06 agosto 2010

Depreciação da Moeda: O Mithqal Só Vai Estabilizar aos 60!!

Há dias estava a escutar Salif Keita e quis saber um pouco mais da vida daquela legenda Africana. Para minha surpresa constatei que ele é descendente em linha directa, dos Keitas, os fundadores do Grande Império do Mali. Mas surpresa, surpresa mesmo, foi saber que a moeda utilizada naquele Império, era o Mithqal (4,5 gramas de pó de ouro), nome a partir do qual, a nossa moeda foi denominada!!

Mas este artigo não é para falar dos Keitas ou do seu opulento Império!! É para falar do Metical, nossa moeda que, para martírio de todos, parece estar a caminho da “sala de reanimação”.

Para tão alarmante assunto, contou-me há pouco tempo, um grande dirigente público, com uma tranquilidade equiparável a de alguém sob efeitos sedativos, que a nossa moeda vai depreciar até ao nível de 60Mtn/USD.

As razões indicadas foram das mais aberrantes que se pode imaginar:

1) Conselho dos Doadores: os doadores, vulgos “parceiros de cooperação”, aconselharam o Governo Moçambicano a depreciar a moeda nacional até aqueles níveis, pelas seguintes razões:

2) Moeda Forte: uma moeda forte dá a impressão que estamos a gabar-nos! E, isso “afugenta” as pessoas de “boa vontade”, que querem ajudar o país, ou seja, o “to pidir” não funciona bem nesse contexto.

3) Aumento das Exportações: uma moeda fraca vai “necessariamente” permitir ao país o aumento de exportações.

4) Donativos: com uma moeda fraca e os Mocambiçanos, mesmo dos mais abastados, com dificuldades enormes para fazer o rancho, então a comunidade internacional vai “sentir pena” do país e mais donativos nos serão “oferecidos”.

Ora, eu não queria acreditar no que estava a ouvir!! Países que se podem dar ao luxo de manter a sua moeda depreciativa, são aqueles com uma indústria extensa e robusta, que fazendo uso das chamadas “economias de escala”, conseguem manter ou até mesmo acelerar o seu ritmo de crescimento económico, nessas condições de “moeda pouco competitiva”. Um exemplo paradigmático do que acabo de referir é a China.

Agora, estas lições de economia não podem ser copiadas sem conhecer ou ignorando os contextos da sua aplicação. Nós somos essencialmente, um país IMPORTADOR. Não importamos equipamentos e maquinarias, porque para isso não temos dinheiro!! Importamos hortículas e cereais, para nossas necessidades básicas, porque antes de pensamos nos meios em como tirar o país da miséria, precisamos de nos alimentar!

Depois vem ao de cima, a questão daquela palavra que se tornou praticamente “de ordem” e que tem sido torpedeada constantemente nos nossos ouvidos: AUTO-ESTIMA! Aqueles que mais a advogam parece não a ter!! Nem uma pitadinha sequer…….!!

Um país não pode ir a lado algum, quando os seus dirigentes encontram satisfação na mendicidade e agem como uns desesperados! Este não é um país localizado no meio do Sahara, sem água, sem recursos!! Este país é MOÇAMBIQUE!! Se os nossos Governantes não acreditam na habilidade e no potencial intrínseco humano e natural para colectivamente desenvolvermos esta terra, com ideias e iniciativas nossas, eles estão a menosprezar-se a sí e ao seu próprio povo!!

Mas, apesar dos factos no terreno estarem, dia após dia, a se alinhar com aquelas afirmações, eu não acredito que deliberadamente, o nosso Governo esteja a empenhar-se na materialização desse plano catastrófico de depreciação do Mithqal!!

Deve, naturalmente, existir uma outra face desta moeda!! Para quem lida com instituições governamentais (fornecedores, empresas de prestação de serviços, empreiteiros, ou outros) sabe que, desde que este ano fiscal iniciou, exceptuando assuntos capitais, a “execução do orçamento” praticamente ainda não começou!! A liquidez em várias destas instituições anda mesmo muito curta!! Não há mola!!

Se isto é verdade e estamos todos a sentir a coisa na pele, então esta hipotética “barreira dos 60” deve ser o limite máximo a que o Governo se propôs “deixar” depreciar a moeda, por falta de liquidez e incapacidade interna de conter o fenómeno. Uma vez chegados ao câmbio de 60Mtn/USD, aí todos os mecanismos extraordinários e suicidas seriam postos em prática, para travar mais derrapagem da moeda!!

E, como parece estar “bem planificado”, a comunidade internacional “sentiria pena” do país e os donativos começariam a “chover” com intensidade!! Esta “consequência” parece manter-se “intacta”, seja a presente depreciação deliberada ou não!

Perante este cenário nebuloso e, num momento em que os Moçambicanos em geral, os agentes económicos, os importadores, etc, estão a passar muito maus bocados, urge que o Banco Central venha a terreiro e explique ao país em que barco é que estamos a navegar e quais as condições correntes de navegabilidade. Basta de “anónimos” daquela instituição acusando “casas de cambio” nas publicações de Quinta e Sexta-feira!!

Que nos avisem, se o momento é já de “salve-se quem puder”!!!

2 comentários:

Abdul Karim disse...

Jonathan,

Tudo Bem, Mano ?

Jonathan McCharty disse...

Alo Karim,

Optimo deste lado e obrigado pela visita a este pacato blogue!
Um abraco e bom final de semana para si!