29 julho 2010

Adelino Buque: Um Modelo Sui Generis de “Intelectuais” Moçambicanos!!

Antes de “escorregar” algumas linhas nesta reflexão, gostaria de avançar que “Intelectual”, no contexto deste artigo significa “todo aquele que está em posição cimeira (direcção) de instituições públicas e privadas”, e que, por essa via, tem direito a manter a boca no microfone mais tempo e fazer-nos ouvir tudo o que as suas mentes brilhantes geram.


Países historicamente agrícolas e pobres lograram sair da sua condição miserável, no curso de algumas gerações, porque houve dentre eles, aqueles que providos de alguma educação deram vazão à sua “mentalidade criadora” e puseram em marcha o “veículo transformacional” de suas sociedades, guiando seus concidadãos menos habilitados e menos previlegiados, num esforço comum de “desenvolvimento de suas nações”!!


Países há, que tem ou tiveram a graça de ter “políticos visionários” que, mesmo sem muita educação, puseram em prática ideias que ajudaram a acelerar rapidamente o progresso de seus povos! Infelizmente, doa a quem doer, nós não somos um desses países!! Não sei se por falta de “vontade política”, “miopia” ou mesmo “incapacidade”!!! Ao leitor é assegurado o direito de decidir por sí próprio!!


Como se diz, Governos podem ser a forma mais rápida e efectiva de impulsionar mudanças!! Mas a “mudança” duradoira, estável, consistente e progressiva, essa só vem e se consolida dentro da própria “sociedade”!!!


Mas, o que é que Moçambique, como país, se pode orgulhar de ter recebido até agora de seus “Intelectuais” e de todos os seus filhos que obrigam os demais a tratarem-nos por “Só Doutor”?????????


Uma comunidade “académica, intelectual e doutorada”, com mentalidade criadora, não precisa de se curvar a ninguém ou a nada!! Porque ela “cria” o que pretende, garante o seu “sustento”, é “orgulhosamente independente”!!!


Serão esses atributos aplicáveis aos “Intelectuais Moçambicanos”???


A legião de medrosos, lambebotas, frete de baixo de custo e parasitas, dilui completamente qualquer argumento favorável!!!


Temos uma comunidade de pseudo-Intelectuais totalmente curvada, mendiga e com as pernas abertas ao “regime”, porque basicamente, ela nada cria!!!


Ela se curva e se prostitui ao desbarato para garantir sua “sobrevivência” e “sustento”!!!


“Intelectuais de Verdade criam” e não estão a espera de migalhas para progredir social ou economicamente!!! A sua verticalidade lhes proíbe de estar a espera de “concessões”!! Eles são os veículos geradores de progresso, são a locomotiva transformacional de suas sociedades, por ideias e esforço próprios!!


E enganam-se aqueles que pensam que estes “Intelectuais de Meia Tigela” são apoiantes ou amantes do “regime”!! O próprio “regime” não se pode iludir disso!!!

Parasitas quando se acoplam à perna de uma vaca, não estão preocupados se essa vaca é vermelha ou azul!! A preocupação única é “sobrevivência” e “sustento”!! Essa é a lógica governadora de seus instintos!!


Se o “regime” mudar amanhã, não nos admiraremos se virmos as mesmas lesmas fazendo de “cheerleaders” do que, com as suas “brilhantes ideias (que nada constroem)”, nos quiserem convencer do que hoje, de forma voluntariosa advogam ser abominável!!


E, um protótipo desta “espécie de Intelectuais” é Adelino Buque!! E, a contribuição que a sua “mentalidade lambebotista” tem para oferecer a esta sociedade tão carente de “modelos”, são artigos de opinião, como o recentemente publicado na folha online do jornal "O País – A verdade como Notícia”, onde este sr. decide atacar Deviz Simango pela, digamos, sua corajosa acção de não acatar decisões ilegais e injustas de um Tribunal curvado, forçando o Município da Beira a entregar 17 imóveis ao partido que ele, para sua sobrevivência (e porque nada cria), defende.


A carrada de comentários a confrontar este “frete de baixo custo” lá no website, é por sí elucidativa do carácter de resiliência da juventude deste país, da sua habilidade de interpretar factos por sí própria e sem precisar de guias, da sua capacidade de não confundir interesses nacionais com interesses grupais, da sua intenção de dar asas à sua mentalidade criadora e, por sí própria, tomar as rédeas deste país e avançar a sociedade Moçambicana para o progresso e desenvolvimento!!!


Aquele simples cenário é exemplo de muita esperança pelo futuro desta Nação!!


Post Scriptum

“A verdade é única e nunca muda. O que muda é a nossa percepção sobre ela”!!

Nota-31/07/2010:

O caricato é que, devido à veemente reacção que o artigo despoletou, "O País-A Mentira como Notícia" retirou com uma rapidez imprecedente, a peça do Buque da sua página online, hehe!!

Espero que, doravante, aprenda a ser coerente e honesto nas suas intervenções opinativas!

4 comentários:

Chacate Joaquim disse...

Jonathane,

Eu proponho um estudo ciêntífico (monografia) sobre os ganhos que o país tem com uma massa crítica isenta e muito menos alienada.

Sabe, cremos nós que o Estado e o nosso governo que neste momento ou sempre teve, tem e terá o poder de controlo das oportunidades e de as dar a quem lhe convier precisa de um conhecimento básico sobre a "mais-valia" da actuação isenta da nossa massa intelectual.

O que acontece até então é que, as oportunidades estão a conta-gotas e a massa crítica está ainda em criação (in)felizmente a força das ideologias copta a liberdade intelectual.

Adelino já foi orgânico daí criou sua independência hoje é livre de pensar e emitir sua opinião sem medo de perder qualquer oportunidade e a OJM e CNJ estão? como estarião! veja que estes é que deveriam constituir positivamente a força de rebeldia para o avanço do país.

Se alguém te OUVIR a opinar diferente linga ou te intercepta para dizer "Chacate, vais ser conotado com a oposição vê-la como se pronuncia, ou porque ele fala diferente porque quer aparecer" a criação e promoção de uma intelectualidade isenta é um desafio e o governo deve promover a liberdade da mente deixar de criarem barreiras no pensar...

Pensar diferente não é ser inimigo, antes pelo contrário no dia que eu oucupar alguma posição, que se cuide o lambi bota porque é ele que vai perder oportunidades não o crítico! o sirvilismo dos nossos intelectuais mete nojo...

Jonathan McCharty disse...

Tens razao, Chacate!
Citando as tuas palavras, "o servilismo dos nossos intelectuais mete nojo...", mas o cumulo e' eles acharem que estao numa terra de cegos, surdos e mudos, e toda as suas baboseiras terao "free-pass"!!

O caricato e' que, devido a veemente reaccao que o artigo despoletou, "O Pais-A Mentira como noticia" retirou com uma rapidez imprecedente, a peca do Buque da sua pagina online, hehe!!

Espero que, doravante, aprenda a ser coerente e honesto nas suas intervencoes opinativas!

Um abraco e boa semana!

Anônimo disse...

Amiable brief and this post helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.

Anônimo disse...

leggere l'intero blog, pretty good