas e estando dispostos a tomar uma atitude sobre eles!! É discutindo esses problemas e se esforçando a solucioná-los com cordialidade, civismo e sobretudo, respeito pelas leis!! Isso é que é ser “Cidadão Responsável” e promover uma “Cidadania Responsável”!!
Querer ser ou promover o contrário é não ser outra coisa senão “Embaixador da Pobreza Absoluta”, espécie que a seu tempo, não tenho dúvidas, vai desaparecer do mapa!!! Vai desaparecer porque acha que este país deve ser construído em “fundações de mentira”, coisa que não só é insustentável, como nunca sobreviveu em parte alguma deste planeta!!