27 setembro 2011

X Jogos Africanos – My Views on Our Sports’ Quagmire!!!

Terminaram-se os X Jogos Africanos realizados na nossa capital, Maputo! Foi um alívio colectivo que, mesmo à porta do evento, as infraestruturas fundamentais estivessem concluídas, porque penso que teria sido um desastre completo se, enquanto as competições já estivessem a decorrer, andássemos a correr com pás, prumos e betoneiras de um lado para o outro!! Felizmente isso não aconteceu e é preciso dar os louvores as pessoas directamente envolvidas nesse processo!!

Se o “básico” esteve definido antes do “tiro de partida”, já os detalhes falharam em vários aspectos, o que vejo como “consequência natural de uma programação por cima do joelho”!! Num evento complexo como este, em que as acções prioritárias rondam o infinito, há coisas essenciais que, quando são esquecidas na fase de planificação, só são descortinadas quando o “objecto maior” já está executado!! Se se tratar de equipamento e apetrechamento de um edifício, é preciso que o mesmo já esteja concluído, as pessoas andem pelos seus compartimentos e notem que “Epah, veja que nos esquecemos de pôr aqui um painel televisivo”!! Hoje, estes equipamentos de tremenda utilidade diária e que serviriam de “porta de lançamento” e dar a conhecer o país aos nossos visitantes, encontram-se a preços de banana em qualquer mercado de produtos electrónicos!! Mas não é possível ver estas coisas, se terminarmos a última mão da pintura, umas horitas antes da corrida começar!!

Mas, o que eu acho ter sido inconcebível foi não ter a “sala de comunicações” pronta para a difusão do evento principalmente pelos média internacionais e nacionais (apesar destes últimos levarem vantagem em “como se virar”) ainda na véspera do evento e ter sido criado um website para cobrir de forma exaustiva e actualizada, o decorrer dos Jogos!! Aqui é preciso dar “as mãos e os pés à palmatória” e encontrar pessoas para “perfilar” não me parece ser tarefa árdua!!

No entanto, é preciso perceber que, sem descurar o avanço em termos de novas infraestruturas, o envolvimento dos países na organização de eventos desta natureza visa essencialmente “ganhos desportivos”!! Trago aqui à memoria, os Jogos Olímpicos de Beijing 2008 ganhos pela China, o Mundial de Futebol França-1998 ganho pelo pais organizador, o Mundial de Futebol Sub-17 realizado há poucos meses e ganho pelo país organizador (México) e, falando propriamente dos “Jogos Africanos” temos o Egipto – 1991 , África do Sul – 1999, Nigéria – 2003, que organizaram e venceram os respectivos Jogos!! “Vencer é um imperativo sempre presente” e também não é por não vencer que “passamos a não valer nada”, mas quando o meu país é dado a vencer apenas 13 medalhas e nenhuma delas de ouro, um indivíduo fica no desamparo e sem saber se “se esconde e chora sozinho no sótão” ou “se saiu correndo nu pela rua abaixo gritando MAMAWUUUUÉÉÉÉÉÉÉÉÉ”!!!

E aqui, “é preciso fazermos uma análise desapaixonada ao estado a que chegou o nosso desporto nacional”!!

Essa é coisa que vou fazer no próximo post, mas como um bom patriota sugiro às autoridades desportivas (de hoje ou as que virão amanhã) para que se adopte como “Princípio Sagrado de Estado”, que a nossa candidatura para a organização deste tipo de eventos só seja efectivada, uma vez reunidas as condições de sucesso desportivo, assegurada a maturação de talentos nacionais com cartas dadas e que já tenham sido medalhados em competições organizadas por outros!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Hеy there are using Wordρress fоr your sіte platfоrm?

I'm new to the blog world but I'm trying to get startеd
and set up my oωn. Do you require any сoding knowledge
to make your own blog? Any help ωould be
really appreciated!

my homeρage ... make your dick bigger

Anônimo disse...

When I oгiginаlly commented I cliсkeԁ the "Notify me when new comments are added" сheckbox аnd now
each time a comment is added I get four e-mails with thе same comment.
Is thеre any way you can remove people from that seгvіce?
Thanκs!

Hеre іs my ωebsіte: simple wood projects

Anônimo disse...

My spouse аnԁ I stumbled oѵer here comіng from a different websitе and thought I should chеck thіngs out.
I likе ωhаt І see so now і'm following you. Look forward to exploring your web page again.

My web page; 24 hour Emergency Plumber Solihull

Anônimo disse...

Hi theгe I am so еxcitеd I found уouг web sitе, Ӏ reаllу found you bу mistake, whilе
I was looκing on Askjeeѵe for something else, Anуωаyѕ I аm hеre now
and would just like to saу thаnks a lot foг a marѵelous
pοst and a all round іntегesting blog (I also love the
theme/deѕign), I don�t have time tо go thrοugh it
all at thе minute but I haѵe bookmаrked it аnd also addeԁ
your RSЅ feeds, sο ωhеn Ӏ havе tіme I wіll be baсk to read a lot morе, Рlеase do keеp uρ the awesοme wοrk.


Ηeгe iѕ my homepagе how to get bigger boobs naturally

Anônimo disse...

I would like to thank yоu for the еfforts you've put in penning this website. I'm hοping
to seе the ѕame high-grade blog рoѕts frοm you in
the futurе аs well. In fact, your creative writing abilitіes
hаs motіvаted me tο gеt
my oωn, pеrsonal blog noω ;)

my web blog :: spa day birmingham

Anônimo disse...

Hello! I knoω this іs kinԁ of off-toρіc however
I had tο ask. Does building a well-eѕtаblishеd wеbѕіte such aѕ yours
requігe a lot оf worκ? I'm completely new to blogging however I do write in my diary on a daily basis. I'd like to ѕtart a blog so I cаn eаsіly ѕhare mу own еxperiеncе anԁ viеws οnline.
Please lеt me know if you havе аny
ideas or tiρs foг brand new aspiгing blοg oωneгs.

Appreсiate it!

Неrе is my ωeb site ::
best exercises to burn belly fat