08 outubro 2010

Governo por um fio de linha!

« Entre a opressão das populações, com forças militar ou policial brutais e, a insegurança e derrocada do próprio governo, como um todo, vai uma linha muito tênue »

Jonathan McCharty


Ficou evidente, nas manifestações do mês passado, que o governo, ele próprio, mudou profundamente, se compararmos a sua reacção após o “socialquake” de Fevereiro de 2008 e agora, a 1, 2 e 3 de Setembro!


Enquanto a 5 de Fevereiro, o governo de desdobrou a tomar medidas para satisfazer imediatamente as exigências da população e, inclusive, pela sua performance desastrosa e incapacidade de se pronunciar como se recomenda em casos de elevada sensibilidade como estes, um ministro foi imediatamente demitido (António Munguambe, ora detido em conexão com o desvio de fundos no caso « Aves de Rapina dos Aeroportos de Moçambique »), agora notou-se claramente que este mesmo governo achava que iria resolver o problema por via « musculada ».


Vai ver que é consequência da maioria parlamentar que obteve pela mesma forma, como diria o outro !! O governo adoptou logo desde o início, uma postura intransigente, pouco dialogante (e até mesmo insultuosa), ao mesmo tempo que desdobrava considerável contigente policial e, mais tarde, militar, para conter e quiçá, amordaçar as populações iradas !!


Penso que ficou suficientemente exposto e, o governo, ele próprio, acabou compreendendo que está incapacitado de levar até à consumação, tal tipo de solução !! Mesmo com « almoços reforçados » (que nunca existem nos dias regulares) aos agentes policiais, ficou evidente a despreparação, desorganização e falta de equipamentos que assola aquela corporação!


A « polícia de choque », vulgo FIR, actuava no mesmo perímetro que os « cinzentinhos » e, enquanto os primeiros lançavam gás lacrimogênio, os segundos eram as primeiras vítimas a inalar « clorobenzilideno malononitrilo ». Porquê ?? Porque não tinham máscaras protectoras !! Quer dizer, se os stocks daquele gás não acabassem a meio da maratona, de quantos « cinzentinhos » mortos por intoxicação estaríamos a falar ??


Falou-se em uso de « balas de borracha », quando Hélio Rute, adolescente que um dia poderia ser presidente, cientista, empresário, etc, deste país, foi tirado à vida logo pela manhã do primeiro dia das manifestações !!


Se notarmos pela forma arrogante, deselegante e vaga, como os dirigentes políticos se pronunciaram em relação às manifestações, não é exagero concluir que eles próprios foram a razão principal da paralisação da capital e outros cantos do país por 3 dias consecutivos !!


Confiavam na brutalidade da polícia e, no conforto das quatro paredes dos estúdios da televisão exibiam a sua « musculatura » e « postura de macho » (mesmo que fosse só por palavras), mas cá fora, tinham que ir camuflados e escondidos para se reunirem no gabinite do primeiro ministro !! Dá para notar, por este comportamento, que de facto, nem sequer confiam na sua polícia !! Estavam apenas a acreditar que um milagre ocorresse a seu favor !!


Ora, penso que esta foi ocasião para as nossas autoridades perceberem, de uma vez, o seguinte: « Entre a opressão das populações, com forças militar ou policial brutais e, a insegurança e derrocada do próprio governo, como um todo, vai uma linha muito tênue ».

É por essa linha que o governo se pendura e todo esforço deve fazer para que não seja ele próprio a quebrá-la !!


Os eventos de 1 e 2 de Setembro mostraram que, nas condições actuais e, pelo nível de descontentamento que anda por aí, uma manifestação de 3 dias na capital e um « rastilho » em mais uma a duas capitais provinciais, podem levar este governo à derrocada !! Percebendo sempre que os « instrumentos de opressão » são eles mesmos, parte integrante do segmento desprevilegiado, pobre e sofredor das populações, o conflito sobre « em que parte da vedação devem estar » é um aspecto de carácter permanente em suas mentes !! Técnica e materialmente, não existe « capacidade de resiliência » nas nossas forças policiais e/ou militares !! Não há cenário que sustente o contrário !!!


Madagascar é um exemplo fresco aqui mesmo ao nosso lado e, penso que os « Mozies » não são assim tão molezas, para se manifestarem por mais de um mês............ !!!!


A terminar, e, parafraseando Teodato Hunguana, « estamos atentos a qualquer manobra ou tentativa de instauração da ditadura neste país » !!!



Post Scriptum

♫........Sexta-feira é dia do homeemmm.........♫

♫…Sempre com muita mulher solta à volta……♫

Nenhum comentário: