27 junho 2010

As Vuvuzelas da Discórdia!!!

Após quase 80 anos de história de campeonatos mundiais de futebol, 2010 foi o ano a que coube a primeira realização deste evento em solo Africano.


Tratando-se do continente em que, evidência científica, histórica e arqueológica tem assegurado ter sido onde a “raça humana” foi gerada, este “Mundial de Futebol” tem o condão de ter um significado elevado, não só da celebração da “Humanidade” como um todo, mas também da comunhão fraterna de todos os povos que habitam esta terra.


África, onde não só o homem foi gerado, mas também onde reside o futuro desta Humanidade! Realidade essa que tem sido persistentemente manipulada, procurando-se quase sempre associar tudo Africano à maldade, ao perigo, ao infortúnio!!


Não é surpresa que os principais detractores de África, são pessoas que nunca puseram os pés neste continente! São pessoas que nunca se deram ao tempo de vir aqui, sentir o calor natural e humano das terras e gentes Africanas, a fraternidade, a entre-ajuda, a partilha, a alegria de conviver e abraçar mesmo o “desconhecido”, de fazer tudo ao seu alcance para que todo o homem que pisa esta terra se sinta parte integrante de uma única família, a “Família Humana”!!


É esse “Espírito Humano”, que ainda existe em África (mas que sucumbiu em muitas sociedades hoje robotizadas), que permitiu que o homem povoasse toda a face da terra!!


Os Média e órgaos de informação de todo o mundo “desenvolvido”, que são os principais hipócritas, cínicos e detractores de África, seguindo a sua habitual agenda, tudo fizeram para intimidar os seus cidadãos dos “perigos” da competição se realizar em África!!


Só quem não tem ideia do que, de facto, África é (o mesmo que anda afogado na ignorância e acredita que se pode cruzar com leões nas artérias das cidades), é que pode ficar intimidado por vir a África!! As pessoas que deixaram os seus países e estão aqui para apoiar as suas equipas, estão a ter o melhor tempo das suas vidas e sem sombra de dúvidas, voltarão inúmeras vezes para viver as maravilhas deste continente e das suas gentes!!


Porque para seu desapontamento, a expectativa desses hipócritas era que a competição fosse um “fracasso” e os Africanos, na “postura canibalística” com que têm sido sistematicamente pintados, fizessem um “barbaque” com carne dos jogadores e claques dos países visitantes, agora tiveram inevitavelmente que encontrar algo por onde se agarrar e se poderem embebedar da sua ira negativista para com este continente bonito e maravilhoso, sem comparação com lado algum!!


Não me admira que o “Homem” fosse gerado não noutro sítio, mas neste ambiente paradisíaco que é África!!


Para mim, que tenho acesso a vários canais televisivos por satéllite, foi uma satisfação ver várias estações abrirem seus programas de desporto, com as mesas decoradas com “beautiful vuvuzelas”, de todas as cores e formatos!!


Os mesmos canais televisivos que, para fazer jus a sua “veia negativista” e "continuar fashionable", hoje dedicam inteiros “talk shows” para mandar jarbas para as “vuvuzelas” que os cidadãos dos seus próprios países estão a soprar com força e orgulho, por fazerem parte da “Celebração da Humanidade” que este mundial de futebol em solo Africano está a ser!!


Mas é preciso nos perguntarmos, quem é que está a liderar este “movimento anti-vuvuzela”??


Serão cidadãos acomodados no conforto das suas poltronas, com a sua cerveja na mão e olhos postos nos seus majestosos “flat-screen tv-set”, e se iludindo que “podem ditar as regras” de um evento que “those annoying Africans” estão a organizar???


Os mesmos cidadãos cujos filhos, filhas, irmãos, irmãs, maridos, esposas, amigos e familiares estão a liderar o “Movimento Pro-Vuvuzela”, soprando-as com o máximo caudal de ar que os seus pulmões podem libertar, apoiando suas equipas nos estádios Sul-Africanos!! Cidadãos estes, totalmente “fired-up”, deliciando-se da hospitalidade e dos saborosos manjares e bebidas que esta terra lhes está a oferecer!! Cidadãos finalmente libertos das mentiras e negativismo sobre África, que os seus órgaos de informação andaram propositadamente a impregnar em seus cérebros, todas as suas vidas até agora!!! Cidadãos que estão a viver o melhor momento das suas vidas!!!


África é o continente do som e da música!! É por isso que ninguém consegue “bater” alguém que tenha sangue Africano a correr em suas veias, nestas duas categorias (música e dança)!!!

A vuvuzela é uma justa réplica das originais vuvezelas, feitas a partir de chifres de robustos e velozes antílopes, que também habitam esta terra!!!


A vuvuzela é a celebração do espírito folclórico e guerreiro deste continente!!


Tal como o foi a “Onda Mexicana” (que acredito, teve também os seus detractores e hipócritas, mas que hoje é agradavelmente feita em todos os estádios de futebol), a “Vuvuzela” é o símbolo deste mundial “África do Sul- 2010”. Quanto mais cedo todo o detractor “out there” a abraçar e apreciar, melhor se estará a associar a um objecto, que veio para ficar, no contexto do futebol mundial!! E, não estou a falar do próximo mundial de futebol a decorrer daqui há 4 anos!! Estou a falar de todos os campeonatos famosos de futebol, que temos prazer de assistir aos fins de semana pela TV, na Europa, Américas, Ásia, Oceânia, etc!! Seja em Anfield, Stanford Bridge, Luz, Santiago Barnabeu, Maracaná, Yaoundé, San Siro, Beijing, Atenas,Tokyo, Istambul, Cáncun, Seoul, Los Angeles, Buenos Aires, etc, a “Vuvuzela” estará lá!! Toda a claque que se preza, a terá no seu “kit indispensável” e soprará orgulhasamente a sua “Vuvuzela”!!


Nos anos que vem, os actuais detractores vão se orgulhar e defender que testemunharam e “promoveram” o nascimento deste instrumento, barato, leve, mas galvanizador e motivador das equipas para a batalha de vencer os jogos à sua frente!!!


“Sopre a sua vuvuzela, liberte o seu espírito e se alegre, porque o momento é mesmo de celebração”!!!


VIVA A VUVUZELA!!

VIVA ÁFRICA!!!


P.S-1: Se o seu vizinho é daqueles indivíduos chatos, sopre a sua “Vuvuzela” depois do golo da sua equipa, mesmo que seja à meia-noite!! Verá que, para sua surpresa, ele virá celebrar a vitória consigo com duas cervejas na mão!! Essa é a magia do "Espírito Humano" que hoje tende a confundir-se com "Espírito Africano"!!


P.S-2: Aqui no “Desenvolver Moçambique”, gostamos de vaticinar coisas!! Prognosticámos que a seleção do Gana irá chegar à final deste mundial!!!

08 junho 2010

No Quinquénio Passado, Guebuza Visitou mais Vezes o “Maputo Shopping Center”, que Qualquer Província do País!!!

Nem as intermináveis “Presidências Abertas” conseguiram bater o recorde de visitas do nosso mais Alto Dignatário às mais possantes instalações do famigerado grupo MBS, o “Maputo Shopping Center”.

Só um cidadão desatento é que não consegue perceber a embrulhada e a vulnerabilidade a que se expôs o Governo Moçambicano, da sua cabeça aos pés!! Quando o “melhor amigo” do partido no poder e do Governo do dia é acusado pela nação mais poderosa do mundo, de ser não apenas traficante, mas “Barão do Narcotráfico”, de forma explícita se está a afirmar categoricamente que o “Partido no poder” e o “Governo de Dia” de Moçambique estão de conluio com o tráfico de drogas!! Esta consequência directa é cristalina como a água!!

Foi de muito mau agoiro, a ideia do Ministro do Interior se apressar e vir a terreiro defender o seu “patrão”, alegando que “de acordo com o nosso sistema juridico-legal, o acusado de contrabando tem a ficha limpa”!! Um Alto Magistrado do calibre de um “Ministro do Interior” tem que ter cautela e ser prudente, quando se trata de matérias sensíveis e de âmbito internacional como estas, e que da noite para o dia, podem arrastar o Estado, o seu Governo e toda uma Nação para o descrédito!! Se as averiguações e investigações ora em curso ou a iniciar, não só por actores nacionais, mas também por organismos internacionais como a Interpol provarem que, de facto, Bachir é “heavy-weight champion do narcotráfico”, o que Pacheco quererá que nós o Povo Moçambicano e o comunidade internacional percebamos do nosso “sistema jurídico-legal” e dos nossos mais altos governantes???

Outro precedente que esta situação insólita criou (e que poucos actores estão a equacionar neste momento), é que podemos ter já criado condições para a entrada no país de instituições que não virão aqui para salvaguardar os interesses dos Moçambicanos, mas dos seus próprios países!!

E, esta não é ocasião para os nossos “Nacionalistus” padecendo de “Mentecaptitis” virem apontar o dedo à “mão ou interferência externa”, mas para denunciarem veementemente o tipo de relações promíscuas e com gente de conduta duvidosa, a que os nossos mais altos dignatários se envolvem, expondo toda uma Nação à vulnerabilidade e ao descrédito!! Isso é que está em jogo aqui!! A nossa dignidade!!

Para quem nunca exerceu actividade comercial alguma, talvez seja fácil acreditar que a vender “rebuçados” e “capulanas”, um indivíduo possa fazer a fortuna que Bachir “ostenta”!! “Ostentar” é uma coisa! “Ter” é outra, muito diferente!! Quem tem, pode ostentar!! Quem ostenta, pode não ter!!

“Fazer dinheiro, CUSTA”!! Se alguém te disser que está a fazer milhões de dólares a vender chuingas e capulanas, é bom perseguir essa pessoa e mantê-la sob custódia até que te explique “como é que a coisa funciona”!! Porque essa será, sem sombra de dúvidas, uma das mais fáceis formas de se tornar rico, neste planeta!!

“Neste país,
sem produtos
nem produção,
ricos precisam-se,
com toda a urgência!
E, toda a ajuda
para a sua emergência
será sempre pouca”!!
(in Memórias do Julgamento do Barão da Papoíla)

Os cidadãos deste território nunca viram, nunca tiveram evidências do A+B da riqueza de Bachir!! A própria comunidade indo-paquistanesa nascida ou naturalizada Moçambicana (e não raras vezes com muitos outros passaportes, conforme convém) também partilha desse sentimento, mas respeita, odeia e teme Bachir porque ele, pela extensão e amplitude dos seus tentáculos, é o único que tem o Governo deste país “à mão”, totalmente capturado, como diria o outro!!

John D. Rockefeller, um homem trabalhador, visionário e magnata de verdade, o primeiro bilionário que a terra viu, quando decidiu rumar pela filantropia e, de certa forma devolver à sociedade pela qual acumulou tamanha riqueza, não foi comprar os membros do Congresso, do Senado, do Tribunal Supremo ou mesmo da Casa Branca, lá nos “States”!! Rockefeller fundou universidades, financiou centros de pesquisa e laboratórios, construiu escolas e hospitais!! A sua “legacy”, sem precisar de se mexer mais nenhum grão de milho, perdurará para todo o sempre……….!!

Será que Bachir, com os biliões que de forma insultuosa usa para comprar “com a mão esquerda” canetas e charutos a governantes (para logo a seguir devolvê-los com a mão direita), construísse escolas, hospitais, fontes de captação de água, perderia o respeito dos cidadãos deste país, perderia o auto-atribuido estatuto de “empresário de sucesso” ou cairia na desgraça dos governantes Moçambicanos???

A resposta é um sonoro NÃO!! Muito, pelo contrário!!

Mas então, “porquê a sua obsessão, só e somente pelos Governantes (gerações deles), pela Polícia, pelas Alfândegas”?? “Porquê, porquê, porquê”?? (como diria o meu amigo Swit).

Nada acontece por acaso!! Há sempre uma razão para tudo!! O leitor, que decida, pois “ainda” tem liberdade para fazê-lo!! Também a CNE não estará aqui para adulterar ou inutilizar os seus votos………!!

Mas, desta “Bachirada” (favor não ler "Bicharada"), e se de facto existe cometimento dos Orgãos de Direito (PGR, Assembleia da República, Presidência da República, etc) em reforçar continuamente e de forma descomprometida o nosso “Estado de Direito Democrático”, devem resultar urgentemente quatro instrumentos legais incisivos, transversais e radicais, regulando as seguintes matérias:

1) Limites e obrigatoriedade de declaração de ofertas recebidas por titulares de cargos públicos aquando do exercicio de funções.
2) Financiamento de partidos políticos, campanhas eleitorais e mecanismos de controlo dessas actividades.
3) Lavagem de capitais e enriquecimento ilícito, incluindo o direito assistido de a PGR rastrear todos os bens e contas bancá rias nacionais e exteriores de indivíduos suspeitos.
4) Declaração pública ANUAL de bens de titulares de cargos públicos, desde o Presidente da República até ao escalão mais baixo do dirigismo administrativo, indicando quanto amealharam e que quantia pagaram de impostos.


Quem quer ser rico, o lugar apropriado para tal tipo de ambição, é o “Sector Privado”!! E, lá "há lugar para todos"!! Bachir, "amigo chegado" também pode dar exercícios de iniciação e dicas valiosas, de como começar a amealhar algumas “massas”!!

Quem quer estar no Governo, deve perceber que o seu trabalho ali é “Servir o Povo”!! Não há outra tarefa!! “Primeiros nos sacrifícios, últimos nos benefícios”, disse o nosso “patriarca”, vosso “camarada” e “inimigo number one do contrabando”!!

Melhor forma do nosso Governo (Executivo, Judicial e Legislativo) se distanciar deste tipo de mazelas ora em curso e preservar o bom nome e a dignidade de Moçambique, não há!!!

02 junho 2010

“Super-Machos”!!!

“Bons homens”, hoje raream! Enquanto para a maioria dos homens, três variáveis são determinantes para aquilo que consideram “boa mulher”, nomeadamente, peito farto, bunda empinada e “serviços” à altura, para as mulheres, a lista é bem mais longa (algumas vezes, mesmo sem fim).

Para as nossas mulheres, “bom homem” precisa fundamentalmente de ter dinheiro, um bom carro, boa casa, facilidade de “soltar” a mola (há muito cacata à solta, por aí), ser “fashionable”, se formado, “mais melhor”….E a lista não termina!!

Se alguém entra numa relação “sem nada”, o seu espaço de manobra é irremediavelmente limitado!!

Acima de 80% das nossas mulheres (acabei de tirar este número do chapéu), anda à procura de vida fácil, ou seja, limita-se a arrumar a sua “artilharia” e dia e noite dedicar-se a caçar o tal de “bom homem”, “homem feito”!!

Mas, em número cada vez crescente, muitas das nossas “hermanas” têm estruturado as suas vidas, sem pensar em se subjugar a quem quer que seja! Dedicam-se afincadamente aos estudos, formam-se, arranjam emprego ou mesmo iniciam as suas próprias empresas!!

Este segmento, como referi anteriormente, “crescente”, é o pavor dos nossos “Super-Machos”. Super-Machos, muitos deles “formados” e “grandes chefes”, nunca equacionaram a sustentabilidade de conviver com uma “mulher forte”!! O poder exercido pelo “Super-Macho” no lar, não advém do confronto harmonioso de ideias, mas do poder financeiro, da força e da arrogância!! Por isso é que, sob a mais variada gama de subterfúgios, a primeira coisa que o “Super-Macho” faz, é eliminar completamente, toda e qualquer forma que garanta o auto-sustento ou independência económico-financeira da sua parceira. Isto quando ele opta em arriscar a sua hegemonia, esticando o pé um pouco mais, para lá das suas habituais “variáveis decisórias”!!

A mulher do “Super-Macho”, formada ou não, com emprego ou não, na altura em que a relação começa, está liminarmente proibida de trabalhar!! Ora porque “eu ganho o suficiente para ti sustentar”, ora porque “eu vou te dar tudo o que quiseres”, ora porque “tens que cuidar e educar os meus filhos”, ora porque “a empregada cozinha mal e está a estragar toda a minha roupa de marca”, e “bla, bla, bla………”!!

O “Super-Macho” se sente realizado quando a esposa tem que lhe pedir, todos os dias, antes de ir ao serviço, “dinheiro para tomate e repolho”!! “Epa, quanta macheza que “tengo”!!

O “Super-Macho” nunca há-de admitir que a única forma que conhece, para manter o “poder no lar” é assegurar que seja o único a garantir o sustento da família!! Por isso mesmo, é que a esposa tem que estar na cozinha a queimar as unhas com lenha e carvão! Nem sequer participa das conversas do “Super-Macho”, quando este recebe os amigos em casa!! Ela serve apenas para preparar o pestisco!! “Ela não sabe nada”!!! “Não entende destas coisas”!!

Num país como o nosso, com potencial intrínseco de desenvolvimento, mas que ainda não tem nada, o futuro reside no facto, de que devemos começar por ter “famílias fortes”!! E, o papel da mulher, neste equilíbrio de forças é crucial!!

Admirá-mo-nos vezes sem conta, que um pai formado, “Super-Macho”, Chefe, Director, Ministro, Empresário, tenha filhos delinquentes, que nem sequer terminaram a 7ª classe.

Tudo começa em casa!! A mãe é um factor fundamental para o desenvolvimento de uma família!! E, desenvolver a estrutura familiar, é enxertar com factores exponenciais, o progresso de uma nação!!

Esta mentalidade retrógrada dos “Super-Machos” precisa de ser urgentemente combatida!! Nenhuma mulher formada ou com capacidade de trabalhar, deve aceitar ser subjugada e acantonada na cozinha!! O país é totalmente contra este tipo de disperdício de recursos humanos valiosos!!

P.S – Na Alemanha, uma das maiores economias do mundo, as mulheres que não trabalham, são vexadas pela sociedade!! Neste nosso país, em que menos de 5% da população tem ensino superior, e muita mulher capacitada se encontra apenas atada aos seus “oficios caseiros”, será que teríamos também que mandar os “Super-Machos” para serem exterminados numa hipotética guerra, afim de que esta cultura retrógrada seja enterrada duma vez??