21 outubro 2009

Muito Cuidado com as Palavras Proferidas por Guebuza!!

“Leaders don't create followers, they create more leaders.”

Tom Peters


Num passado muito recente, o país esteve completamente absorvido por causa da polémica atribuição do nome de “Armando Guebuza” à ponte que, era já um dado adquirido, se chamaria “Ponte da Unidade Nacional”!!


Num ápice, “tudo o vento levou” e a esfera pública Moçambicana foi expontaneamente levada a níveis de polarização nunca antes vistos, tão infamosa era tal medida acabada de ser anunciada!!


O “raciocínio lógico” manda nos dizer que, se a pessoa “viva”, cujo nome estava para ser atribuido a uma tão importante infraestrutura para o país e, tal medida, visivelmente não reunia consenso entre os “beneficiários”, “contribuintes” e “pagadores” (que é o povo Moçambicano), essa pessoa, não sendo “parte interessada” no turbulento processo ou mesmo, “mandatária dessas acções”, salvaguardados os níveis mínimos de decência, viria a terreiro recusar e se distanciar completamente dessas medidas polarizantes!!!


E, depois, foi isso que tivemos???


Tivemos, num caso inédito e sem precedente na história deste país, cujo “regime presidencialista” torna essa personalidade no “manda chuva” e “senhor todo-poderoso”, um ministro “que tanto estim(a)o(va)”, a aparecer a dizer que “há decisões colectivas a que o presidente se deve sujeitar”!!!


WOW!!


Se bem que estamos a falar meramente do “nome de uma ponte”, algo assim “sem importância alguma”, este precedente deveria levantar os cabelos a todos os Moçambicanos!! Porque o que aquele ministro nos veio dizer é que, ao contrário do que a Constituição da República estipula, quem deve obediência não são os ministros, mas o presidente da república a estes!! O tal poder que lhe é outorgado, afinal reside “noutras mãos”!!!


Terminado este “aperitivo”, vamos então para os talheres e pratos “grandes”!!


ALTERAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PARA ACOMODAR UM TERCEIRO MANDATO!!


Meio mundo apregoou “sentir-se aliviado”, depois que Armando Guebuza referiu, no advento das celebrações do 17° Aniversário da Paz (lembro-me tão bem daquele dia de 1992; da agonia da espera; dos adiamentos à última hora....Momentos memoráveis.....Oh Paz, que nunca largues esta Nação), que “iria respeitar a Constituição”!!


Aliás, essa é a “resposta de praxe” de Armando Guebuza, desde os tempos de candidato a este seu primeiro mandato: “a Constituição da República me impedirá de fazer isso”!!! “Vou respeitar a Constituição da República”!!


Cito aqui uns trechos do artigo “Corrupção em Moçambique – Elementos para Debate”, de Marcelo Mosse e datado de Novembro de 2004 (págs. 20 e 21), como evidência a suportar estas asserções:


Em Moçambique também não temos regras de conflito de interesse que incidam sobre a figura do Presidente da República. Se Guebuza ou Dhlakama ganharem as eleições, nada na lei diz que eles não podem tomar decisões que beneficiem os seus interesses empresariais. Esta lacuna parece grave pois o cargo de PR não tem a ver com uma área específica de actividade como acontece com um Ministério. De acordo com a Constituição da República, o PR é o chefe do Governo, orientando toda a política governamental e gozando de iniciativa de legislar, nomeadamente através de actos normativos que ganham a forma de decreto e despacho presidencial.


Sobre o PR não recai qualquer regra de conflito de interesse nem sobre ele há a obrigação de declaração de bens. Tanto a 4/90 e a 7/98 afectam os dirigentes superiores do Estado e os titulares de cargos governativo, mas não se inclui o PR, que, de acordo com a Constituição da República, é um órgão de soberania. Eis a situação que Armando Guebuza pode vir a encontrar se chegar a Ponta Vermelha, ele que tem um império de interesses e ligações empresarias. Eis a situação que Afonso Dhlakama pode vir a encontrar se chegar a Ponta Vermelha, ele que é alegadamente um mau gestor, segundo fontes da Renamo (corremos o risco de Dhlakama andar com o OGE nos bolsos, como anda com os dinheiros da Renamo?).


Uma faceta curiosa desta matéria é o próprio entendimento que Guebuza tem sobre regras de conflito de interesse, etc. Numa recente entrevista no canal STV, poucos dias antes do início da campanha eleitoral, o jornalista perguntou-lhe o que é garantia que ele não usaria os poderes de Presidente da República para beneficiar as suas empresas. Guebuza respondeu peremptoriamente: “A Constituição da República”. E acrescentou que “a Constituição é que vai garantir que eu não faça a gestão das minhas empresas”.


“Tudo muito bem, até aqui”!! Mas que o leitor faça a sua introspecção e se pergunte, “Como se expandiu o império económico de Guebuza, nestes últimos 5 anos”?? Alguém conhecia o Grupo-Insitec antes de 2004, para estar hoje a montar operações financeiras bilionárias do Estado, como a da reconversão da HCB, compra de equipamentos para a CNE, e até mesmo, a deter o 2º maior banco do país?? Onde esteve a “Constituição da República” a impedir que estas coisas acontecessem??


Hoje, a discussão pela esfera pública, dos “perigos” de uma “legislatura esforçada”, que começou a ser desenhada com a exclusão bem elaborada do MDM, e que pode propiciar a ocorrência destes hipotéticos “desmandos constitucionais”, “o vento, tudo levou”, depois daqueles pronunciamentos de “vou cumprir o que vem na Constituição”!!! Mas, estamos a falar da mesma pessoa que, há bem pouco tempo “teve que se sujeitar a certas decisões colectivas” e se manteve abruptamente num silêncio bastante ensurdecedor!!!


I THINK WE, MOZAMBICAN PEOPLE, SHOULD’VE KNOWN BETTER!!

NÓS, MOÇAMBICANOS, DEVEMOS TER MUITA CAUTELA!!


A situação actual a isso nos obriga!! O ponto em que chegamos, é de “sinos” e “bandeiras vermelhas”!!! EMERGÊNCIA!! É momento de ALERTA TOTAL E MÁXIMO!!


“Não vá haver outras decisões colectivas a que alguém tenha que se sujeitar!!”


Aliás, outro dia no “Ideias de Moçambique”, discutíamos que, a este andar, o “activismo acrítico” a que temos assistido, poderia nos propiciar com “manifestações da sociedade fardada”, convenientemente organizada, a desfilar pelas artérias do país, exigindo essas alterações constitucionais que não interessam ao país!!


E, conforme diz Tom Peters, “Líderes não criam seguidores; Criam outros tantos líderes”!! Se Guebuza não está interessado em se perpetuar no poder, quem seria, a esta altura, o seu eventual sucessor?? Naturalmente que não existe!! Ou será Filipe Paúnde??


Portanto, que cada um de nós assuma a sua RESPONSABILIDADE de não deixar este país colapsar, para níveis sem possível retorno!!


VAMOS LÁ MASSIVAMENTE VOTAR E IMPEDIR A PERPETUAÇÃO DESTES DESMANDOS NO NOSSO MOCAMBIQUE, CUJO POTENCIAL NÃO SE COADUNA COM O SUBDESENVOLVIMENTO E ABANDONO A QUE ESTA MINORIA HIPÓCRITA E PARASITA, HÁ 4 DECADAS, O TEM VOTADO!!


VIVA A GERAÇÃO 28 DE OUTUBRO!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Guebuza sim tem sucessao... chama-se Maria da Luz Dai Guebuza, igual que o casal Kirchner da Argentina.

Anônimo disse...

Jonathan,
Espera pela proxima Quarta feira para ver os resultados, se fazes eco a "forca" da tua chamada geracao de 28 de Outubro,vamos ver se de facto os resultados irao confirmar isso.
Devo te lembrar que a Renamo tem bases sociais fortes.O vosso MDM precisa de trabalhar muito e me parece que podera cair no descredito como aconteceu como o PDD. Lamento que estejam a se afirmar como terceira forca muito antes das eleicoes. O que legitima esta vossa tese? porque tanta certeza ( rcorde-se do adagio popular, nao pode perseguir a galinha com a faca na mao). A nao ser que tenham uma agenda OCULTA(?!). Pelas vossas afirmacaoes quer me parecer que sim. Mas vamos ver. So lembrar que Mocambique nao e Zimbabwe onde por distracao da Zanu PF, o MDC comprou os agentes eleitorais. Se confiam nesta estrategia, nao nos surpreendera por que em 1999 houve estas tentativas de distribuir-se dolares falsos, que prontamente foram descobertas.So lamento que a vossa estrategia de luta me pareca anti patriotica( mas tambem depois de copiar os simbolos e estrategia da UNITA nada se pode esperar).
Aquele abraco patriota.
Nigel, Cambridge

Anônimo disse...

MR. NIGEL,
PARA MIM, ESTES DO MDM COMETERAM UM ERRO ESTRATEGICO AO ACOMODAR TODOS OS DISSIDENTES DA RENAMO O QUE AS VEZES NAO SE PERCEBE ONDE TERMINA A RENAMO E COMECVA O MDM. VEJA QUE OS ANTIGOS ESTRATEGAS DA RENAMO O SAO HOJE NESTE RECEM CRIADO MOVIMENTO. ATE POSSO CONCORDAR COM O JEQUE QUANDO AFIRMA QUE LA DENTRO HA UMA MAO ESTRANHA QUE ANDA A ENGANAR O LIDER DELES.
POR FIM CONCORDAR CONTIGO MEU COMPATRIOTA QUE ELES NAO SE PODEM AFIRMAR COMO TERCEIRA FORCA ANTES DOS RESULTADOS DAS ELEICOES. VAMOS VER!

Cocktail Molotov disse...

Isto e' democracia mesmo!

Liberdade de expressao!

A luta continua, venceremos

Jonathan McCharty disse...

Primeiro Anonimo!

A tua observacao ate' pode ser plausivel!! Mas, e' possivel que so' o casal Guebuza saiba disso! Mariano Matsinhe disse desconhecer um possivel proximo candidato!!

Jonathan McCharty disse...

Nigel de Cambridge!! Espero que nao seja aqui nas redondezas do Xipamanine!!

O que o amigo chama de "agenda oculta"?? Acha mesmo que o povo Mocambicano esta' do lado da frelimo?
Acha que a Zanu-pf esteve "distraida"? Ou perdeu incontestavelmente?? E' isso que a frelimo deve esperar nestas eleicoes! Podem trazer empresas piratas (Lab Soft, Lda), podem encomendar materiais de votacao aos seus nepotes, mas o povo nao esta' "nem ai"!!
Vao haver controlo cerrado nas mesas de voto, vao se contabilizar os mapas parciais e vamos ver como ficam as coisas! A tua frelimo esta' a estrebuchar de medo, porque ela sabe muito bem que o grosso do povo nunca esteve com ela!!

E, o povo esta' cansado!! Quer mudancas!!

Se para si, a definicao de "patriota" e' ser acefalo, acritico, uma ovelha mesmo, a tudo o que acontece no pais e 'a sua volta, eu vou lhe dar a minha:

"Um patriota deve sempre estar pronto para defender seu país contra seu governo." (Edward Abbey)

Outro abraco patriotico!!

Jonathan McCharty disse...

Segundo Anonimo!!

O camarada e' o exemplo vivo de "activismo acritico", "fanatico", "sem ideias proprias", e uma caixa de ressonancia autentica!
Veja que, nao confrontas nada do que esta' aqui escrito! Vens despejar apenas as bujardas que tens no teu disco duro!!

So' para te aclarar as ideias, gostaria de ti lembrar que, conforme palavras de Dhlakama, mais de 60% dos membros da Renamo, vieram da frelimo! Ele proprio incluso, Andre Matsangaice, etc. Se provir dum partido e' "problema", entao, a frelimo, origem da maior parte dos politicos doutros partidos, e' um partido que nao vale nada!!

Estou apenas a aplicar aqui parte da tua mediocridade intelectual, a ver se consigo produzir algum pensamento coerente!!

Um abraco e abra a tua mente!!
Defenda o teu partido, mas cultive-se primeiro! Tenha ideias proprias!! Deixe de ser um disco riscado!!

Bom fim de semana!

Jonathan McCharty disse...

Caro Molotov!

Seria genial dar-nos um pouco da tua fumaca e explosoes, a que o teu nome sugere, hehe!!

Thomas Jefferson disse:
"Entre um pais sem jornais ou sem governo, eu prefiro o ultimo"!!

Se quisermos um dia ter "democracia" e um "governo representativo e forte", o embriao desse processo reside aqui, no debate aceso de ideias!!

Um abraco!!

umBhalane disse...

A Frelimo NÃO CONFIA no Povo Moçambicano.

A Frelimo NÃO CONFIA na juventude Moçambicana, nos jovens de Moçambique.

A Frelimo continua a ser uma organização de guerrilha – AK47 – com tácticas de embocadas.

A Frelimo continua a ser intolerante, a ter cariz autoritário/ditatorial.

A Frelimo desconhece/desconsegue regras, acordos, leis, constituição, tribunais, liberdade, democracia, justiça, direitos, debate, tudo o quer é normativo, comum a quaisquer sociedades organizadas.

A Frelimo impõe, dispõe, mata, tortura,…faz o que quer.

A razão da Frelimo reside nas armas, e na ausência de quaisquer escrúpulos em as utilizar contra a mínima reacção, ainda que legal, do seu poder.

A Frelimo faz as regras,…e os outros dançam!

Canse, mas cansei de cansar mesmo, de avisar.

Porquê? Quais os sinais? Alguns, demasiado evidentes, recentes:

- Na Frelimo era/é normal fuzilar, matar;
- Não, não estamos arrependidos;
- Os jovens podem vender o País;
- Fizemos a guerra para enriquecer;
- Somos donos do País;
- Nunca entregaremos o poder, mesmo que percamos as eleições;
- Quem matou meu Pai, foi Uria Simango;
- CNE, C.C., etc,…

“A população está para o guerrilheiro, assim como a água está para o peixe”

A Frelimo sabe bem esta máxima.

O que faz então?
Não podendo esgotar/combater a água, a população, mata o “peixe”, impede-o de nadar – através de manobras de secretaria, CNE/CC – elimina metodicamente o acesso da concorrência aos círculos eleitorais, precisamente com medo que o Povo, no qual não confia, vote na oposição.

O Povo está receptivo, mas a oposição é impedida de chegar a ele Povo.

Manobra maquiavélica – por isso as regalias à CNE em Março de 2008, lembra?

Segue-se a intimidação sistemática, o desencorajamento da população, as mostras de força, de poder,…

E a breve trecho, A FRAUDE.

A Frelimo sabe que pode contar com a força das armas, e da impunidade absoluta.

NKOSI SIKELELI MOÇAMBIQUE.

Jonathan McCharty disse...

Esta' aqui um relato descritivo que so' pode ser encontrado em "enciclopedias de lucidez e pujanca mental"!!
E, so' podia ser um "macaco velho" da estatura de um Umbhalane para elucidar esta juventude que se alegra de pular aqui pela blogsfera, dizendo baboseiras e ignorando a realidade circunstancial!!
Espero que essas caixas de ressonancia facam o minimo esforco de entender o que descrito nestas linhas!! Infelizmente nao distribuiremos 200 Mtn, meio frango e batata frita, para esse servico que vao prestar a nacao, "aclarando as suas mentes, ganhando um pouco de lucidez"!!

Um abraco fraterno e votos de optimo fim de semana, oh Umbhalane!!

Shirangano disse...

Meu caro Jonathan,
Permita-me, em primeiro lugar, felicitá-lo pela limpidez da análise e a frontalidade com a qual te apresentas neste lúcido texto que demonstra, a prior, que o seu autor, a despeito da sua motivação partidária, não é uma “sardinha enlatada mentalmente” como o são alguns indivíduos que pululam por aqui.
Meu irmão, o que mais me causa náusea é conviver com indivíduos que, movidos por alguma carga de água, ignoram ou tentam escamotear essa realidade.

É repugnante deparar-se com seres hipoteticamente humanos a acharem normal que alguém se aproveite do cargo para ampliar os seus negócios para além do infortúnio.

Infelizmente, a maior parte da população é analfabeta, alienada e desprovida de consciência.
Estamos lixados!!! Pobre de ti, Moçambique!

Anônimo disse...

A populacao é analfabeta muito gracas a Frelimo, que descobriu que só assim poderia subjugar o povo por mais tempo. Acredito que Samora Machel nas suas limitacoes intelectuais nao tinha se apercebido disso e por isso tentou erradicar o analfabetismo na década de 80. O eliminaram e nenhum dos seus seguidores tentou implementar o combate ao analfabetismo, antes pelo contrario, fizeram pior: aumentaram a populacao analfabeta (como o Guebuza de 2004 a 2007 que conseguiu aumentar de 53% a 56%) e aos nao-analfabetos os formataram e como de disse anteriormente se tornaram "zombies", "caixas de ressonancia" ou "sardinhas enlatadas mentalmente". Espero que pessoas como Nero, Noa e todos puxa-sacos da blogosfera tenham acesso a estes comentarios.

Reflectindo disse...

Estou totalmente sem entender o que o Nigel, Cambridge quis transmitir. É debater assim partido de patranhas e ficcões? Teria o tal Nigel visto onde o Jonathan ou qualquer membro do MDM a dizer que o partido era a terceira-forca política? Mostra-me caro Nigel.
Outra mentira grossa é sobre a situacão política do Zimbabwe. Vale bem mostrar é que amigo do ditador Mugabe, mas mentir é que não valia pena. Quem pagou a Comissão Eleitoral do Zimbabwe? Não acha vergonhoso apresentar-te como mentiroso desse tamanho?
Agora veio o Nigel a falar de UNITA, estaria ela convidada ao assunto? Ou quer nos dizer outras coisas que ainda não sabemos? Outra coisa desse seu lado aí?

Pareceu-me mais uma procura de desculpas, distraindo-nos. O MDM não tem bases, mas porquê o golpe pelo comando da CNE e CC?

Jonathan McCharty disse...

Amigo Shirangano,

Antes de mais, agradecer pela interpelacao e felicitacao que me dirige!
Uma coisa que tenho insistido muito ultimamente e' defender que cada um apoie o partido das suas simpatias, mas que esse exercicio nao esteja desvinculado da realidade, ignorando os factos, alienando a razao e o bom senso!
Se bem que ja' sabia, esta campanha serviu tambem, de forma indelevel, serviu para testar e comprovar a tal de cidadania que alguns apregoam defender! De facto, ficou claro que trata-se de "cidadania partidaria", acritica, do tudo-vale!! Falam de conviccoes, mas sao "conviccoes esburacadas" que nunca estarao a altura de as defender, porque, indefensaveis!! Quem o diz, nao sou eu, mas os factos ocorridos aqui na blogsfera!!
Um abraco

Jonathan McCharty disse...

Caro Anonimo!

Neste blog, tivemos debates acesos sobre "educacao"! Do proprio governo, nao ha duvidas que a educacao vai mal. Algo tem sido feito para alterar esse cenario?? Muito pouco se nota!! Dizer que o governo deliberadamente quer que o pais seja de analfabetos, pode tambem ser um exagero!! Penso que existe uma falha critica, nas politicas educacionais que sao seguidas!! E', provavelmente, falta de ideias mesmo!! Alguem vai dizer que e' porque, muitos dos dirigentes, com poder desde a independencia, sao analfabetos ou semi-analfabetos!!
Este sector crucial ao desenvolvimento, nao pode continuar no descaminho a que tem sido votado!! Vamos la por este pessoal no banco de suplentes!!

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo,
O Nigel escreve de "Cambridge", redondezas de Chamanculo/Xipamanine!!
A sua veia propagandista e' que nos permite deliciar com esta salada de alhos e bugalhos que nos apresenta!!
Nao admira que tenha fugido sem deixar rasto! O que diz, nao se funda em factos ou verdades nenhumas!!!

Um abraco!

Reflectindo disse...

Um dia quero saber do Nigel sobre que posionou, posiona o artimeticamente o MDM.

Uma vez li um comentário muitíssimo infeliz, infeliz mesmo de um dos nossos sociólogos quem recorrecou o seu lado mais falhado na vida (matemática) para engraxar o poder...

Se há a quem deve admirar é mais aquele que não se limita numa área. Devem saber de quem me refiro.