18 abril 2012

A Situação Política Actual de Moçambique (3) – “Homens Armados da Renamo”!!

Celebra-se neste ano de 2012, o vigésimo aniversário dos Acordos Gerais de Paz. Como parte das celebrações oficiais sugerimos que o texto completo desses acordos seja publicado na sua integra, para domínio público!! Faz tempo que o excessivo secretismo neste país exala um insuportável cheiro à bagre!


Vinte anos é uma vida e todos os Moçambicanos, mas principalmente aqueles que vão votar pela primeira vez nas eleições gerais do próximo ano, precisam de saber o que foi acordado em Roma!! Esse conhecimento é vital para entendermos a “situação política corrente” e podermos fazer uma decisão informada sobre o futuro desta Nação!!


Para perceber o âmago da questão da "guarda presidencial da Renamo", vulgos "homens armados da Renamo", precisamos de recuar no tempo!!


Aquando da independência nacional, um partido nacionalista desencadeava a sua luta armada contra o colonialismo Português, a partir das suas bases na vizinha Zâmbia, tal e qual a Frelimo o fazia a partir da Tanzânia. Esse partido, a COREMO não foi convidado a integrar o governo emergido com a independência nacional, mas os seus dirigentes, naquilo que, de outra maneira, teria reforçado as fundações político-democráticas desta Nação, foram capturados e terminantemente eliminados junto a todos os outros que catalogaram de reaccionários, nos M’telelas e Nachingweias desta vida!!


Mas o que influenciou mesmo a decisão da Renamo em manter a sua guarda, foram os massacres de Outubro/Novembro de 1992 e de Janeiro de 1993, pelo regime do MPLA (partido visceralmente “irmão” da maçaroca), no prosseguimento dos acordos de Bicesse. Estes eventos, que ocorreram em simultaneidade com os Acordos de Roma e início da sua implementação, culminaram com o bárbaro assassinato de altos dirigentes da UNITA como o Eng. Jeremias Kalandula Chitunda, Vice-Presidente do Partido, o Gen. Adolosi Paulo Mango Alicerces, Secretário Geral do Partido, o Eng. Elias Salupeto Pena, Chefe da Delegação da UNITA na CCPM, e o Brig. Eliseu Sapitango Chimbili, Chefe dos Serviços Administrativos da UNITA em Luanda.


Seria, portanto, muita burrice da parte da Renamo, “expôr-se de mãos a abanar”, a gente com ADN intoxicado por "usos, costumes e práticas de extermínio de adversários políticos".


Para quem tem os olhos atentos à imprensa nacional e mantém alguma reserva de memória, os vulgos “homens armados de Maríngue”, sempre apareceram na “Imprensa cor de rosa” (é mesmo essa a cor) como um “ritual anual de desinformação”, prenhe de especulações, com o intuito de inspirar algum medo aos incautos sobre a “natureza beligerante da Renamo”, “a sua sede de guerra” e a “iminência de reiniciar um conflito armado”, etc, etc.


Este “ritual anual de desinformação” surge, regra geral, em períodos políticos sensíveis, como a proximidade de eleições, para passar a ideia que o difusor da informação é uma “ovelha mansinha, pacífica e democrática” e o outro partido é “o lobo-mau, beligerante, com sede de guerra”!!


Eu desafio aqui a trazerem os factos, as datas, os locais e as vítimas das ofensivas armadas (ataques) dos “homens armados da Renamo”, nestes 20 anos após a assinatura dos Acordos Gerais de Paz!! Quantos viriam aqui pôr o guiso ao gato??


Quem foi fazer reportagens factuais no terreno, trouxe-nos vezes sem conta relatos que os vulgos “homens armados de Maringue” estão a levar a sua vida normal, cultivando as suas machambas e, os que tinham espírito empreendedor estavam a ser barrados no acesso aos fundos de investimento de iniciativas locais (7 milhões)!!


Enquanto houve escaramuças, a Renamo sempre apareceu numa posição defensiva e obrigada a reagir para salvaguardar a sua integridade!!

Trago aqui os eventos mais recentes para refrescar a memória colectiva:

- Aquando da visita do PR a Maríngue, no ano passado, a juventude militante da Frelimo foi mobilizada a ir limpar a pista de aterragem local. Esta é a única pista no local, e é usada para aterragem de aeronaves no âmbito de operações humanitárias ou visita de dirigentes!! Não foi construída pelos Aeroportos de Moçambique, mas pela Renamo, durante o conflito armado! No âmbito do “direito consuetudinário no acesso a terra” plasmado na Constituição da República, esta pista não é outra coisa senão “propriedade da Renamo”!! Eles não cobram taxas e não proíbem quem esteja interessado em utilizar aquela “infraestrutura”, salvaguardado que a mesma seja antecedida por um “pedido de autorização”!! O direito consuetudinário é mesmo isso: “o respeito pelos usos, costumes e normas locais”!! Não é possível falar-se de “Estado de Direito Democrático” se não se consegue respeitar estas normas básicas. No seguimento destes eventos, a Renamo obrigou a retirada dos intrusos, “por invasão de sua propriedade privada”!! Mas, o “síndrome de PQM” provoca reacções tão aggressivas e impulsivas nas suas vítimas que, a acção imediata da “clarividente liderança” da PRM foi mandar a F.I.R armada até aos dentes, para ir sanear a Renamo. O resultado foi o que se viu!! A F.I.R teve que fugir à sete-pés e largou o seu material bélico no local, incluindo o carro de assalto!! Negociações subsequentes tiveram que ser encetadas para o “tó pidir” o armamento de volta!!


Se estão bem lembrados, quando o PR finalmente visitou Maríngue fortemente guarnecido, por meio à habitual peça teatral de apresentação de “antigos militares da Renamo que deflectiram para as forças governamentais” e outros espantalhos a “pedir encarecidamente ao PR para acabar com a guarda da Renamo”, foi tónica do seu discurso, que “já tinha um plano elaborado para acabar com os homens armados da Renamo”!!


Portanto, não é surpresa que o ataque a Delegação da Renamo na Ruas das Flores em Nampula, tenha ocorrido no passado dia internacional da mulher!! Foi o seguimento do assalto falhado em Maríngue, no ano passado!!

- Mas para não variar, a F.I.R voltou a ser humilhada!! Ou seja, provoca, faz confusão, é derrotada e depois segue-se o habitual e humilhante ritual de “pedido de desculpas” por parte da “clarividente liderança”!!


Não haja dúvidas que, se o “outcome” do assalto a Maríngue no ano passado e à Rua das Flores no passado 8 de Março fosse outro, encontros entre o PR e o Presidente da Renamo jamais aconteceriam!! Teríamos, com direito ilimitado de antena, “uma marcha de exibição dos espólios de guerra”!!


“O plano para acabar com os homens armados da Renamo estaria implementado”!!


Mas o que deve afligir os Moçambicanos não é tanto a existência ou não dos “homens armados da Renamo”!! Esse não é o problema!! A Renamo não acordou num belo dia e decidiu unilateralmente que iria manter parte da sua força armada para sua auto-defesa!! As circunstâncias assim o ditaram, e as partes entenderam que essa exigência era suficientemente legítima, caso contrário nunca teria sido incluída nas cláusulas dos Acordos de Roma. Essa é a razão porque exige-se que o Acordo seja publicado na sua íntegra!! Por outro lado, o “record” é claro, que essa força nunca saiu ostensivamente a atacar pessoas ou bens!!


Devemos questionar antes, estas persistentes atitudes provocatórias que não fazem outra coisa senão reenergizar indivíduos que, de outra forma, estariam a cultivar as suas machambas!!


Porém, esse também não é o problema principal e deve ser entendido apenas como um “efeito secundário do descarrilamento deliberado do processo de integração plasmado nos Acordos de Roma”!!


Se estou bem lembrado, o Governo da Frelimo negou a incorporação de elementos da Renamo na Polícia, estando esses aspectos limitados apenas ao exército!! Em países civilizados, tanto o Exército, como a Polícia são “propriedade e garante da segurança do Estado”!! Não são e jamais serão entidades amarradas aos caprichos de um partido político!! Por essa razão, a integração efectiva dos homens da Renamo nessas corporações deveria ser abraçada desde o início, como um factor de estabilidade e fortificação da natureza unitária do Estado!!


Limitando esta análise apenas ao Exército, que é onde tanto as forças governamentais como da Renamo foram inicialmente integradas, urge observar os seguintes aspectos, para melhor entendermos onde está o problema:


Apôs a partilha dos postos e patentes entre as partes, seguiu-se a implementação de uma “muralha” que passou a impedir que indivíduos provenientes da Renamo ascendessem a posições mais elevadas na hierarquia militar. Os poucos que tinham postos/patentes elevadas foram ostensiva e progressivamente drenados para fora do exército, passando para a reserva!! Volvidos estes 20 anos, chegamos hoje a um ponto em que praticamente ninguém proveniente da Renamo ocupa posições de relevo no exército!!


O Governo da Frelimo deve se ter dado por satisfeito por ter executado o seu plano maquiavélico à perfeição! Mas, o efeito contraproducente destas “políticas de exclusão” é que estes indivíduos bem treinados e conhecedores das facetas de ambos os exércitos acabam, por falta de outra alternativa, voltando a reintegrar as forças da Renamo. É este “exército de comandos” que, com uma F.I.R esfomeada e despreparada se quer eliminar à força, nesta “fase 2” do seu plano maquiavélico!!


Portanto, a violência de que falamos hoje, não é assunto de hoje!! Essa, começou há muito tempo!! E violência, só traz mais violência!!


Havia e continua a haver alternativas para construirmos uma outra Nação, fundada no respeito mútuo, na inclusão de todos na edificação do Estado, isenta da partidarice aguda e concentrada apenas em Moçambicanos!! Moçambicanos!!


Uma política atractiva no Exército, sem as barreiras que acabam prejudicando os elementos vindos da Renamo, teria e já estava a produzir os resultados esperados!! Se estão bem lembrados, o Gen. Mateus Ngonhamo terá respondido a Afonso Dhlakama que “ele já não era um General da Renamo, mas do exército Moçambicano”!! Dhlakama e muita gente não gostou, mas não havia melhor resposta que aquela dada por Ngonhamo, na altura, para aquilo que se entende como os interesses supremos da Nação!! Só que os factos agora, insistem em dar razão a Dhlakama, porque o Governo da Frelimo passou e continua a tratar os militares da Renamo integrados no exército puramente como “homens da Renamo”, esvaziados de qualquer Moçambicanidade!!


Os mancebos que se alistam hoje ao Exército, nasceram depois dos Acordos Gerais de Paz!! Esse só, devia ser motivo suficiente para voltarmos ao espírito inclusivo, de Paz, e resgatarmos o caminho de unidade que deveríamos trilhar depois de 4 de Outubro de 1992!!


Pela Prosperidade desta Nação!!


Frases da Barraca/Tasca:

- Os Acordos Gerais de Paz já terminaram. Tudo agora está escrito na Constituição da República!!


P.S – Síndrome de PQM = Síndrome de Posso, Quero e Mando

18 comentários:

Fernando Gil disse...

Poderá encontrar aqui o AGP e anexos
http://www.macua.org/blog/AGP.pdf
Um abraço
Fernando Gil

Jonathan McCharty disse...

Caro Fernando Gil,

Muito agradecido pelo documento.

Um abraco fraterno

Anônimo disse...

Thank you for another wonderful post. The place еlse
may just anybodу gеt that kinԁ of іnfo
in such а perfect apρroach of wrіting? I have a
presentation next week, and I аm аt the
loοk for such infoгmation.

Fееl free to visit mу wеbsite
alojamiento web

Anônimo disse...

Hmm іt appeaгѕ likе youг blog аte my first commеnt (it was super long) ѕο I
guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm thoroughly еnjoying уour blog.
I aѕ well am аn aѕpiring blog wrіter but
I'm still new to the whole thing. Do you have any points for first-time blog writers? I'd reаlly
appreсiatе it.

Also visit mу homepage ... maak website

Anônimo disse...

Heya! I'm at work browsing your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

Also visit my blog post; Création boutique en ligne

Anônimo disse...

Εveгything is vеry open with а clear explanаtіon of the challengeѕ.
It was really іnformative. Үouг ѕite іs vегy usеful.
Thank уou for ѕharing!

Feel freе tо ѕurf tο my blоg .

.. fare un sito CREARE UN SITO WEB come creare un sito

Anônimo disse...

Ӏt's going to be finish of mine day, however before end I am reading this wonderful article to increase my know-how.

my webpage Criando um site

Anônimo disse...

I lovе what you guyѕ tend to be up too. Τhis type of
clever woгk anԁ exposure! Kеep up the good
works guyѕ I've you guys to my own blogroll.

Feel free to surf to my site: HOW TO CREATE A WEBSUTE

Anônimo disse...

Τodаy, I wеnt to the bеaсh with
my сhіlԁren. I found a sеа shеll
and gave it to my 4 yеar olԁ daughter and
said "You can hear the ocean if you put this to your ear." She put the shell tο her
eаr and scгeamеd. Thеre was a hermit cгab insіde and it pincheԁ her eаг.
Ѕhe nеveг ωаnts to gο baсk!
LοL Ӏ κnоw thіs
is entirely οff topic but Ι had to tell somеonе!


My webρagе :: desarrollo web

Anônimo disse...

I couldn't resist commenting. Very well written!

my web site; register domain name free

Anônimo disse...

Great blog hеre! Αlѕo yοur web site loads up fast!
Whаt host аre you using? Сan I get your
affiliate lіnk to yоur hoѕt?
I ωіsh mу website loaded up as quicklу as yours lol

Chеck οut my page ... creare sito owa 2007

Anônimo disse...

Definitelу believe that which you said. Yοur faνorite justificatіon seemed to be οn the internet thе easіеѕt thing to be
awаre оf. I say tο you, Ӏ definitеly get annoyed while people сonsider worries that theу plainlу ԁo not knoω about.
You managed to hіt the nail upon the
top аs well as dеfinеd out the whole
thing without having ѕidе effect , ρeoρlе сan take a sіgnal.
Wіll likely be back to get more. Τhanks

Feel fгee tο suгf to my blog :: Come Creare Un Sito

Anônimo disse...

You have madе somе decent points there.
I checked оn the internеt to fіnd out
more about the issue and found mοst pеople ωill
go along wіth уour views on this site.


my blog pοst; diseño web

Anônimo disse...

I enjoy whаt you guуs tend to be up too. This sοrt of cleveг wοrk and coverage!
Keep up the fantastic workѕ guys I've incorporated you guys to my own blogroll.

Here is my webpage - BUILD A WEBSITE

Anônimo disse...

We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website offered us with valuable information to work on. You'νe ԁone
an imρressivе ϳob and оur whole community wіll be grateful tο
you.

Herе is my ѕite ... bouw website

Anônimo disse...

Hеllo thеre, I dіscovered your ωeb site by the use of Gоogle аt the same tіmе aѕ searching for a ѕimilaг matter, your website came up,
it appears to be likе gгeat. Ι haѵe bookmarked it іn my
gοοgle bookmarκs.
Ηеllo therе, sіmplу changed into alert to уour weblog
thru Gοoglе, and found that it iѕ tгuly informatіve.
I аm gоing to watch out fοr brussеls.

I'll be grateful in the event you proceed this in future. Lots of folks will be benefited out of your writing. Cheers!

my homepage; Build a website

Anônimo disse...

Watches : The new Nike + Sports Watch GPS utilizes the Nike + sensing element based in the shoe for trailing time, rate, distance, small calories burnt as well as
heart rate. But it is hard to hold it in one hand especially to
female users. In appearance, Samsung galaxy note 2
takes some design riffs from the S3, which feels crystal clear.

Anônimo disse...

S Voice has been advertised to do certain things Siri couldn't, like launch a camera app or a voice recording app, however I don't think I was able to
get much out of S Voice. If you are looking for the more practical
smartphone, then you'll like to read the following Samsung Galaxy Beam overview. 99 for a 5 GB limit, and 5 cents for every additional MB that is used.

Also visit my website; samsung galaxy s3