29 agosto 2008

Este país está a precisar de uma autêntica revolução!

“Whenever I despair, I remember that the way of truth and love has always won. There may be tyrants and murderers, and for a time, they may seem invincible, but in the end, they always fail. Think of it: always.”
Mahatma Ghandi


Seguindo-se ao descalabro da “retirada forçada” de Comiche que, com unanimidade estava a administrar bem a cidade de Maputo, situação veementemente repudiada neste blog, temos hoje a autêntica “facada” nas costas perpretada pela Renamo, no segundo maior munícipio do país. Deviz Simango, não raras vezes considerado o “Melhor Autarca” do país, tanto por organismos nacionais como internacionais, não é opção política das "bases" desse partido para a recandidatura ao posto.

As “bases” (sempre elas) assim decidiram e o jovem autarca está fora da corrida! Isto, caros compatriotas, e tal como o que aconteceu a Comiche, transborda os limites do tolerável! Esses são do tipo de erros políticos que só podem ocorrer em Moçambique e, num partido político sem visão e sem estratégia real de governação!
E, infelizmente, isso nos dá um claro sinal de “no hope” das nossas lideranças políticas, tanto do partido no poder, como da oposição! Estes senhores todos, vêem a governação como um meio para satisfazer os seus interesses particulares. Nenhuma destas elites políticas está genuinamente interessada pelo povo!

WAKE UP, MOÇAMBIQUE! WAKE UP, NOW!

Tal como Comiche, e dentre outras coisas, Deviz Simango também negou terrenos aos seus “comparsas” e vemos que essas supostas bases (do topo), na verdade uma minúscula minoria ociosa, não engoliu o “sapo” e estão agora a retaliar!

E nós, como a verdadeira “base”, onde ficamos nesse processo que é suposto nomear indivíduos que venham a cuidar dos nossos interesses??

É fundamental que dentre a juventude deste país, comece a despertar um senso de determinação para assumir os nossos destinos!
Os “cotas” de ambas as partes já nos deram provas mais do que suficientes que, não são alternativa aos desígnios que este país deve seguir e nada mais nos têm a oferecer!

ESTE PAÍS ESTÁ A PRECISAR DE UMA REVOLUÇÃO URGENTE!

18 comentários:

Ximbitane disse...

Sinceramente? Acho que o Post Scriptum é válido! Esperemos, a procissão ainda está no seu inicio.

Reflectindo disse...

Jonatham execelente análise. Concorde que dormi pouquíssimo esta noite. Fiquei chocado quando recebi sms a informar-me da destruicão do nosso Mocambique.

A minha proposta é Daviz Simango candidatar-se a Presidente da República. Essa proposta vai também a Eneas Comiche.

Volto, mas leiam o que Manuel Araujo escreve sobre o assunto.

Jonathan McCharty disse...

Estimada Ximbitane,
Julgo que nao existe vontade politica para implementar o PS porque, a avaliar pelo que ten sido referido, a retirada desse autarca tem como objectivos, limitar por completo as suas aspiracoes politicas! Outro factor impeditivo penso que sera' o factor restritivo da lei das autarquias, em relacao ao "domicilio" do candidato! Mas que Deviz Simango pode ter sucesso numa eventual candidatura a Maputo, pode muito bem ter! Vamos esperar para ver como vai o pais da marrabenta!

Jonathan McCharty disse...

Caro Reflectindo,
As tuas preocupacoes sao as minhas e julgo que de todos os outros "concerned citizens"! O que esta' a acontecer e' extremamente alarmente para as aspiracoes deste pais e desta juventude que quer dar o seu contributo por esta nacao! Mas uma coisa fica clara: As nossas liderancas politicas, nao estao a altura dos desafios desta nacao! Julgo que tanto a oposicao, como o partido no poder, fariam bons politicos na "idade media"! Estamos no seculo XXI camaradas!! Alguem pode lhes fazer chegar o recado?? (porque parece que tambem sao aversos a leitura)

Reflectindo disse...

Eles foram espertos porque tudo dizem na última da hora. O jogo da Beira comecou a bem tempo e já se dizia que quem orquestrava era o chefe máximo.

Agora penso que o que ficou é reflectirmos, mas nunca cruzarmos os bracos.

Que eles não lêem é grande verdade por isso ficamos ainda mais lixados. Os seus assessores de confianca, não lhes mostram o que escrevemos porque periga-lhes o pão. Eles preferem dizer que o povo (as bases) gosta disto.

Joaqum Macanguisse disse...

desculpa aonde posso ler a opiniao de manuel de araujo sobre mesmo assunto

Unknown disse...

Caminhamos para um 'revisionismo'? Nao estou a perceber os ventos destas mudanc,as de estrategias nos grandes partidos. Como os outros, fiquei chocaderrimo!

Reflectindo disse...

Tenho muito sobre este assunto, mas infelizmente pouco tempo. Com sorte já estamos em fim de semana e nada mais vou fazer que ler e comentar sobre o meu país.

Para já, caro kimmanel, aqui tens o o artigo no blog do Manuel de Araújo, talvez o opróximo vítima da lideranca da Renamo?

http://manueldearaujo.blogspot.com/2008/08/pereira-candidato-da-perdiz-na-beira.html

Jonathan McCharty disse...

Caro Reflectindo,
Sabe que fiquei parvo ao ler a noticia na versao online do "noticias" de ontem! Essa decisao de afastar Deviz Simango, nao cabe na cabeca de um individuo com a menor quantidade de juizo que se pode imaginar. E, conforme referi na postagem referente a Comiche, estas coisas nao acontecem, sem que tenham a mao directa das liderancas maximas dos partidos! Agora, acobardam-se e vem aqui ao terreiro diz que tudo advem do exercicio da democracia! Democracia ao tanas!! Antes que nos falassem que tudo nao passa do resultado de "falta de juizo"! Acho que para nos, com o minimo de bom senso, essa explanacao faria mais sentido!

Jonathan McCharty disse...

Caro Dede!
Este episodio e' uma chamada a juventude desta nacao, para assumir um papel preponderante nos destinos desta nacao. Tanto Guebuza, como Dlakama, sao lideres pouco corajosos! Coragem de um lider ve-se nestes momentos em que alguns sectores de expressao minima acham que o comboio pode andar melhor, fora dos carris! Os verdadeiros lideres, nestes casos, chamam os seus subditos a razao! Se nada fizeram, entao sao cumplices do "misfortune" deste povo! Que nao venham contar-nos papos furados! Nao nascemos ontem! E, este eleitorado, tem que comecar a reagir a este tipo de desmandos na nossa (nem sei se merece esse nome) democracia!

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo,
Obrigado por responder ao Kimmanel!
Na verdade, Manuel Araujo e' um jovem que tem contribuido imenso para que esta sociedade civil seja activa e debata franca e abertamente, os problemas que enferma. E' claro que, nesse exercicio, ele comeca a "cruzar a linha" do politico convencional! Esse tem que ser inepto, puxa-saco, e muito fundamentalmente, e apesar das nossas posicoes traseiras em tudo o que e' ranking mundial, tem que afirmar categorigamente que o pais, essencialmente vai bem!
No contexto das nossas liderancas fracas, MA, a semelhanca de Comiche e Deviz Simango, nao sa politicos "desejaveis", quando sao esses que deveriam ser o exemplo para os demais!
E' bom saber que os beirenses ja' se comecaram a fazer as ruas, porque isso mostra quao desfasadas tem sido as decisoes das suposta "bases" partidarias!

Ximbitane disse...

Bases? Que bases? Candelabros (que fcam no alto)ou castiçais (que ficam no solo)?

Estou simplesmente boquiaberta e enjoa-me profundamente a atitude da dita sociedade civil. Fizeram o maior basqueiro pelo Zimbabwe e quando é ca em casa arrumam as chuteiras debaixo da cama!

Francamente! Creio que tanto Deviz quanto Comiche (apesar deste fiel as bases nao o pretender) deveriam avançar independentemente, quer para as Autarquicas, quer para as presidenciais. Quem gere bem uma casa, por certo gere com as mesmas capacidades um quarteirao!!!

AGRY disse...

Achei muito interessante esta postagem e por isso decidi roubá-la (ou referenciá-la?)

Jonathan McCharty disse...

Cara Ximbitane,
Partilho contigo e com os demais "concerned citizens" a ira e revolta que estes acontecimentos estao a causar. E' a altura da "manada" acordar e perceber que o(s) bode(s) que o(s) tem guiado, afinal, os tem conduzido para a valeta! Pelo que sei, a Beira ainda esta' em polvorosa (o que devia acontecer tambem em Maputo) e e' bom que as liderancas saibam perceber os "sinais" que o eleitorado lhes esta' explicitamente a enviar! Especialmente, se o Dlakama nao resolver esta questao que ele provocou e nao leva-la a bom porto, ele estara' a indicar (pelo menos a mim), que nao tem capacidade de algum dia vir a governar este pais!

Jonathan McCharty disse...

Caro Agry,
Nao vejo como e' que meras palavras possam ser roubadas! O prazer sera' todo meu e ate' devo-te agradecer por propagar a mensagem! "Revolucao" e' isso mesmo: Um esforco colectivo!

Ximbitane disse...

Jonathan, ve se nao te chamam de "mao externa"

Jonathan McCharty disse...

Nao Ximbi!
Eu sou antes uma "mao interna", bem de dentro mesmo, heheh!

Joaqum Macanguisse disse...

Se for verdade é triste! Deviz expulso da renamo.veja blog de Manuel de araujo