03 dezembro 2008

Honestidade Jornalística, Precisa-se! O que acha o amigo "Falume Chabane" do Jornal “O Autarca”?!?

“Pensar e articular palavras é um processo que provoca fome! Experimente para ver!”

Jonathan McCharty

Conforme todos sabem, este blog é público, quer dizer, todos os que queiram, podem acedê-lo, comentar e até republicar as postagens aqui patentes, nos fóruns que acharem convenientes, de acordo com a sua livre e expontânea vontade!

Este espaço chama-se “Desenvolver Moçambique” e o seu autor, Jonathan McCharty!

Agora, quando se retira daqui (com a facilidade que os comandos “copy” e “paste” nos dão) excertos inteiros, incluindo “pontos”, “vírgulas” e até “aspas”, para um artigo dum jornal da praça, sem qualquer citação da fonte e pura e simplesmente alegando que se trata da “opinião comum”, julgo estarmos então, em presença de um ataque desinibido à honestidade jornalística! Gostaria de saber, portanto, o que o jornalista Falume Chabane realmente pensa sobre isto!

Mas hey, “Momentos de inspiração não se criam, acontecem”! Por isso não se coiba de os fazer acontecer! Aceda ao “Desenvolver Moçambique”, sempre que o desejar e o receberemos de inteiro agrado!

Um abraço fraterno e queiram todos aceitar os meus desejos de continuação de uma óptima semana laboral!

9 comentários:

Ximbitane disse...

Jon, nao percebi qual é o celeuma. Podes ser mais claro?

Jonathan McCharty disse...

Ximbi, Ximbi!
O que nao esta' claro, amiga?

Nao ha' celeuma alguma! Apenas uma pergunta ao jornalista Falume Chabane d'O Autarca, que nao teve a devida decencia citar a fonte dos excertos que aqui "tomou" para fazer o seu artigo no jornal onde trabalha!

Bayano Valy disse...

caro jonathan,
quero pedir desculpas em nome dos jornalistas moçambicanos. é triste o que postaste, mas é uma realidade. este não é o único caso de que tenha ouvido falar, e certamente não será o último. o quê fazer? para já não temos estruturas para lidar com este tipo de situações. se o autarca tivesse um outro proprietário que não o chabane podia dizer que enviasse uma carta ao dono a exigir explicações. e se estivessemos num país sério o chabane seria suspenso (pendendo investigações) e subsequentemente expulso; é por isso que clamamos por uma carteira profissional para separar o trigo do joio.
um abração

Reflectindo disse...

Jonathan, Jonathan, meu irmão! Nem me alertaste pelo que não tive atencão de descobrir?

De facto isto foi grave. Quando uma vez li no Imensis este tipo de reclamacão sobre a atitude de jornalistas nem acreditei. Pois é o artigo original do Jonathan lê-se : aqui e do jornalista Falume Chabane aqui

Há aqui também um problema criado pelo jornalista Chabane. Ele conseguiu enganar-nos que tinha mudado de opinião quanto a Daviz Simango, pois em artigos anteriores, ele serviu a Mário Barbito e Fernando Carrelo nos ataques a Daviz como se pode ler aqui. GRAVE MUITO GRAVE.

N.B: Espero que os links funcionem

Jonathan McCharty disse...

Amigo Bayano!
Agradeco pela tua solidariedade, mas nao precisas de te sobrecarregar com o fard das "mazelas" criadas pelos teus colegas de profissao! Fiquei surpreso com a informacao que facultas, porque nao sabia que o fulano era "indeed" o proprietario do jornal! Ora essa! E que exemplo de jornalismo e' que da' aos seus subordinados?? Acho fundamental que, aliada a carteira profissional que referes, o SNJ tenha tambem um "codigo de conduta" e um "comite de etica" para velar, julgar e sancionar estes atropelos. Um abraco.

Jonathan McCharty disse...

Amigo Reflectindo!
Sabes, quando li a noticia do Chabane no teu blog, e inclusive comentei, tive a sensacao de ter lido algures, alguns dos excertos ali patentes, mas estava muito longe de notar que aqueles "paragrafos" eram de facto, da minha postagem (thanks pelos links). Foi ao aceder ao meu blog mais tarde que notei essa "falcatrua" e ocorreu-me fazer esta postagem! Sorry indeed por te nao ter alertado da ocorrencia, com a devida antecedencia!
Julgo que este e' mais um motivo para ficarmos atentos!
Um abraco e boa sexta-feira do homem"!

Ximbitane disse...

Pois é, Jonathan, é isso que nao tinha percebido! Que coisa feia e anti-ética para alguem que se diz profissional da comunicaçao social.

Sera pelo facto de ter sido reportado em um blog que nao pode ser citado? Grande erro! Fazes e muito bem em denuncia-lo. E agora que és o blog do mês, mais uma razao para se saber que o que escreves é de suma importancia para o pais.

Podem discriminar, mas brevemente os blogs serao um dos poderes, pela sua expressividade, deste pais. Estou contigo nessa luta!

Reflectindo disse...

Jonathan, sei que estavas mais certo que eu viria para o Desenvolver Mocambique.

Bom fim de semana!

Jonathan McCharty disse...

Hehe, Reflectindo!
De uma ou doutra forma, tens razao, hehe!

Abraco e boa semana!