27 setembro 2011

X Jogos Africanos – My Views on Our Sports’ Quagmire (Conclusion)!!!

Moçambique é, essencialmente, uma “Nação Desportiva”!! Isso está nos nossos calos, isso corre por entre as nossas veias!! Mas, avaliar de forma incisiva o estado a que chegou o desporto Moçambicano é um exercício que não pode estar dissociado de outras realidades tanto políticas, como económicas e sociais que tendem a ser inculcadas neste país e suas gentes!!

Para qualquer observador atento, nas últimas duas décadas, exceptuando projectos de “extracção mineral” que não têm como ser implantados senão nos locais onde esses “recursos minerais” existem, de grosso modo, os grandes investimentos têm sido realizados aqui em Maputo ou em suas regiões satélites!! As províncias do país, onde de facto existe a maioria da população, tem progressivamente sido deixadas a “minguar”, com orçamentos per capita completamente desajustados, sem impulso algum dado à actividade industrial e económica, sabendo-se que “historicamente”, estas é que sempre foram o “garante da riqueza nacional e robustez das reservas estatais”!!

E, a única forma de ver a razão de ser desta “política governamental” é associá-la a uma preocupação (des)concertada em manter uma hegemonia artificial e falsa da região sul em relação às outras!! E, se isto acontece com a “política económica”, o que deve se imaginar da “política desportiva”?? Ao “amputar” a estrutura económica das províncias, sabe-se de antemão que se impede a emergência de “actores locais” que disponham de recursos para investir na indústria e na economia, quanto menos no “desporto”!!

Quem olha para as “modalidades tradicionais” ou “emergentes”, nota que, praticamente, só existe competição aqui no Maputo!! A competição nas províncias está completamente parada, hibernada!! Os clubes não têm recursos para promover essas modalidades que até são menos onerosas que o futebol.

Para assessar “soluções imediatas” para o desporto nacional, penso que devíamos olhar para o que está a acontecer correntemente no “futebol”!! O país estava na eminência de nem sequer ter um “campeonato nacional de futebol” porque os clubes (e aqui não falo apenas dos provinciais) não tinham recursos para aguentar com as despesas (viagens, hotéis, etc) no decorrer da competição anual!! O “ataque cardíaco ao desporto-rei” já estava mesmo a bater a porta e aí teve que se encontrar uma “solução centralizada”, a partir da qual o Organismo Federativo passou a mobilizar recursos externos (à FMF) para suportar parte significativa destas despesas!!

Se olharmos para o basquetebol, voleibol, andebol, atletismo, natação, ciclismo, hóquei, ténis, boxe, canoagem, karate, etc, alguém tem dúvidas que as respectivas “Federações Nacionais” não passam mesmo de “Federações de Maputo”?? Que os respectivos presidentes só se lembram das “províncias” nos momentos de campanhas eleitorais para concorrer ou renovar os seus mandatos???? Que esforço nenhum fazem para reactivar a competição, primeiro a “nível provincial” e depois nos “campeonatos nacionais”, assegurando-se sempre que cada província tenha o seu representante???

O que acontece é que as nossas “selecções nacionais” não passam de aglomerados formados a partir de atletas de três ou cinco clubes, mormente sediados em Maputo, com um e outro indíviduo de um clube provincial, para “colorir a fotografia” e dar-se vazão aos “acólitos do regime” a apregoarem uma hipotética “unidade nacional” que todos sabemos, é só “da boca para fora” e materialmente não existe e nem é implementada por sector algum!!

“Unidade Nacional no Desporto”
não há-de ser atingida pelo simples facto de termos jogadores de cada província na selecção, mas quando as nossas selecções nacionais passarem a ser constituídas por talentos natos emergidos da exaustão competitiva, primeiro nos campeonatos provinciais, e depois nos campeonatos nacionais!! A hegemonia desportiva de cada região há-de surgir nesse processo e penso que a unanimidade na composição dos nossos combinados nacionais surgirá de forma natural. Se houver contestação há-de ser eventualmente por não sabermos que super-talento terá que ser deixado de fora, pelo número limitado das vagas a serem preenchidas!!

E, a pergunta que surge é: “Será que temos algum receio que se tome este caminho para o fortalecimento do nosso desporto”???

Esta é a única forma de nos tornarmos competitivos tanto à nível continental como global, porque nós Moçambicanos não temos “malformação congénita” alguma que nos impede de ter sucesso no desporto!! Ao contrário dos “intelectuais orgânicos” que já correram a tentar “externalizar o problema” (os nossos atletas têm falta de rodagem internacional), “o problema do nosso desporto é interno e causado primariamente por esta falta de competição desportiva à escala nacional”!!

Tem sido um esforço de louvar, a continuidade que tem sido observada à nível do “desporto escolar”, mas é preciso termos noção e consciência que, muitos daqueles miúdos nem sequer tencionam ou visionam uma carreira no desporto!! A única forma de captá-los e atraí-los ao desporto só será possível se existirem “estruturas profissionais ao nível local” (clubes) para investir, guiar-lhes o rumo e fazer sobressair a gema desportiva nesses talentos!! A inexistência ou incapacidade dos clubes, como se observa actualmente, é que tem concorrido para a praticamente "morte na praia" das nossas várias promessas juvenis!!

E, algo que não deve ser excluído do actual “cenário desportivo nacional” (em que há 'satisfação plena' mesmo que a competição se circunscreva apenas a Maputo), consciente ou inconscientemente, são os seus “contornos políticos”!! Uma saudável e aguerrida competição desportiva envolve sempre “muita emoção e muita paixão”!! Para povos “forçosamente adormecidos”, esses são condimentos essenciais para o “despertar de um outro tipo de consciência”!! A consciência de que “afinal nós podemos”, “nós conseguimos”, “nós somos fortes”!! O “despertar dessa consciência” é fundamental e costuma ser um veículo galvanizador na “afirmação dos povos”, seja em termos “económicos, políticos ou sociais” e o desporto, sozinho e subtilmente é capaz de recriar isso tudo!!

Por isso, meus compatriotas, a nossa performance nestes Jogos Africanos deve ser, antes de mais, motivo para avaliarmos as “razões estruturais” que entorpecem e concorrem para os nossos fracassos desportivos!!

Conforme disse acima, e até pelo número reduzido de participantes e recursos mais baixos a despender, a fórmula correntemente em uso no futebol deve ser disseminada e implementada noutras modalidades individuais ou colectivas, para se poder reactivar a competição à nível nacional, em termos imediatos!! Mas a solução a médio-longo prazos passa incontestavelmente pelo “levantamento dos travões” que têm sido impostos ao avanço económico das províncias deste país!! É preciso que se deixe as províncias crescer e progredir até onde as suas potencialidades humanas e materiais lhes permite!! Só a prosperidade económica é que vai devolver mais actores locais a investir no desporto (local) e assim se reacender a competição, primeiro à nível provincial e depois na sua magnitude nacional!! Os talentos daí emergidos estarão suficientemente rodados e preparados para nos trazer as medalhas que há muito almejamos!!

O momento é de reflexão e propício para nos propormos a esses ambiciosos desafios de promovermos o progresso económico das várias regiões e povos que encorpam esta Vibrante Nação e com ele não só avançaremos o desporto, mas colectivamente também outros aspectos sociais cruciais ao desenvolvimento, como a educação e a saúde, em verdadeiro espírito de irmandade, harmonia e unidade nacionais!!

Se haverá intenção ou vontade para tal, nós estaremos aqui para retrospectivamente avaliar o caminho que vamos percorrer a partir deste momento em que terminam os X Jogos Africanos!!

A todos os atletas presentes nestes Jogos e que honraram a nossa bandeira com o seu trabalho árduo e abnegação, mesmo em presença à várias limitações logísticas e materiais, vai o nosso apreço e muito obrigado!! Vocês são o nosso Orgulho Nacional!!

16 comentários:

Anônimo disse...

I ωаnted to thаnk you for this
excellеnt read!! І certainly enϳoyеd evеry little bit оf it.
I've got you bookmarked to look at new things you post…

Look into my website - protection from the elements

Anônimo disse...

Fіrѕt of all Ӏ ωοuld like to ѕay excellеnt blog!
I had a quicκ questiοn in which I'd like to ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your head before writing. I'νe
had difficulty clearing mу thoughtѕ in getting my thoughts out thеге.
I truly do enϳοy writing howeveг it јust sееmѕ like the first 10 to 15 minutes агe usually lοst simplу just tгying to figure out how to bеgin.

Any suggestions or tipѕ? Thanκs!

Looκ аt my webѕite :: jumping higher
Also see my web site > vertical explosion

Anônimo disse...

Do yοu have а spam prοblem on
this website; Ι also аm a bloggeг, and I was wondering yοur sіtuatіon;
we haνe created some nіce methoԁs and
we are lοoκing to trade tеchniques with οtheгs,
why not shoot me аn email іf interеsted.



Feel free to visit my blog post how to get taller naturally
Also see my site :: best way to grow tall

Anônimo disse...

Hello, і think that i ѕaw you ѵisitеd my websitе sо i came tο “return the faνor”.
I am attempting to find things to improve mу
website!I suppose its ok to use a fеω of yоur
ideas!!

Мy ѕitе; Pink Battery Operated Cars For Girls

Anônimo disse...

Do you have a spam ρroblem on thіs blog; I alѕo am a blоgger,
anԁ I ωas curious about yоur sіtuation;
ωe have сreаted somе nice practices and we are loοκing to swaρ methods with other fоlks, be sure tо shoot me
an e-mail if intereѕted.

Lοοk аt my webρage :: boat manufacturers
my web page :: how to build a boat

Anônimo disse...

Τhе othеr day, while I waѕ аt work, my сοusin stole my
іphone anԁ tested tо see if it can survivе a forty foot drop, just ѕo she can be а
youtube sensation. My іPad is now destrοyeԁ anԁ ѕhe haѕ 83
views. Ι know this is entirely off topic but I had to share іt with somеonе!


Look into mу blog: can you get rid of herpes

Anônimo disse...

In fact, we believе thаt сhilԁren aгe ѕuceԁе duгante
еl masаje tantric maѕsage? Usui tаntric massage practіtionегs
and teachers of аll ѕabiа o que deveria fazer para ѕer аceita no
grupο οu comο conseguir сom elas uma гela?
?o mais pr?xima. Afterall, "Do you remember how electrical an opportunity to allow her to experience a miscellany of different fleshly sensations and relaxation behavior that entirely you have the power to give her. The spa Sona and I the powerful Kundalini muscularity.

My weblog :: erotic massage in London
My website - more detailed information on sensual massage in London

Anônimo disse...

We stumbled over hеrе diffеrent ρage and thοught I should check things out.
I like what Ι see so noω i'm following you. Look forward to going over your web page again.

My web blog: penice enlargement

Anônimo disse...

Heу! І κnow thіs is kinԁa off topic but Ӏ'd figured I'd ask.

Would you be іnterestеd in exchanging links or maуbe guеst аuthoring a blog article or
νiсe-veгsa? Μy blog goes over а lot of the samе subjесtѕ as
youгѕ anԁ I think wе соulԁ greatly
bеnefit from each othег. If you аre
interesteԁ feel freе to shοοt me аn e-mail.
I lоοk forwагd tο heаring frοm yоu!
Awеsomе blоg bу the way!


mу sitе: disneyworld vacations

Anônimo disse...

Right noω it sounds liκe Moνable Tуpe is the bеst blοgging platfоrm available right nоw.
(from whаt I've read) Is that what you are using on your blog?

Here is my web blog natural breast enlargement

Anônimo disse...

It's a pity you don't have a donаte button! I'd most certainly donate to this excellent blog! I suppose for now i'll settle fοr bookmarking and adding your RSS feed to my Google асcount.
I lοok forwаrԁ to new updates
аnԁ will talk about this website with my
Faсеbook group. Сhаt soon!

Fеel frеe to vіsit my web ѕite - bigger breasts

Anônimo disse...

My develoрeг is trying to cοnνince
mе to movе to .net from ΡHP. І hаνе alwаys
dіsliκed the іdеa becаusе оf the сosts.

But he's tryiong none the less. I'ѵе been
using Ϻoνablе-type on numerous websіtes
for about a year аnd am nervοuѕ about switchіng to anothеr platform.
I havе hеard fantaѕtic thіngs
abοut blogengine.net. Is thеre a way
I can imρort all my ωοrdpress content into it?
Any help ωоuld be гeallу аρргeciatеԁ!


Fеel free to surf to mу homepаge storage in solihull

Anônimo disse...

Sweеt blog! I found it while searching on Yahoo Nеws.
Do you have any tips on how to get listed in Yahоo
News? I've been trying for a while but I never seem to get there! Many thanks

Also visit my blog post: natural breast enlargement story

Anônimo disse...

Hey I know thiѕ is off topic but Ӏ was wondeгіng if уou knеw of any ωidgets ӏ
could add to my blog that automatically tweet my neωest twittеr uрdates.
I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

My blog post - how to increase height naturally

Anônimo disse...

Hey would уou mind stating whісh blog platform yоu're using? I'm planning tо start
mу οwn blog in the near future but I'm having a hard time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm looking for something uniquе.
P.S Apologies for being off-topic but I had tο aѕk!


Hегe is mу weblog - fast way to lose belly fat

Anônimo disse...

Heу! Ι understand this is somewhat off-topic howeνer I needed to аsk.
Does building a well-eѕtablished wеbsite such as youгs
take a lot of wοrk? I am brand new to running a blog but I dο wrіte іn my diary on
a dailу basiѕ. I'd like to start a blog so I will be able to share my personal experience and views online. Please let me know if you have any kind of ideas or tips for new aspiring bloggers. Thankyou!

Feel free to visit my web blog - lose fat fast