17 abril 2010

“Cine Dióguia”!!


Para quem tem quilómetros de país, certamente que conhece Quelimane, a cidade capital da ostracizada província da Zambézia.


Conheci aquela acolhedora cidade em tempos idos, quando viajar entre províncias do país, só era possível por Antonov’s da força aérea ou por via marítima (navios de carga ou de passageiros)!


Se estou bem lembrado, é no cruzamento entre as Avenidas Eduardo Mondlane e Josina Machel, dois “supremos” heróis nacionais, que se situa um dos “Ex Libris” daquela cidade: o “Cine Teatro Águia”!! Obra imponente, de uma fenomenal arquitectura, cultural e artisticamente rica, esta casa de teatro e cinema, sem sombra de dúvidas, disputaria os lugares cimeiros dentre os três (3) melhores cines do país!! No outro extremo da Josina Machel, o Cine Estúdio só poderia ser equiparado a um “Xenon”, mas mesmo este estaria, sem exageros, há anos-luz do Águia!!


Foi nesta casa de cinema que naquela altura assisti a filmes que se encravam na cabeça dum indivíduo para o resto da vida, como “O Tempo dos Leopardos”, “O vento sopra do norte”, “Assalto ao trém-pagador”, “Wes”, “O russo rende-se”, “Clã de assassinos”, só para citar alguns!!

Numa altura em que reclamamos pela progressiva degradação de valores morais da nossa juventude, para a qual a sociedade inteira tem responsabilidade acrescida e o teatro e o cinema tem um papel particular a desempenhar para evitar o “torcer desses pepinos”, onde é que está a casa mãe de Teatro e Cinema daquela cidade capital, senão de toda uma província??

Causou-me pasmo, dôr e consternação, vêr o “Águia” transformado em ruína, alí bem no centro daquela cidade, quando se pode vêr, num olhar rápido pelas fotografias, e pela ainda imponente estrutura do edifício, que terá sido um eventual problema de infiltração pela cobertura, que terá arrastado uma obra daquela envergadura para o lamentável estado em que agora se encontra, quando seguramente tinha muitos mais anos pela frente!!

País nenhum pode evoluir com desleixo e olhar impávido e sereno desta magnitude, por parte das autoridades governamentais, empresários locais e sociedade civil, ao colapso completo e irreversível do património arquitectónico, cultural e histórico, não só de uma cidade, mas do país em geral!!

Dizia na minha série “Parlamento de Fome”, consultável "aqui" e "aqui", que o sistema político actualmente em vigor, não permite a devida representação das regiões, pelo facto de um gato pingado qualquer, sem relação alguma com os círculos eleitorais e ao qual não é possível exigir-se-lhe responsabilidade ou sancioná-lo, ali cair de pára-quedas e dizer que “vai lutar pelos interesses daquelas regiões e suas populações”, somente até ao momento em que se "abala" com os votos e mandatos recolhidos!!! O resultado é mesmo este, aqui à vista de todos!!

Será que os “pesos pesados” que diziam ou dizem representar o “Círculo Eleitoral da Zambézia”, segunda província mais populosa do país, não viram o “Águia” colapsar?? Ou a tal de “representação” resume-se apenas a “ir recolher votos”???

Numa altura em que, o tipo de disparidades abismais por que se assentam os carris da governação deste país vem a descoberto, quando se revela que apenas 28% do Orçamento Geral do Estado é que será destinado “as províncias”, julgo que chegou o momento destes povos historicamente alienados comecem a dar passos decisivos para a sua emancipação política, económica, financeira e social!!

Ninguém fará isso por compaixão, ou oferecer essas benesses por caridade a estes povos ostracizados e alienados!! Cada um terá que descobrir e desbravar o seu próprio caminho!!

Nem que seja a título simbólico, Quelimane e a Zambézia, poderiam começar a sua “marcha” decisiva pela emancipação, atribuindo a estas ruínas do “Águia”, o sugestivo nome de “Cine Dióguia”!!

2 comentários:

Adelson Rafael disse...

Viva!

Gostei das fotografias do Cine Aguia, e tenho uma parte da minha hiostoria passada nesse cine que fica a 20 metros da Casa de meus Pais, solicito sua autorizacao para uso das fotografias.
Um abraco
Adelson Rafael

Jonathan McCharty disse...

Mano,
As fotos estao ao seu inteiro dispor!!
Devo imaginar a dor que sente, ao ver um cine deste calibre, que certamente frequentou, sucumbir deste jeito!! Nem o "Coliseu de Roma" se encontra tao degradado!!
Abraco fraterno!!