15 novembro 2009

Doze (12) Anos depois, Moçambique Volta ao CAN!! Parabéns Mambas!! Parabéns Povo Moçambicano!!

Parabéns Mambas!! Fazer parte da elite do futebol Africano é um feito tremendo!! São estas conquistas que fortificam os níveis de confiança e que, um dia, nos levarão ao patamar mais alto do futebol mundial!! “The sky is the limit” e não haja dúvidas que, mais dia, menos dia, estaremos a celebrar, como hoje, o apuramento ao Mundial!!

Nestas coisas de futebol, muitas das vezes, quando sofremos derrotas, a moral baixa, não confortamos a nossa equipa e até nos comportamos como se fôssemos da claque adversária!! O “Desenvolver Moçambique” deixa aqui alguns trechos, de uma postagem dedicada aos Mambas, após a derrota na Tunísia, em Junho passado!!

Não vamos dizer que “os Mambas perderam”!! Porque os “Mambas” somos todos nós, há que conjugar o verbo devidamente!! Perdemos com a Tunísia por duas bolas sem resposta, num jogo renhido e bem disputado pelos nossos valentes atletas!! A infelicidade de um penálti a nosso desfavor aos escassos 21 minutos e um contra-ataque já nos períodos de descontos, ditaram o desfecho da partida!!

Enquanto derrotas não são, de todo, desejáveis, elas desencadeiam em nós um maior ímpeto e determinação, fortificando a nossa capacidade de resiliência e preparando-nos para os embates que se avizinham!! Veja que o nosso percurso até aqui não foi em nada “colorido”, mas sofrível e de muita persistência!! Essa é a nossa marca, o nosso carácter!! Há ainda muito jogo por jogar e, nestas coisas de apuramento para o CAN e Mundial, oportunidades para “revenge” estão devidamente salvaguardadas!!

Depois do apito final, as nossas baterias (anti-aéreas) começaram a ser afinadas e oleadas para o “inferno da Machava”!! “Anti-aéreas” porque estamos aqui a falar de “Águias de Carthago”!!

Por isso, “Força Mambas”!! Esse é o grito de determinação que o povo Moçambicano, convosco e em uníssono, evoca nesta hora!!!



2 comentários:

Eurico Dzivane disse...

Estamos todos de parabéns, de facto!

É bom sentirmos que nós podemos. A minha auto-estima, como moçambicano, ficou mais fortalecida depois da vitória.

Ter um adversário estrangeiro, une-nos e reforça a nossa pertença a esta nação em construção.

Parabens a todos os moçambicanos!

Jonathan McCharty disse...

Caro Eurico,

O criterio da nossa uniao, nao deve ser "adversarios estrangeiros"!! Os internos costumam ser os mais nefastos, pela sua relativa proximidade e efeito corrosivo nas nossas vidas!! So para citar alguns: a corrupcao, nepotismo, "aves de rapina" nas instituicoes publicas, educacao de baixa qualidade, falta de politica habitacional, etc!!

Um abraco!