13 março 2010

Ode à Juventude Moçambicana!!

Amigos, conhecidos, familiares e anónimos associados, pelo seu zelo profissional estão a dirigir vários sectores, tanto em instituições privadas como em públicas.

Chegaram lá, por mérito próprio!


Mas, o que eu considero uma autêntica desgraça para o país, é parte destes indivíduos, que é gente capacitada, perder totalmente o cerne da sua missão e passar a comportar-se, como se não tivesse habilidades nenhumas e estivesse naquela posição de direcção, por alguém lhe ter feito "um favor"!!

São pessoas que, nos seus sectores deveriam ser agentes e campeões de mudança, porque na extricta franja de esclarecidos, ninguém pode melhor avaliar o estado do país!!

São pessoas que, pelas suas capacidades, deveriam ter suas empresas, empregar outros Moçambicanos e contribuir para o desenvolvimento do país de forma mais acelerada!!

Em contrapartida, tornam-se praticamente seres vegetais, escamoteando a verdade e os factos, traindo as suas consciências, defendendo causas em que não acreditam, tudo, "porque querem sobreviver"!!

Perderam a noção que podem se alimentar a sí próprios!!

Estes senhores deveriam ser senhores do seu próprio destino e, com as suas mãos visíveis e invisíveis, guiar o destino de 37% de seus compatriotas citadinos e 68% de outros tantos rurais!!

Mas, não uma casta de paus mandados!!

5 comentários:

Reflectindo disse...

Caro Jonathan

Obrigado por este sinal de vida.

Mas se esses dirigentes não têm a certeza que chegaram lá por mérito próprio, como podem agir?

Abraco

Jonathan McCharty disse...

Alo Reflectindo,

Estava ja com saudades de ruminar alguns pensamentos. E' preciso nao perder o ritmo, com tanta coisa para ser abordada. Tens que me dar umas dicas sobre a "gestao de agenda", ja que a tua linha editorial nunca sofre quebras, hehe.

Sobre a nossa ala esclarecida, muita pro-actividade tem faltado. Sera de fome? Como fazemos uma mesa recheada pelo pais adentro?

Um abraco e bom weekend.

Reflectindo disse...

Hehehehe, de facto a minha linha editatorial nunca sofre quebras. Sinto-me obrigado por mantê-la, já que imagino a tua/vossa ocupacão. Realmente evito que percamos o ritmo com tanta coisa para abordar. Isso seria cumprir a agenda dos outros.

Para essa ala esclarecida não tenho explicacão, mas parece-me que insatisfacão ou mesmo a fome lhe torna fraca. O interessante é que informalmente ela demonstra ser consciente do que ela devia ser ou fazer.

Jonathan McCharty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonathan McCharty disse...

Fazes muito bem em nao ter interrupcoes. Que ha muita gente que gostaria de ver, determinados sectores calados, ja que o pais "esta muito bem", la isso e' um facto.

Para mim, a ala esclarecida tem sido preguicosa! Preguicosa, porque ela opta pela via facil! E' facil dizer que esta tudo bem, que o pais esta' no bom caminho, mesmo quando nos dizem que, "temos reservas financeiras que dao para sobreviver 5 meses"!!

Africa precisa de mudar, porque a sua condicao actual em nada difere da do tempo da escravatura! Hoje temos ar-condicionado e alguns fatos vazios a circular em corredores desses escritorios onde a desgraca do povo e' perpetuada, e, e' aqui onde a "ala esclarecida" e' chamada a sua missao!! Missao grande e nao pequena, como aquela concentrada no seu proprio estomago!!

Um abraco e boa semana a ti e restantes jovens Mocambicanos!

P.S- Quando falo de jovens, nao falo necessariamente de "idade", mas de "estado de espirito", "mentalidade", "vontade", "atitude", etc.